segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

REGRESSÃO

O amor por Deus deve ser sempre crescente. A vida cristão deve ser marcada por constantes avanços. A perda do nosso amor por Deus não acontece de um dia para o outro!

ALGUNS SINAIS DE ALERTA PARA QUEM SE ENCONTRA EM REGRESSÃO ESPIRITUAL:

1 - Negligência - Hb 2:2,3

A negligência denota falta de interesse. Alguns têm deixado que Satanás lhe tenha tirado o interesse pela Bíblia, oração, igreja, louvor. Se sua vida cristã e o seu amor por Cristo estão sofrendo com a negligência, deve arrepender-se e retornar ao caminho correcto. O preço é a disciplina (Hb 12).

2 -Insensibilidade espiritual - Hb 13:12,13

Estas são as pessoas que os seus corações se tornaram duros ou empedernidos. Entramos nesta situação quando nos expomos ao "engano do pecado". O pecado é perigoso porque ele faz com que comece a parar de acreditar em Deus e dê crédito aos enganos de Satanás.

Como podemos saber que estamos insensíveis? Quando o pecado o incomoda cada vez menos. O pecado é como as bicadas do pica-pau. Uma não faz muita diferença, mas várias fazem um buraco. O pecado somente mostra o prazer imediato e nunca o mal que irá acontecer.

Quanto mais perto de Deus, mais sensível se torna para o pecado.

3 - Recusa

Um cristão que deixou o primeiro amor por Deus pode recusar a dieta espiritual que é necessária.

Hb 5:11,12 - É o cristão que se recusa em crescer em Deus. Paulo queria levá-los a coisas mais profundas, mas ainda tinha que lhes dar "leite".

A Bíblia diz que os cristãos se tornaram como mulas em seus pensamentos. Muitos cristãos, pelo tempo que conhecem o Evangelho, já deviam estar a ensinar outras pessoas nas profundezas do Evangelho.

Se você não pode ajudar ninguém a compreender a Palavra de Deus, então hoje é dia de mudança! Os cristãos que se recusam a se aprofundar nas coisas de Deus não usam a Palavra porque não a conhecem. Se você ouvir, mas nunca praticá-la, mais cedo ou mais tarde vai esquecer o que aprendeu.

4 - Abandono - Hb 10:23-25

Paulo está a dizer isto novamente a cristãos. Para eles a igreja não merece mais interesse e consideração. Não sentem necessidade de estar na Casa do Pai.

Deus deseja que o cristão viva em comunhão, motivação e inspiração dinâmica com o povo de Deus. Nossa missão como membros do Corpo de Cristo não é somente ser abençoado, mas também ser bênção para os outros.

5 - Rejeição

Quando o cristão é negligente, há ajuda. Quando o cristão é insensível, pode ser ajudado. Quando recusa crescer, pode haver mudança. Quando abandona a comunhão, pode ser restaurado. Quando chega à rejeição, aí já é tarde!!!

Hb 10:26 - Se um cristão continua em pecado, depois de ter sido advertido diversas vezes, então nem mesmo o sangue de Jesus poderá protegê-lo da disciplina de Deus!

Se tem vivido em rejeição, busque a Deus humildemente e arrependa-se dos seus pecados.

CONCLUINDO...

Deus leva muito a sério o Seu amor para connosco e o nosso amor para com Ele. Se o seu primeiro amor por Cristo não for a prioridade da sua vida, é necessário que faça tudo o que for preciso para retomá-lo.

Os cristãos que esfriaram o seu primeiro amor, e persistentemente vivem uma vida egocêntrica e carnal, não colocando Cristo no centro das suas vidas, se arriscam a sofrer.

Hb 12:5,6 - Deus corrige e ensina aquele que ama. Se vive longe dEle, então Sua disciplina não está longe de acontecer.

Abandonar o seu primeiro amor, é viver uma vida carnal, é buscar para si mesmo aquilo que Deus não tem para si.

Existem consequências graves se não voltarmos para o nosso primeiro amor! Por isso precisamos de ter cuidado para não tornar-nos frios e indiferentes em nosso amor por Cristo.

Sem comentários: