segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FRASES - meditação (1)




- "A visão não só nos dá líderes; nos dá discípulos." - Para mim esta frase somente estará correcta se considerarmos que "nos dá" discípulos de Cristo, e não discípulos de A ou B. Veja meditação "O Verdadeiro Discipulado" - 14 Jan.

- "Os líderes se complementam enquanto competem." - Se há competição, não há Deus. O espírito é outro, a intenção é o sucesso. O sucesso não pode ser a intenção de nenhum líder.

- "Desobedecer autoridade é um princípio satânico." - Lida a mensagem nua e cruamente, ficamos em desacordo. Se estivermos a falar de autoridade policial, etc., é claro que não devemos desobedecer, se ela estiver a agir de acorco com a Lei. Se não estiver, então há legalidade para a desobediência. Se estamos a falar de autoridade espiritual, se a mesma estiver a agir de acorco com a Palavra de Deus, então sim, a desobediência é errada. Se a autoridade espiritual estiver errada, então devemos desobedecer, pois a Palavra de Deus está acima da autoridade espiritual.

- "Rebelar-se contra a autoridade delegada de Deus é o mesmo que rebelar-se contra Deus." - Sem dúvida alguma! A não ser que essa "autoridade delegada" já não seja mais "de Deus". Ver meditações sobre "Não Toqueis nos Meus Ungidos" (1) e (2), para entender melhor.

- "Na cruz toda a maldição é quebrada. Na cruz Jesus disse: “Está consumado”. - Quando Jesus afirmou esta simples frase, estava a dizer que tudo estava pago. Toda a dívida que havia, que nos afastava de Deus, estava anulada. Todo o obstáculo para termos relacionamento com Deus estava destruído. É aqui na cruz (sacrifício de Jesus em nosso favor) que devemos deixar todos os pecados, tudo aquilo que nos afasta de Deus. Depois disso, então somos novas criaturas, em que as "coisas velhas" já passaram, e tudo se faz novo. Depois de recebermos Jesus, somos novas criação em Cristo Jesus. É como se nascessemos de novo. Então começamos um novo processo de vida, pois há situações (hábitos do passado) que precisamos começar a mudar - a isto chama-se "santificação". Sem santificação ninguém verá a Deus! Santificar a nossa alma (mente, pensamentos, vontades) e nosso corpo, a fim de que sejamos cada dia mais parecidos com o nosso Salvador - Jesus Cristo -, o varão perfeito, o nosso exemplo, a quem devemos seguir. Após aceitarmos Jesus, o pecado perde o domínio sobre a nossa vida. Nossa vida agora pertence a Jesus. "Mas o filho de Deus não peca mais?" Sim, mas o pecado deixa (deve deixar) de ser hábito. Por vezes pecados por "acidente", por descuido. E depois disso há que pedir perdão a Deus. E Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os nossos pecados! (I Jo 1:9) Mas que Deus tão misericordioso e amoroso!


- "os (...) devem escrever tudo o que o Espírito Santo lhes lembrar de acontecimentos maus, pecados, traumas, etc., numa folha de papel, que será queimada..." - Será correcto? (1) Na Bíblia encontramos em Actos dos Apóstolos um texto muito explícito (At 19:19) que o que foi queimado foram objectos usados para a prática do mal, objectos usados na Feitiçaria, na Bruxaria, objectos das Trevas. (2) Quanto aos pecados, a Bíblia que eles devem ser confessados, deve haver renúncia (oral) - "Todo aquele que confessar os seus pecados, e os abandonar, achará misericórdia." A Bíblia também diz o que devemos fazer com os nossos pecados: "CONFESSAI (oralidade), portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros (ajuda mútua no aperfeiçoamento), para serdes curados." (Tg 5:16). Os pecados devem ser declarados um a um: "Eu fiz isto, desta forma, 'n' vezes..." (Sl 32:3,4). Pv 28:13 diz: "O que esconde os seus pecados nunca prosperará; mas o que os confessa e deixa, alcançará misericórdia." Todo o pecado deve ser renunciado (oralidade). Em lado nenhum da Bíblia encontrei alguma alusão a escrever pecados em papel e queimá-los! (3) Quanto aos traumas, a Bíblia não é explícita quanto a este assunto, devido à falta de entendimento na época. Contudo, pelo entendimento que tenho da Palavra, precisamos deixar que Deus lave esses traumas do nosso coração. É perto dEle que somos limpos dessas feridas do passado. Por isso Ele nos ensina a "entregar-Lhe todas as nossas ansiedades". Neste caso, ansiedades, pode ser interpretada como tudo o que nos prende.

- "Submissão é renunciar ao próprio parecer quando este se opõe à orientação dos que exercem autoridade e velam pela vida espiritual." - Lá voltamos a falar de submissão. P.f. leia meditação sobre "Submissão e Obediência." - Devemos sim submissão aos que exercem autoridade espiritual sobre a nossa vida. Sem dúvida! ... desde que ela não viole a Palavra de Deus. Quando uma autoridade espiritual começa a ensinar ou incentiva a praticar algo que não está na Palavra, então há que seguir os princípios das autoridades superiores acima da autoridade espiritual na igreja. Quando transmitem as doutrinas de Cristo, que consistem em mandamentos claros, a submissão a eles deve ser absoluta. Todo conselho e orientação dos pastores e líderes devem ser baseados na Bíblia e não na sua forma de pensar. Portanto, a estes líderes, que assim procedem, também deve haver submissão plena.

- "Líderes também erram e precisam de tratamento. É possível que haja líderes inescrupulosos que exerçam suas lideranças em benefício próprio. Há também aqueles que abusam da sua autoridade, através de orientações arbitrárias, impositivas por caprichos pessoais.
Tais atitudes contrariam a boa conduta de um líder cheio do Espírito Santo. (...) mesmo que hajam exageros por parte de uma autoridade, também não será correcto rebelar-se contra ela. O conceito bíblico é que uma autoridade é corrigida por outra superior."
- Leia as meditações sobre "Não toqueis nos meus ungidos" (1) e (2). - QUALQUER PESSOA da igreja - seja líder ou leigo - que estiver agindo incorrectamente, deve ser duramente disciplinada, conforme I Timóteo 5:20: "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor."

Sem comentários: