segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CRISE - OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO



Todos passamos por crises. Depende o que fazemos com elas.


Existem crises existenciais, crises acidentais ou situacionais e crises de desenvolvimento, além de outras crises, conforme iremos ver.


Como exemplos de crises de desenvolvimento temos:

- Nascimento

- Adolescência - São oportunidades de crescimento saudável e deve permitir reforçar a sua identidade.

- Entrada na vida adulta / vida profissional - crise de competência

- Casamento - crise de competência

- Meia idade - crise de avaliação

- Reforma - crise do desvalor

- Enfrentando a morte - crise da incerteza / desconhecido.


As crises acontecem quando surge um acontecimento crítico, uma ameça repentina ou uma perda inesperada, e podem acontecer em qualquer fase da vida. Podem ser acompanhadas de um sentimento de angústia, desvalor, impotência, fracasso, desorientação, falta de sentido, tristeza.


Homens que passaram por crises:

- Abraão

- Isaac

- José

- Daniel

- Job

- Jesus - Hb 4:15; Jo 16:33; I Pd 2:21

- Paulo - I Ts 3:3,4; Ef 3:13; II Tm 3:12; II Co 11:23-28; Rm 8:18.


Crise, em chinês, significa perigo ou oportunidade. O que é a crise para ti?

- Não é possível viver sem crise.

- Podemos enfrantá-las ou deixá-las que elas nos vençam.

- Oportunidade de crescimento pessoal.

- Oportunidade de descobrirmos e desenvolvermos os nossos próprios recursos de capacidades de lhe fazer face.

- Oportunidade de crescimento espiritual.

- Torna-se uma pessoa mais tolerante, e compreensiva para com os outros.


OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PESSOAL:

- Questionar-me e reflectir.

- Responder a questões.

- Fazer uma análise do acontecimento crítico.

- Avaliar de que modo contribuí para que isso acontecesse?

- Poderia ter evitado isso?

- O que é que falhou?

- Porque é que falhou?

- Que lição é que aprendi?

- O que é que não posso fazer da próxima vez? Como evitar esse tipo de acontecimento?

- Aumenta a nossa sabedoria.


O sofrimento não é bom em si. É mau por natureza. É o que fazemos dele que pode ser bom.


OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL:

- Oportunidade de descobrir a presença, o suporte e a ajuda de Deus - Rm 8:26,28,37-39.

- Aperfeiçoamento do carácter - Tg 1:1-16.

- Aprender a depender de Deus - I Co 12:10.

- Tomar consciência do poder de Deus - Sl 34:17.

- Tomar consciência do amor de Deus.

- Tomar consciência da graça de Deus - Rm 8.32.

- Tomar consciência da misericórdia de Deus.

- Perseverar no seu amor - Rm 5:3.

- Aumentar a nossa compaixão e amor pelos outros - II Co 1:3-7.

- Aumentar a nossa fé.

- Produzir santidade.


NORMALMENTE AS CRISES PRODUZEM UMA OU MAIS PERDAS:


O tipo de perdas básicas (K. Mitchell & H. Anderson (1983).

1 - Materiais - objectos e bens materiais.

2 - Relacionais - amizade, amores, de trabalho, etc.

3 - Intropsíquicas - decorrentes de bloqueios por traumas que afectam a parte afectiva ou emocional.

4 - Funcional - impedem o funcionamento pleno

5 - Posicionais - cargos ou funções de destaque

6 - Sistémicas - alianças ou fracturas que desiquilibram ou destroem o sistema familiar ou grupal.


O LUTO DECORRE DAS PERDAS:

- Não é uma doença.

- Não significa a morte do enlutado.

- Não pode ser reduzido a único estágio emocional.

- Não se restringe à perda pela morte, mas a todas as perdas que sofremos.


REACÇÕES EMOCIONAIS ÀS PERDAS:

- Tristeza ou mesmo depressão

- Ansiedade

- Alterações do comportamento

- Hipo ou hiperactividade

- Desorganização pessoal

- Raiva

- Culpa

- Medo


FACTORES QUE INFLUENCIAM A RESOLUÇÃO DAS PERDAS:

- Expectativas

- Maturidade emocional da pessoa afectada

- Capacidade de não se deixar destruir

- Recusa da vitimização

- Resiliência - "Característica mecânica que define a resistência aos choques dos materiais" (Petit Larousse). Características da resiliência: (a) Um conjunto de qualidades que favorecem um processo de adaptação criativa e de transformação, apesar dos riscos e das adversidades; (b) A resistência à destruição, capacidade de proteger a sua integridade, sob fortes pressões; (c) A capacidade de se construir, de criar uma vida digana, apesar das circunstâncias adversas.


COMO SUPERAR CRISES?

- Perdão (ao próprio e aos outros)

- Aceitar-se como uma pessoa digna e capaz

- Libertar-se de sentimentos destrutivos

- O poder da palavra - verbalização dos sentimentos

- Falar honestamente

- Falar corajosamente

- Elaborar a culpa e a vergonha

- Assumir / confessar o erro

- Integrar a dor.


CRISES NA VIDA DOS NOSSOS FILHOS:

- Não podemos evitar que os nossos filhos enfrentem crises.

- Podemos ajudá-los a superar crises.

- Podemos ensiná-los a enfrentar as crises.

- Ensiná-los a analisar problemas (como? porque? características? consequências?) e a encontrar soluções.

- A pedagogia da coragem.


PEDAGODIA DA CORAGEM:

- Assumir os actos e as ideias.

- Não ter medo da rejeição.

- Não fugir às consequências.

- Aprender a reflectir em vez de agir.

- Aprender a questionar as opções e comportamentos.

- Aprender com os erros.

- Aprender a pensar prospectivamente e não apenas no imediato.

- Ousar ser diferente, único, distinto e não mais um entre os anónimos.


Através de jogos, psico-drama, questionário "estou em baixo quando..."



Sem comentários: