quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TRANSFORMANDO O FRACASSO EM TRIUNFO

A maior parte das versões da Bíblia em português usa como epígrafe da primeira narrativa de Lucas 5, “A Pesca Maravilhosa”. Trata-se de um grande milagre. Tentemos considerar as seis lições gerais do milagre:

1.º De qualquer lugar em que Jesus esteja, Ele sempre nos contempla (vers. 2). Jesus estava rodeado de uma grande multidão, mas Seu olhar observavam todos os passos e gestos de Simão Pedro. Ele olhava Simão Pedro lavando as suas redes, sinal de finalização de uma tarefa. Contudo, Jesus não queria que ele terminasse a sua tarefa, e sim que a recomeçasse; e que a fizesse com sucesso.

2.º O milagre não aconteceu, até que Jesus entrou no barco (vers. 3 a). Esse barco pode significar a nossa vida, nossa família, negócios, igreja, célula, mas especialmente o nosso coração. Nada de miraculoso acontecerá connosco, se o Senhor nãoe estiver connosco no barco. Jesus quer operar no nosso barco. Isto nos encaminha directamente ao reino das experiências pessoais.

3.º Existem certos gestos e palavras de Jesus que a princípio nos parecem de difícil compreensão (vers. 4). Vejamos alguns exemplos: Ninguém entendeu quando Jesus cuspiu nos olhos do cego, e, Marta e Maria não entenderam quando Jesus aparentemente atrasou sua ida até Betânia, quando seu irmão tinha falecido. Como dizer, também, para Simão Pedro para regressar ao local dos seus fracassos?

4.º A verdadeira vitória não vem quando acusamos, mas quando confessamos (vers. 5 a). Os anos de experiência como pescador não foram suficientes para evitar um grande desapontamento em Simão. Podemos correr o perigo de estarmos fazendo coisas inúteis. Podemos correr o perigo de estarmos com o anzol e não estarmos apanhando nada, ou estarmos com o machado, sem o cabo. Mesmo os pescadores mais amadurecidos podem experimentar um desapontamento. Mas desaponta-mento não é a última estação da vida. Veja, por exemplo, isto na vida de Paulo.

5.º A palavra de Cristo muda todas as situações (vers. 5 b). A palavra de Cristo transformou um homem desapontamento num homem triunfante; levou uma multidão de peixes para o lugar da pesca; etc. A palavra de Cristo é a chave eterna para o nosso sucesso.

6.º O grande segredo do milagre da pesca milagrosa (vers 3 b). O grande segredo é afastar-nos (santidade). Afastar um pouco da terra significa evitar a influência do mundo. Significa não nos misturarmos com a lama (resultado de terra + água). Significa elevarmos o nível de nossas palavras, de nossa mente. Significa orarmos mais e buscarmos mais da presença, do poder e da glória de Deus. Afastar-se um pouco da terra significa aproximar-se um pouco do Céu.

Concluindo... Todos os desapontamentos têm um fim. O seu também virá!

Sem comentários: