quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

APRENDENDO A DELEGAR

PRECISA APRENDER A DELEGAR

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” (Ec 4:9).Snoopy está deitado no telhado da sua famosa casa de cachorro, a reclamar por ter coisas demais para fazer. No último quadradinho da história, ele diz: «Odeio ser o beagle (raça canina a que pertence o Snoopy) número 1!». Se gosta dos privilégios de ser o beagle número 1, mas não das responsabilidades, provavelmente não aprendeu a arte bíblica da delegação (At 6:1-6). D.L. Moody disse, «Pode fazer o trabalho de dez homens, ou mandar que dez homens façam o trabalho».

Então, por que não podemos (ou não queremos) delegar?

(1) Por medo de perder a nossa autoridade. Alguns de nós preferiríamos procurar pessoas condescendentes para realizar os nossos desejos.

(2) Por medo de que o trabalho seja mal feito. Em alguns casos, nós temos razão! Mas geralmente a nossa hesitação deve-se ao facto de não querermos permitir que os outros façam o trabalho à sua maneira.

(3) Por medo de que o trabalho seja feito de forma melhor. Isso é orgulho! Você deve cercar-se de pessoas que têm potencial para fazer um trabalho ainda melhor, só assim o seu trabalho terá continuidade mesmo sem a sua presença.

(4) Por nos recusarmos a aguardar o tempo necessário. Pessoas ligadas em tarefas simplesmente querem ter o trabalho feito. Elas têm pouca paciência quando se trata de esperar que outros aprendam através da tentativa e do erro e se tornem capazes.

(5) Por falta de treino e de experiências positivas. Ninguém nunca acreditou em nós para delegar-nos coisas, por isso, aprendemos a trabalhar de maneira independente. Isso pode ser fatal. Theodore Roosevelt disse, «O melhor líder é aquele que tem bom senso para escolher pessoas boas para fazer o que ele quer que seja feito, e auto-controle suficiente para não se intrometer enquanto fazem.

Sem comentários: