terça-feira, 14 de maio de 2013

Evangélicos não conhecem as doutrinas básicas da Igreja

Um estudo realizado pela LifeWay Research sobre "posições doutrinárias" mostra que, enquanto a maioria dos evangélicos têm uma boa compreensão dos ensinamentos doutrinários de suas igrejas, muitas delas têm dificuldade em explicar a sua fé.
Questões básicas como a salvação, a Bíblia e a natureza de Deus pode confundir os fiéis. Quando perguntado: "Quando você morrer, você vai para o céu porque você confessou seus pecados e aceitou Jesus Cristo como seu Salvador?". 19% disseram que não tenho certeza. Cerca de 26% dos entrevistados (todos os membros baptizados em suas igrejas) acreditam que "se uma pessoa está sinceramente buscando a Deus, a vida eterna pode ser obtida através de religiões não-cristãs."
Ed Stetzer, pastor batista e presidente da LifeWay, acredita que hoje as pessoas estão acostumadas a ter todos os tipos de opinião anunciadas pela mídia. "A verdade bíblica é radical porque ensina que a vida eterna é um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo", lembra ele.
Entre as respostas dadas sobre a crença na vida após a morte são:
... "Quando você morrer, você vai para o céu porque ele fez todo o possível para que você seja uma pessoa boa e viveu uma boa vida?" - De 7 por cento dos crentes disse que sim.... "Você não sabe para onde vai depois da morte" - cinco por cento concordaram com isso.... "Quando você morrer, ir para o céu, porque Deus é amor e todo mundo vai estar no céu com Ele" - de 4 por cento acreditar.
...
"Quando você morrer, você vai para o céu, porque você lê a Bíblia, envolveu-se na igreja e tentou viver como Deus quer que você viva" - 2 por cento responderam positivamente.
... 
"Não existe vida após a morte" - um por cento disseram que sim.
A pesquisa também questionou a unicidade de Deus na Bíblia. No entanto, 12% dos entrevistados não sabia se havia diferenças entre ele e os deuses descritos por outras religiões. Quando perguntado sobre o pecado, 13% dos evangélicos não poderia dizer se ele precisa punir os pecadores.
"Se as igrejas fazer uma avaliação do que seus membros pensam sobre estas verdades bíblicas, muitos ficariam surpresos ao descobrir como eles são ignorados ou questionado as doutrinas básicas", disse Stetzer. "Cada igreja tem uma combinação diferente de o número de discípulos maduros e bebês espirituais que ainda precisam entender a mensagem básica do Evangelho."
LifeWay fez esse tipo de pesquisa, pois acredita que o discipulado é um processo que deve ajudar cada pessoa a crescer em sua jornada espiritual. Mesmo assim, a maioria das igrejas têm negligenciado Escola Bíblica chamados "cultos doutrinas", preferindo se concentrar em "culto familiar" ou eventos.
Esta pesquisa entrevistou 2.930 adultos membros de igrejas evangélicas que freqüentam serviços religiosos pelo menos uma vez por mês. A margem de erro é de mais ou menos 1,8 por cento.


Fonte:  http://www.noticiacristiana.com/ciencia_tecnologia/estudios/2013/05/evangelicos-no-conocen-las-doctrinas-basicas-de-la-iglesia-revela-estudio.html

Sem comentários: