segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ACUPUNTURA


A acupuntura é uma técnica medicinal chinesa de manipulação do "chi" (ch'i ou qi) para equilibrar as forças opostas do yin e yang. Supõe-se que o "chi", uma suposta energia que permeia todas as coisas, fluiria através do corpo através de 14 caminhos principais chamados meridianos. Quando o Yin e o Yang estão em harmonia, o "chi" flui livremente pelo corpo, e a pessoa tem saúde.

A acupuntura consiste em inserir agulhas através de pontos específicos do corpo, supostamente revendo obstruções do "chi" prejudiciais à saúde.

Pesquisas científicas ao longo dos últimos 20 anos não conseguiram demonstrar que a acupuntura seja eficaz contra qualquer doença.

A acupuntura é usada na China há mais de 4.000 anos para aliviar dores e curar doenças. A medicina tradicional chinesa não é baseada no conhecimento da fisiologia, bioquímica, nutrição e anatomia modernas, ou qualquer dos mecanismos conhecidos de cura. Nem é baseada no conhecimento da química celular, circulação sanguínea, funções nervosas, ou na existência dos hormónios ou outras substâncias bioquímicas. Não há nenhuma correlacção entre os meridianos usados na medicina tradicional chinesa e a disposição real dos órgãos e nervos no corpo humano.


Apesar do uso milenar desta "medicina" na China, a raíz da acupuntura é indiana. Os indianos não falam em meridianos, mas em chakras. Assim como os chineses acreditam que a energia circula pelos meridianos, os indianos falam em "centrais de concentração de energia". Isto são os chakras, pontos de muito acúmulo energético. Segundo, a teoria indiana são sete os principais, deles ramificam-se uma série de outros pontos. Os indianos acreditam que os sete principais chakras abrigam uma "serpente adormecida", a Kundalini. A serpente é um símbolo de uma energia poderosa que pode ser libertada em determinadas circunstâncias. É uma serpente de fogo que dá força, poder e vitalidade. [Isto não vos dia nada?!] Os chakras, na verdade, são uma espécie de chave... para abrir Portais. São passagens para dimensões paralelas! ("Filho do Fogo" - vol. 1 - pág. 188)

Será que se está fazendo algum mal às pessoas que se submetem à acupuntura? Bem, além daquelas que não estão sendo tratadas de doenças e lesões que a medicina moderna poderia tratar eficazmente, há alguns outros riscos. Têm havido relatos de perfurações de pulmão ou bexiga, agulhas quebradas, e reações alérgicas a agulhas contendo substâncias outras que não o aço cirúrgico. A acupuntura pode ser prejudicial ao fecto no início da gestação, já que pode estimular a produção do hormónio adrenocorticotrópico (ACTH) e da oxitocina que afecta o parto. E, é claro, há sempre a possibilidade da infecção por agulhas não esterilizadas.

A base filosófica da Acupuntura

O taoísmo, base filosófica da acupuntura, a partir da qual essa técnica foi criada, se baseia no sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, tais como a magia, a alquimia, o culto aos ancestrais e os rituais de exorcismo. Mesmo não sendo uma religião mundialmente popular, seus ensinos têm influenciado muitas seitas modernas.O taoísmo ensina ainda que tudo no universo é composto pelos elementos opostos do yin e yang. O lado positivo é o yang, e o negativo, o yin. Assim, os chineses conceberam o universo como sendo activado por dois princípios básicos, que seriam qualidades opostas, mas complementares. Afirmam eles que tudo o que vemos só existe em virtude da constante influência mútua dessas duas forças. O yin e o yang estariam contidos no Tao, que seria o princípio básico de todo o universo, "o começo e o fim, o princípio sem princípio, o que não pode ser expressado e o que tudo abarca".Segundo o taoísmo, o corpo humano possui 360 pontos distribuídos em linhas. A acupuntura estimularia esses pontos, com base nos princípios taoístas, para aliviar sintomas e dores. O taoísmo está presente ainda hoje na vida cultural é política da China, através de manifestações populares como o chi-kung, arte de autoterapia; o wu-wei, prática da inacção; a ioga, as artes marciais wu-shu ou kung -fu e a acupuntura.

Acupuntura e a Bíblia

À luz da Palavra de Deus, há inúmeros equívocos na acupuntura e no taoísmo. Segundo Tchuang-tseu, filósofo sistematizador e divulgador do taoísmo, "o Tao te Ching é a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida". Ora, a Palavra de Deus é que é a única regra de fé e prática do cristão (Salmo 119.105).

Sem comentários: