sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

LIVRE-ARBÍTRIO


Uma das primeiras coisas que Deus deu ao homem foi a possibilidade de escolha - LIVRE-ARBÍTRIO. Deus não criou o homem como um robot pronto para obedecer a Deus sem desejo disso, para ser uma máquina obedecedora, sem livre escolha.

Assim estaremos a ver algumas considerações a respeito deste tema:

1 - Sendo Deus Todo-Poderoso, porquê não obriga os homens a seguirem os Seus propósitos? A resposta é muito simples: por causa do LIVRE ARBÍTRIO. Deus criou o homem e o predestinou, mas o homem tem livre arbítrio (vontade) e pode ou não atender à predestinação (aos pensamentos) de Deus para sua vida. [Extraído da pregação "As três Coisas Para as Quais Deus nos Predestinou" - Pr. Jacinto Rosa, CCFV Lagos]

2 -Embora os benefícios da redenção sejam universais, entretanto, só poderão ser experimentados pelo exercício do livre-arbítrio pessoal. Você tem a liberdade de escolha. Depende de si, desfrutar ou não dos benefícios da redenção.

3 - O LIVRE ARBÍTRIO (VONTADE) DO CRISTÃO (submissão à vontade divina). Deus não anulou a vontade do cristão!!! Contudo, é desejo de Deus que a vontade dele esteja em sintonia com a de Deus para Sua bênção e do Evangelho!!! (Rm 12.1; Gl 2.20; Fp 3.7; Sl 40.8 - “Deleito-me em fazer a Tua vontade, ó Deus meu; sim, a Tua lei está dentro do meu coração”; Sl 143.10 - “Ensina-me a fazer a Tua vontade; pois és o meu Deus; guie-me o teu bom espírito por terra plana”.; Mt 12.50; Jo 5.30; Mt 26.42; Ef 6.6; Hb 13.20,21; I Jo 2.17. O plano de Deus (a Sua vontade) para a nossa vida ou para o progresso do Evangelho dependem da nossa disponibilidade. E essa só surge quando renunciamos a nós mesmos!

4 - A verdadeira liberdade encontra-se no facto, de que tendo o homem liberdade ou livre arbítrio de fazer o que lhe apetece, ele decide, que podendo fazer tudo, só faz aquilo que lhe convém, aquilo que o dignifica, aquilo que o faz sentir-se bem consigo mesmo… João 8.32,36 – “… e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará. Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. A verdadeira liberdade não é de fazermos o que queremos, mas a liberdade espiritual induzindo-nos, ou seduzindo-nos a agirmos contra as leis de Deus e a magoarmo-nos a nós próprios. Dois pensamentos: «O diabo só tem presentes envenenados; só Deus oferece verdadeira liberdade». «Não se aproxime demasiado do fogo, acabará por se queimar…»

5 - Deus, o Criador, decidiu voluntariamente fazer um ser humano à sua imagem e semelhança, dar-lhe capacidade de tomar as suas próprias decisões, capacidade de pensar, de sentir de falar e sobretudo de decidir e agir. Deus colocou o homem no Jardim do Éden, e lhe deu o senhorio de toda a criação (Gen. 1.28), apesar de saber da existência das duas vontades: a boa e a rebelde. O poder de decisão do homem o levará para um ou para outro reino. As consequências de suas decisões inclinarão a balança para um ou outro lado. O ser humano é a única outra fonte de senhorio ou autoridade, porque Deus lhe entregou e delegou isso.

6 - Autoridade é o direito de comandar exercendo poder. Jesus usou desse mesmo conceito de autoridade e poder que Lhe foi conferido pelo Pai sobre os demónios e sobre a natureza. Não usou dessa prerrogativa sobre o ser humano porque aos homens foi-lhes dado o livre-arbítrio e Ele não veio para escravizar o homem, mas para o tornar num ser livre (Jo 8:32,36).

7 - Nosso livre arbítrio só tem sucesso se Jesus estiver no centro.

8 - O livre arbítrio de que anjos e homens são dotados lhes confere potencialidade de se inclinarem para o mal. Essa potencialidade deu margem ao facto, e este é assim atribuído à queda.

9 - Se as pessoas querem viver em pecado, elas podem. Se querem ser livres, podem ser livres. Mas, enquanto elas mesmas não quiserem ser livres, nem Jesus nem ninguém mais pode livrá-las.

10 - Vivendo num planeta de livre arbítrio e de rebeldia, Jesus não poucas vezes deve ter-se sentido “pouco à vontade”. (Phillip Yancey - "O Jesus que Nunca Conheci")

SEJA LIVRE! MAS ESCOLHA SEMPRE BEM!

Eclesiástes 11:9 - "Alegra-te jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos teus da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, PORÉM, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo."

TEM UMA BOA CONSCIÊNCIA (3.ª autoridade máxima) FUNDAMENTADA PELA BÍBLIA E QUE AGRADA O CORAÇÃO DE DEUS, ASSIM TOMARÁS DECISÕES SÁBIAS PARA A TUA VIDA.

Sem comentários: