segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O CORAÇÃO DO PASTOR

Ser pastor não é fácil! Liderar uma Igreja, ser pastor, é estar na frente do campo de batalha. Por isso I Co 4:9-16 mostra uma imagem de sofrimento. Contudo, é muito gratificante! Ver o Reino de Deus crescer, ser parte do crescimento espiritual das pessoas, da mudança das suas vidas, etc.

Graças a Deus pelos pastores que têm um coração ligado ao coração de Deus. Mas nem sempre isso se verifica...

Muitas vezes ser pastor é difícil, não por causa das perseguições, nem por causa da comunicação social que falam mal das igrejas e que as deixam mal vistas, mas sim porque um dos grandes inimigos da Igreja são algumas pessoas que se encontram dentro dela, que sem carácter, sem coração, sem tanta coisa, estão da Igreja. Algumas delas são pessoas que subiram na hierarquia da Igreja, e que em nome de Deus e da Igreja, agem de forma incorrecta, não dignificando o nome de Deus. São pessoas que não seguem os passos, nem a vida de Cristo. Dizendo-se cristãos, não vivem o cristianismo.

Quero, nesta breve meditação, mostrar algumas características que um verdadeiro pastor deve ter. Características essas que são características que Jesus.

1 - CORAÇÃO AMOROSO

Jo 10:14,15 - "Eu Sou o bom Pastor. Eu conheço as minhas ovelhas, e as minhas ovelhas me conhecem. Assim como o Pai me conhece, também Eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas." - Jesus é o bom Pastor, cheio de amor.

Um pastor sem amor não conhece as suas ovelhas. Para uma liderança sem amor, as "ovelhas não passam de números. Um pastor com amor conhece os seus membros, porque é pai; os membros são filhos.

Jesus conhecia intimamente as suas ovelhas. Conhecia as suas necessidades.

2 - CORAÇÃO CORAJOSO

Jesus tinha um coração corajoso (sem receios). Ele sempre falava a verdade em amor. A verdade vem a cima de tudo. Jesus nunca lançou mão da verdade para atrair as pessoas.

O mundo não precisa de moralistas, mas de homens e mulheres corajosos que conhecem a verdade e a proclamam sem medo. Para os cobardes somente há um lugar - Inferno (Ap 21:8).

3 - CORAÇÃO BONDOSO

Numa cultura como a nossa, dá-nos a sensação de que ser bondoso é o mesmo que ser fraco, contudo esta qualidade indica força de carácter e auto-controlo.

A bondade é uma combinação de três elementos que devem estar na nossa vida, como pastores e líderes numa comunidade cristã: (a) consideração ou gentileza (levar em consideração os sentimentos dos seus liderados); (b) submissão (obediência aos níveis de autoridade); (c) ser ensinável.

4 - CORAÇÃO SINCERO

A tendência humana é torcer sempre os factos a favor pessoal. Jesus personifica a verdade, defende-e e nunca foge dela - Lucas 23.

Se as pessoas não acreditam nas nossas palavras, em quem irão acreditar?

5 - CORAÇÃO GENEROSO

Em Jo 6:1-14 vemos o coração generoso de Jesus. Ele podia ter mandado as pessoas embora, mas pegou no que havia e demonstrou generosidade provendo as necessidades das pessoas.

À proporção que um pastor se dá às suas ovelhas, produzirá melhores relacionamentos, e melhores seguidores de Cristo.

(Esta meditação faz parte de um seminário para liderança. Não pode ser copiada nem usada sem autorização do autor. Obrigado.)

Sem comentários: