terça-feira, 20 de janeiro de 2009

(Família) COMO SER MELHOR ESPOSA

Os pontos abordados são propostos no sentido de auxiliar a mulher a verificar em que áreas de seu relacionamento com o marido ela precisa se aprimorar.


1 - Aprender a confiar nas decisões tomadas pelo marido. I Pd 3:5: "Este era o segredo da beleza das santas mulheres de outros tempos, que confiavam em Deus e eram submissas aos maridos."


2 - Ter motivação correcta. I Tm 1.5: "O que no fim de contas interessa a um ministro cristão, é produzir o amor que brota de um coração puro, de uma consciência perfeita e de uma fé verdadeira."


3 - Reconhecer e valorizar as boas qualidades do marido. Fp 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."


4 - Cultivar nos filhos a lealdade para com o pai. Ef 4:32: "Antes sde uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou."


5 - Perdoar as faltas passadas do marido. Mt 6:14,15: "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tão pouco vosso Pai vos perdoar as vossas ofensas."


6 - Aprender a orientar as coisas em função dos planos e hábitos do marido. Ef 5:21,22: "E conformai-vos uns com os outros, por causa do vosso reconhecimento que Deus é o poder supremo sobre todos. Vós, esposas, deveis aprender a adaptar-vos aos maridos, tal como vos submeteis ao Senhor."


7 - Mostrar compreensão pela dedicação do marido ao seu trabalho. Pv 31:26: "Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua."


8 - Reanimar o marido quando ele se sentir abatido por causa de um erro. I Pd 3:1: "Do mesmo modo vós, mulheres casadas, deveis compatibilizar-vos com os maridos, pois mesmo que não obedeçam a Palavra de Deus podeis ganhá-los para Deus sem dizer uma palavra.”


9 - Pedir perdão sempre que cometer alguma falta contra ele. Hb 13:18: "Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver com- dignamente.” - Pv 18:12: "Antes da ruína gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade.”


10 - Ver nos traços negativos do carácter do marido qualidades em potencial que Deus deseja cultivar nele. Rm 8:28,29: Romanos 8.28,29: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes imagem de seu Filho (isto é, cultivar qualidades semelhantes as de Cristo)…"


11 - Aprender a viver dentro do orçamento familiar. I Tm 6:8: “Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” - Fp 4.12: “Aprendi a ficar sempre contente, sejam quais forem as circunstâncias. Agora sei como viver nas horas de dificuldades e não ignoro como viver nas de franca prosperidade. E assim aprendi a enfrentar tanto a pobreza como a abundância em geral e especificamente.”


(Esta meditação faz parte de um seminário para casais.)





Sem comentários: