sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

IGREJA RESTAURADA - parte 4



PUREZA E SANTIDADE

Base bíblica: Apocalipse 2:18-29

A igreja em Tiatira tinha boas qualidades pois praticava acções simples e singelas. Era uma comunidade amável, cuidadosa e marcada pela comunhão, repleta de boas obras. Esta igreja não deixava desamparados os seus idosos e órfãos, acolhia o estrangeiro, matava a fome ao faminto, saciava a sede do sedento, vestia o nu, cuidava do doente e tinha um trabalho de visitação e apoio junto aos prisioneiros da cidade. Era na realidade uma igreja que praticava o amor – amor por Deus, pelos seres humanos e uns pelos outros.

Precisamos também destacar nesta igreja a sua fé. Eles colocavam em acção a fé. Eles sabiam que fé sem obras é morta, por isso a exercitavam.

A igreja de Tiatira era uma igreja que servia, pois seus membros estavam envolvidos em missões e evangelismo. Ela tinha consciência que tinha sido criada para servir e não para ser servida.

Era uma igreja que crescia em maturidade, em amor, na fé, no serviço e na perseverança.

Simplesmente crescer numericamente é insuficiente aos olhos do Senhor. É preciso que ela seja íntegra, possuindo uma fé coerente e auto-abandono na bondade de Deus. Crescimento numérico em si mesmo não é prova de saúde integral da igreja. É o crescimento integral em santificação e em pureza que o Senhor quer identificar, apreciar e reconhecer.

Mas, contudo, a igreja em Tiatira não era somente perfeição. No texto vemos que havia algo que Deus não apreciava nela: “No entanto, contra ti tenho isto: toleras a Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. (…) Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela…”

Deslizes e declínios éticos, morais e doutrinários podem acontecer na vida da igreja. A ocorrência de escândalos no meu da igreja é inevitável (Mt 18:7; Lc 17:1).

Jamais poderemos tolerar libertinagem na igreja. A imoralidade e o desvio doutrinário devem ser banidos. Sem trato e sem correcção, as libertinagens, se forem toleradas, avolumam-se e desencadeiam um efeito dominó de ocorrências e de escândalos em série.

O problema desta igreja, como em muitas igrejas cristãs dos nossos dias, é que tolerava aqueles que trazem ensinos que induzem gradativamente cristãos sinceros a práticas enganosas e absolutamente incompatíveis com a ética e a moral cristã.

Os líderes desta igreja eram passivos, permitindo que o mal se instalasse em etapas, sem nada fazer e sem medir as consequências de seus desdobramentos.

Quando os líderes têm medo de dizer alguma coisa, geral a vulnerabilidade que a igreja precisa para abraçar e cair em qualquer coisa.

Nota: Satanás é nosso inimigo e inimigo da Igreja. Ele fará de tudo para a prejudicar. [Veja artigo “Acção maligna ao longo dos anos.] Ele tem sempre que arranjar um estratagema qualquer para prejudicar a Igreja de Cristo. Se os cristãos não estiverem com os seus olhos bem abertos (com maturidade na Palavra) ele lutará para fazer com que cristãos verdadeiros vivam um falso cristianismo, pensando sinceramente ser autêntico.

Toda e qualquer heresia não é uma negação completa da verdade, mas sim uma perversão da verdade. Uma mentira incompleta é mais perigosa do que uma mentira completa.

Os membros daquela comunidade foram enganados de tal forma que estavam convencidos de que aquilo que faziam era tão certo que valia a pena pôr fim à própria vida e à de seus filhos em nome do respeito e da obediência a seu líder. Foram convencidos, condicionados e conduzidos a crer erradamente.

Cuidado com as vozes que ouves! Analisa sempre para ver se tem base bíblica!!! Confiavam tanto na pessoa que os enganou que ninguém se deu ao trabalho de questionar ou conferir suas instruções pela Palavra de Deus, nem mesmo avaliaram as ordens de Jones à luz, pelo menos, do bom senso.

Contudo, para pesar nosso, este tipo de acontecimento não é coisa do passado, distante de nós, que somente acontece em outras cidades, outros países, em outras igrejas. Muitos e variados acontecimentos contemporâneos mais subtis, aparentemente de menor monta, guardam as mesmas características no que tange à força da influência (indução) para que pessoas e grupos pratiquem o que é errado.

Jezabel não era o nome da mulher que fala no vers. 20, contudo faz ligação às acções similares que Jezabel, esposa de Acab teve. A verdadeira Jezabel subverteu os princípios religiosos trazendo grande mal à nação, assim como esta mulher de Tiatira estava a trazer mal à igreja.

Esta mulher intitulava-se de profetiza. Porquê ela se intitulava de profetiza? Satanás é astuto e naquela época os profetas eram altamente valorizados. Eram vistos como os mais próximos dos apóstolos. Assim, ela aproveitou-se no status para trazer ensino. O ensino que trazia era o ensino de Nicolau. Este ensino dizia que os cristãos poderiam participar das festas e da imoralidade sexual do culto pagão. Sendo uma igreja no meio do povo gentio, facilmente os neófitos aceitavam, pois não teriam que fazer grandes esforços. Ela um ensino agradável aos seus ouvidos. Não seria preciso marcar a diferença, renunciar, ser diferente, ser criticado porque tinha deixado de assistir a esses rituais. Não teriam que renunciar.

Hoje também temos no meio das igrejas Jezabéis que precisam ser afastadas! Existem três tipos de Jezabéis: os enganadores cínicos, os enganadores equivocados, e os enganadores infernais. Estes últimos são mensageiros enganadores que procedem directamente do reino das trevas. Entram nas igrejas, “recebem” Jesus e vão crescendo até chegar à liderança ou até terem um grupo a quem possam contaminar. Eles contam os seus enganos, apresentando-os como se fossem a verdade.

[Tema a ser desenvolvido em seminário].


TODOS OS OUTROS PONTOS QUE A IGREJA PRECISA RESTAURAR PARA CUMPRIR O PROPÓSITO PARA A QUAL FOI CRIADA SOMENTE SERÃO ABORDADOS EM SEMINÁRIO.

(Não é permitida a cópia ou uso sem autorização do autor.)

Sem comentários: