quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

IGREJA RESTAURADA - parte 1

INTRODUÇÃO

Desde o início o homem só tem feito asneiras atrás de asneiras, estragando os planos de Deus. Em Génesis relata o pecado de Adão e Eva, os quais contaminaram a raça humana, afastando-os do relacionamento que Deus desejava ter com o homem. Foi necessária a vinda de Jesus para reconciliar o homem para com Deus. Jesus criou a Sua Igreja, pois o Seu povo escolhido O rejeitou. Desde então, os apóstolos ficaram com a tarefa de propagar o Evangelho e criar uma comunidade de pessoas que se regessem pelos padrões de Deus.

Contudo, ao estudarmos a História da Igreja Cristã, vemos inúmeras situações acontecerem que nos envergonham como cristãos. As lideranças conduziram a Igreja trazendo modismos doutrinários que não eram concordantes com os princípios relatados na Bíblia. A contaminação iniciou-se logo ao início.

Mas, graças a Deus, por aqueles que apesar de todas as dificuldades, e remando contra as marés doutrinárias erradas, mantiveram-se firmes aos princípios inabaláveis de Deus.

Não quero falar do passado, mas abordar alguns problemas que a igreja actual precisa examinar para que ela seja uma IGREJA RESTAURADA PARA CUMPRIR O PROPÓSITO PARA A QUAL ELA FOI CRIADA por Jesus.

Costuma-se a dizer que a igreja é o que a sua liderança é. Pois bem, a igreja, que é o conjunto dos seguidores de Cristo, seguem uma liderança. Se ela é uma boa liderança, segundo o coração de Deus, então essa igreja está no bom caminho. Contudo, sabemos que existem más lideranças à frente de igrejas as quais não estão a dar princípios correctos aos seus fiéis. Nos tempos em que vivemos, cada vez mais lideres se levantam com toda a sorte de doutrina. A própria Bíblia alerta para esse pormenor!

Alguns líderes cristãos vêm os seus colegas de ministério como concorrentes, gerindo as igrejas como se fosse uma empresa, transformando suas igrejas em espectáculos com melhores atracções que os seus pares, passando a tratar os que ali assistem como clientes. “Que iremos fazer para manter as pessoas a virem à nossa igreja? Temos que ter isto e aquilo!”

É urgente igrejas, em que a liderança seja amorosa, que se interesse verdadeiramente pelas pessoas tal e qual como elas são, transmitindo a vida abundante que Jesus prometeu. Contudo, vemos amargura, indiferença, materialismo, soberba e alienação social entre os cristãos de uma mesma comunidade.

A Igreja Cristão, que Jesus levantou, não está a conseguir responder às necessidades actuais da nossa geração. Por isso é urgente meditar um pouco, parar, silenciarmo-nos e examinar, para que a Igreja seja restaurada ao propósito para a qual foi criada.

Se a Igreja perde o seu propósito, perde a sua missão, e sem missão para nada presta, senão para ser pisada pelos homens.

Este estudo não pode ser copiado ou usado sem autorização do seu autor.

Sem comentários: