segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS (1)


No Salmo 105:15, encontramos o seguinte: "Não toqueis nos meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas." Muitos líderes cristãos têm tomado este versículo, e outros semelhantes, para fazerem o que querem sem dar oportunidade a outros de não concordarem com eles, dando espaço a lideranças corruptas. Contudo, a correcta interpretação deste texto iremos ver de seguida.
1 - Todos os cristãos são os "meus ungidos", conforme poderemos ler nos versículos 12 a 15: "Quando eram poucos homem e números, sim, mui poucos, e estrangeiros nela; quando andavam de nação em nação e dum reino para outro povo; não permitiu a ninguém que os oprimisse, e por amor deles repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis os meus ungidos e não maltrateis os meus profetas." Quem são os "meus ungidos" e os "meus profetas"? São o povo de Deus, neste caso, os líderes da nação de Israel. Este conceito é confirmado no Novo Testamento, em I Jo 2:20: "Vós [todos os cristãos] tendes a unção do Santo."
Há pastores que gostam de pensar de si mesmos como pessoas diferenciadas, acima das outras pessoas. Apesar de gostarem de se ver desta maneira, Deus não está nem por um segundo interessado em participar no jogo deles. Aqueles homens achavam que as posições que ocupavam, os títulos que tinham, eram tão dignificadores que os tornavam, automaticamente, isentos e imunes a toda e qualquer forma de crítica.
Os pastores, como diz o apóstolo Pedro, não passam de cooperadores submetidos ao Senhor Jesus, e irmãos juntamente com os leigos.
Porque existem pastores? Pastores, existem, primariamente, para apascentar as "ovelhas" (leigos). Para cuidar das "ovelhas". E devem executar essas funções sem condenar e sem brutalizá-las. Há pastores que brutalizam as suas "ovelhas" ("dominais sobre elas com rigor e dureza"). O interesse desses pastores está nos benefícios materiais, e outros, que podem obter delas, do que nos benefícios espirituais que poderiam e deveriam repartir no cuidado do rebanho. O interesse desses pastores está centrado no poder e no controlo que podem exercer sobre as "ovelhas" e não no amor e cuidado. Serão esses "ungidos" de Deus? Querem que as "ovelhas" façam as suas vontades, e se não fizerem, sofrem consequências.
Tanto gostam de controlar que se mentem em áreas particulares da vida das pessoas, sem serem chamadas para o assunto. Faltar em algum evento programado pela igreja, por motivos profissionais ou familiares é um pecado grave!

2 - Não devemos falar mal dos ungidos de Deus. Quanto a falar mal dos líderes da igreja (ou de quem quer que seja), a Bíblia nos proíbe tal prática - Tiago 4:11: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros." Por outro lado, QUALQUER PESSOA da igreja - seja líder ou leigo - que estiver agindo incorrectamente, deve ser duramente disciplinada, conforme I Timóteo 5:20: "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor." Quanto aos idosos, I Tm 5:1.
Não devemos falar mal de ninguém, seja líder ou membro, pois todos os cristãos são "ungidos de Deus" e a Bíblia nos proíbe de falar mal dos irmãos, no entanto, se alguém está em pecado, ou a ir em direcção errada, deve ser repreendido (admoestado).

continua em... "NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS (2)"

Sem comentários: