Existem crises existenciais, crises acidentais ou situacionais e crises de desenvolvimento, além de outras crises, conforme iremos ver.
Como exemplos de crises de desenvolvimento temos:
- Nascimento
- Adolescência - São oportunidades de crescimento saudável e deve permitir reforçar a sua identidade.
- Entrada na vida adulta / vida profissional - crise de competência
- Casamento - crise de competência
- Meia idade - crise de avaliação
- Reforma - crise do desvalor
- Enfrentando a morte - crise da incerteza / desconhecido.
As crises acontecem quando surge um acontecimento crítico, uma ameça repentina ou uma perda inesperada, e podem acontecer em qualquer fase da vida. Podem ser acompanhadas de um sentimento de angústia, desvalor, impotência, fracasso, desorientação, falta de sentido, tristeza.
Homens que passaram por crises:
- Abraão
- Isaac
- José
- Daniel
- Job
- Jesus - Hb 4:15; Jo 16:33; I Pd 2:21
- Paulo - I Ts 3:3,4; Ef 3:13; II Tm 3:12; II Co 11:23-28; Rm 8:18.
Crise, em chinês, significa perigo ou oportunidade. O que é a crise para ti?
- Não é possível viver sem crise.
- Podemos enfrantá-las ou deixá-las que elas nos vençam.
- Oportunidade de crescimento pessoal.
- Oportunidade de descobrirmos e desenvolvermos os nossos próprios recursos de capacidades de lhe fazer face.
- Oportunidade de crescimento espiritual.
- Torna-se uma pessoa mais tolerante, e compreensiva para com os outros.
OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PESSOAL:
- Questionar-me e reflectir.
- Responder a questões.
- Fazer uma análise do acontecimento crítico.
- Avaliar de que modo contribuí para que isso acontecesse?
- Poderia ter evitado isso?
- O que é que falhou?
- Porque é que falhou?
- Que lição é que aprendi?
- O que é que não posso fazer da próxima vez? Como evitar esse tipo de acontecimento?
- Aumenta a nossa sabedoria.
O sofrimento não é bom em si. É mau por natureza. É o que fazemos dele que pode ser bom.
OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL:
- Oportunidade de descobrir a presença, o suporte e a ajuda de Deus - Rm 8:26,28,37-39.
- Aperfeiçoamento do carácter - Tg 1:1-16.
- Aprender a depender de Deus - I Co 12:10.
- Tomar consciência do poder de Deus - Sl 34:17.
- Tomar consciência do amor de Deus.
- Tomar consciência da graça de Deus - Rm 8.32.
- Tomar consciência da misericórdia de Deus.
- Perseverar no seu amor - Rm 5:3.
- Aumentar a nossa compaixão e amor pelos outros - II Co 1:3-7.
- Aumentar a nossa fé.
- Produzir santidade.
NORMALMENTE AS CRISES PRODUZEM UMA OU MAIS PERDAS:
O tipo de perdas básicas (K. Mitchell & H. Anderson (1983).
1 - Materiais - objectos e bens materiais.
2 - Relacionais - amizade, amores, de trabalho, etc.
3 - Intropsíquicas - decorrentes de bloqueios por traumas que afectam a parte afectiva ou emocional.
4 - Funcional - impedem o funcionamento pleno
5 - Posicionais - cargos ou funções de destaque
6 - Sistémicas - alianças ou fracturas que desiquilibram ou destroem o sistema familiar ou grupal.
O LUTO DECORRE DAS PERDAS:
- Não é uma doença.
- Não significa a morte do enlutado.
- Não pode ser reduzido a único estágio emocional.
- Não se restringe à perda pela morte, mas a todas as perdas que sofremos.
REACÇÕES EMOCIONAIS ÀS PERDAS:
- Tristeza ou mesmo depressão
- Ansiedade
- Alterações do comportamento
- Hipo ou hiperactividade
- Desorganização pessoal
- Raiva
- Culpa
- Medo
FACTORES QUE INFLUENCIAM A RESOLUÇÃO DAS PERDAS:
- Expectativas
- Maturidade emocional da pessoa afectada
- Capacidade de não se deixar destruir
- Recusa da vitimização
- Resiliência - "Característica mecânica que define a resistência aos choques dos materiais" (Petit Larousse). Características da resiliência: (a) Um conjunto de qualidades que favorecem um processo de adaptação criativa e de transformação, apesar dos riscos e das adversidades; (b) A resistência à destruição, capacidade de proteger a sua integridade, sob fortes pressões; (c) A capacidade de se construir, de criar uma vida digana, apesar das circunstâncias adversas.
COMO SUPERAR CRISES?
- Perdão (ao próprio e aos outros)
- Aceitar-se como uma pessoa digna e capaz
- Libertar-se de sentimentos destrutivos
- O poder da palavra - verbalização dos sentimentos
- Falar honestamente
- Falar corajosamente
- Elaborar a culpa e a vergonha
- Assumir / confessar o erro
- Integrar a dor.
CRISES NA VIDA DOS NOSSOS FILHOS:
- Não podemos evitar que os nossos filhos enfrentem crises.
- Podemos ajudá-los a superar crises.
- Podemos ensiná-los a enfrentar as crises.
- Ensiná-los a analisar problemas (como? porque? características? consequências?) e a encontrar soluções.
- A pedagogia da coragem.
PEDAGODIA DA CORAGEM:
- Assumir os actos e as ideias.
- Não ter medo da rejeição.
- Não fugir às consequências.
- Aprender a reflectir em vez de agir.
- Aprender a questionar as opções e comportamentos.
- Aprender com os erros.
- Aprender a pensar prospectivamente e não apenas no imediato.
- Ousar ser diferente, único, distinto e não mais um entre os anónimos.
Através de jogos, psico-drama, questionário "estou em baixo quando..."
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