terça-feira, 20 de janeiro de 2009

(Família) COMO SER MELHOR MARIDO

Esta meditação é feita com o propósito de auxiliar o marido a verificar em que áreas do seu relacionamento com a sua esposa ele precisa de melhorar.


1 - Compreender que uma das necessidades básicas da esposa é sentir que tem importância para o marido. - Ef 5:25: “Maridos, amai (um amor altruísta, que se baseia em seu desejo de dar e não no interesse de conseguir seus próprios intentos) vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”


2 - Dar às opiniões da esposa o mesmo valor que dá às suas. - I Pd 3:7: “Maridos, vós igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher.”


3 - Valorizar os pontos positivos da personalidade da esposa. - Tg 4:11: “Não se critiquem nem falem mal uns dos outros, queridos irmãos. Se vocês fizerem isso estarão lutando contra a lei de Deus que ordena amarem-se uns aos outros e dizendo que ela esta errada…”


4 - Procure solucionar os problemas, em vez de tentar aconselhar a esposa. - Pv 23:23: “Procure os factos certos, custe o que custar, e segure firme todo o bom senso que você puder arrumar.” (Salmos e Provérbios Vivos.) - Gl 6.2: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo.” - I Co 13.7: “O amor… tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”


5 - Dar à esposa oportunidades e tempo suficiente para expressar suas ideias. - I Co 13:4: “Este amor de que falo, não perde a paciência; procura até ser construtivo. Não é invejoso; não procura impressionar nem alimenta ideias exageradas acerca de sua própria importância.”


6 - Manifestar sempre o pensamento de que ela o completa. - Pv 31:28,29: “Ele a louva com estas palavras: “Há muitas mulheres óptimas neste mundo, mas tu és a melhor de todas elas.”


7 - Passar bastante tempo em companhia da esposa, para descobrir o que é importante para ela. Aprender a ver as coisas do seu ponto de vista. - Fp 2:4: “E que ninguém pense apenas nos seus negócios pessoais, masaprenda a ver as coisas sob o ponto de vista dos outros.”


8 - Aprender a recusar firmemente convites para actividades e responsabilidades que o afastam do convívio da família nos momentos em que deve se dedicar a ela. - Ef 5:16: “Fazei bom uso do tempo apesar das dificuldades actuais porque os dias são maus.” - Sl 90:12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”


9 - Definir as normas pelas quais os filhos serão disciplinados. - Ef 6:4: “E vós, pais, não provoqueis os vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”


10 - Dispor-se a empregar o tempo que for necessário para estudar com a esposa a preparação para qualquer inovação de importância drástica que for introduzida na família. - Pv 20:18: “Não vá adiantando seus planos antes de receber conselhos de outras pessoas.” (Provérbios Vivos.)


11 - Disciplinar seus sentimentos e atitudes para com a esposa. - I Ts 4:4 - “Cada um deve procurar dominar o corpo, conservá-lo puro e tratá-lo com respeito.”


12 - Continuar a desenvolver a sua liderança espiritual. - Ex 20:5: "“Porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.”


13 - Evitar fazer brincadeiras de mau gostou e gozar da esposa na presença de outras pessoas. - Ef 4:5: “Nem converseis acerca de obscenidades, tolices e vaidades, mas sim acerca de tudo aquilo que devemos a Deus.” (Cartas às Igrejas Novas) - Tt 2.6: “Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as coisas, sejam criteriosos.


14 - Perdoar as falhas passadas da esposa. - Mc 11:25: “E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.”


15 - Reconhecer seus erros e confessá-los honestamente. - Tg 5:16: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados."


16 - Definir bem para a esposa suas responsabilidades básicas como marido. - I Tm 3:5: “Pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da casa de Deus?”


(Esta meditação faz parte de um seminário para casais.)

Sem comentários: