terça-feira, 13 de janeiro de 2009

SANTIFICAÇÃO NÃO É OPCIONAL

Algumas pessoas crêem que podem fazer jogo duplo com Deus. Quando estão na igreja, agem como santos; durante a semana, acham que não precisam viver o Evangelho. Estas pessoas estão equivocadas, porque a SANTIDADE DE VIDA NÃO É OPCIONAL AOS FILHOS DE DEUS. Não posso ser santo hoje e amanhã achar que não preciso ser. Não se trata de ser fanático por santidade, mas sim de ser coerente com o que a Bíblia diz. Ela nos mostra que SANTIFICAÇÃO É BÁSICA PARA TODO O QUE QUER APROXIMAR-SE DE DEUS.

Hb 12:14 – “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém poderá ver o Senhor.”
Aqui temos a declaração aberta e radical, de que SEM SANTIFICAÇÃO, NINGUÉM VERÁ A DEUS. Você tem amigos que se dizem convertidos, e levam a vida como o diabo gosta? É bom mostrar-lhes esta passagem, para que resolvam em que “equipa” vão ficar: na de Deus, ou na de Satanás. Jesus deixou claro isso, quando disse que “ninguém pode servir a dois senhores” (Mt 6.24).

I Pd 1:14-17 – “Como filhos da obediência, não vos moldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é Santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu Sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação.”

Esta passagem mostra que, SE AGORA OBEDECEMOS A DEUS, NÃO PODEMOS PRATICAR AS MESMAS COISAS ERRADAS, como fazíamos antes de entregarmos as nossas vidas a Cristo. Nosso procedimento diário tem que seguir o padrão d’Aquele que nos chamou: o próprio Deus. Ele é Santo e exige que Seus filhos também o sejam, em seu viver. “Sede santos” está no imperativo.

I Ts 4:3-8 – “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.”

Quando entendemos que neste texto, a palavra PROSTITUIÇÃO significa “toda a imoralidade em pensamento ou acção”, LASCÍVIA significa “desejo exagerado por sensualidade” e também DEFRAUDAR tem o sentido de “usar o corpo sensualmente para trapaçar e roubar”, não temos dúvidas quanto ao que Deus quer de nós: A SANTIFICAÇÃO DEVE CONTROLAR NOSSAS EMOÇÕES.

I Co 6:9-11 – “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.”

Dá para entender que no céu haverá muitos “ex” qualquer coisa. Ex-prostitutas, ex-adúlteros, ex-efeminados, ex-ladrões, etc., desde que tenham, em ARREPENDIMENTO, se aproximado do Senhor CONFESSANDO e ABANDONADO a prática dos seus pecados (I Jo 1:9).

I Ts 5:22,23 – “Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.”

Esta passagem mostra que DEUS NOS VAI AJUDAR NESTE PROCESSO DE SANTIFICAÇÃO. No entanto, TEMOS A NOSSA PARTE A REALIZAR: decidir fugir do mal e resistir ao diabo (Tg 4:7). A força para derrotá-lo virá de Deus, mas a decisão de resistir ao que é errado e de levar Deus a sério no dia-a-dia, é nossa!

1 comentário:

blekinha disse...

resume-se a... "Santidade com estilo de vida"!
ta fixe!
bjs***