quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SUBMISSÃO E OBEDIÊNCIA

Existe no meio cristão, e não só, uma ideia deturpada por algumas pessoas mal intencionadas do significado profundo do que é submissão e obediência. Jamais se poderá falar sobre este assunto sem ter noção dos princípios de autoridade que existem.

Existem três princípios de autoridade superiores, que são: Deus, a Sua Palavra (Bíblia) e a nossa consciência. A seguir a estas três autoridades vêm as outras todas.

Lá porque está escrito em Hebreus 13:17 “obedecei a vossos pastores e submetei-vos a eles, não quer dizer que tudo que nos for dito por esses pastores, teremos que fazer. Temos que analisar o que nos foi dito pela nossa consciência, pelos princípios da Palavra e também se não vai contra o coração de Deus. Digo isto porque há muitos pastores por aí liderando igrejas. Muitos deles não sabemos que tipo de pastores são, de onde vieram, quem os consagrou para servir a Deus, o que fazem, o que ensinam, etc. A própria Bíblia alerta para falsos pastores que parecendo pastores, são “lobos vestidos de ovelhas”.

É extremamente importante nos tempos em que vivemos, sabermos quem é o nosso pastor, como é a sua vida, analisar bem o que nos é ensinado, analisando todos os pormenores para então submetermo-nos a eles, depois de verificada a sua “pureza” de pastorado.

Temos observado nos últimos anos uma proliferação enorme de igrejas, muitas oriundas do Brasil, trazendo consigo seus ensinos visivelmente ou não misturados com misticismo, espiritismo e outros “ismos”.

Há pouco tempo atrás ouvi dizer que um dito pastor tinha pregado que Jesus era inferior a Deus, contudo ao analisarmos a Bíblia, vemos que Jesus é Deus encarnado, na forma de homem (João 1:1 – Jesus é o “Verbo”).

1 – SUBMISSÃO

Ser submisso não é ser tapete. Para Deus e a Sua Palavra temos que ser 100% submissos sem jamais questionar. Quanto aos homens, que são falíveis, e muitas vezes com intenções erradas, precisamos de saber muito bem a quem nos submetemos. Muitas vezes até chegar a este nível de submissão a uma pessoa leva anos. Ninguém conhece o outro de um dia para o outro. Que tipo de pessoa é ele? O que diz corresponde com a realidade? Que motivação tem? È uma pessoa bem influenciada ou influenciável? Tudo deve ser analisado antes de qualquer submissão, principalmente, submissão espiritual.

Não seja submisso a “lobos disfarçados de ovelhas”! Conheça bem sua liderança!

A Bíblia ensina-nos que devemos ser submissos a nossos pastores. Esta submissão deve ser feita quando ela produz o bem.

Se a liderança produz medo, então ela não vem de Deus. Se você faz algo porque lhe mandaram, mas por medo, então é bom saber que “o medo não é de Deus.” Algo estará errado! Se agir com medo, é melhor dizer que não cumprirá. Se deturpar a Palavra, não cumpra, pois se formos obedientes à Palavra e a Deus (autoridades superiores), Deus sempre nos abençoará.

Portanto, SUBMISSÃO É A DECISÃO VOLUNTÁRIA DE SEGUIR A LIDERANÇA, ENQUANTO ELA NÃO VIOLAR A PALAVRA DE DEUS.

2 – OBEDIÊNCIA

Não devemos obedecer a tudo o que nos dizem, pois a CONSCIÊNCIA É UMA AUTORIDADE SUPERIOR QUE PODERÁ LEVANTAR-SE EM OPOSIÇÃO A UMA AUTORIDADE INFERIOR.

Actos 4:18-21 mostra-nos que os discípulos receberam ordem para que deixassem de evangelizar. Eles cumpriram? Não! Uma autoridade superior lhes tinha dado ordem para pregar (Marcos 16:15-18).

Mais importa obedecer a Deus do que aos homens (Actos 5:21-29). Se qualquer pessoa em autoridade nos dá uma ordem que vá contra a nossa consciência e/ou a Palavra de Deus, e/ou Deus, então não devemos obedecer.

Obedecemos sim quando essa ordem é dada e há paz na nossa consciência, está de acordo com os princípios relatados na Palavra (Bíblia) e não vai contra Deus. E melhor falando, um bom líder não ordena, mas pede, assim evitar-se-ão problemas organizacionais que provocariam resistência à sua autoridade.

Sem comentários: