domingo, 12 de maio de 2013

Construir e Manter a Credibilidade

Construir e Manter a Credibilidade
por Rick Boxx
Dois professores fizeram um estudo sobre os riscos empresariais para determinar as melhores estratégias a desenvolver e como manter a confiança dos mercados.  Um artigo do Wall Street Journal resumiu esta pesquisa, dividindo-a em quatro categorias:  (1) credibilidade pessoal;  (2) profissionalismo da empresa;  (3) histórico do sucesso;  (4) ênfase e construção de laços.  Gostaria de analisar brevemente cada uma dessas categorias e sugerir os princípios bíblicos que as envolvem. 

Os pesquisadores descobriram dois factores críticos na construção da credibilidade pessoal:  comunicação da capacidade pessoal e do grau de compromisso com o empreendimento.
Os investidores e potenciais clientes querem saber se têm as capacidades necessárias para realizar o que é preciso, além de um compromisso sério perante as circunstâncias difíceis, assim como os imprevistos que sempre acontecem.

O Rei Salomão ensinou no Livro de Eclesiastes 10:10:  “Se o machado está mal afiado e ninguém o afia, é preciso fazer muito mais esforço.  Consegue-se melhor resultado quando se age com sabedoria”.  Se quiser que os seus companheiros de negócios confiem em si, assegure-se que eles compreendem a extensão das suas capacidades e a profundidade do seu compromisso.  Mantenha o seu machado afiado e esteja preparado para perseverar. 

O segundo factor é o profissionalismo da empresaO ambiente que o cerca e a atenção aos detalhes dizem muito a respeito da empresa.  Ao observar milhares de empresas, identifiquei uma correlação entre instalações bem organizadas e a boa administração nos negócios.  Se procurar fazer o melhor com o que tem à sua disposição, provavelmente, mais tarde será abençoado com mais recursos.  Na parábola dos talentos Jesus ensinou o princípio da administração sábia:  “Disse-lhe o seu senhor:  ‘Muito bem!  És um servo bom e fiel.  Já que foste fiel nas coisas pequenas, eu te confiarei as grandes.  Vem tomar parte na felicidade do teu senhor!’”  (Mateus 25:21).  Prestar atenção aos detalhes não custa muito e rende dividendos substanciais.

O terceiro elemento da pesquisa é o histórico de sucesso da empresa.  Muitas organizações jovens lutam para atrair clientes ou investidores que lhes dêem uma oportunidade, até que possam apresentar resultados significativos.  Procurar vitórias na área da especialidade da organização e comunicar estes sucessos ao público são pontos críticos na construção de uma credibilidade duradoura.  Uma das melhores maneiras de se fazer isso é criar um arquivo de depoimentos e comunicá-los através duma página web ou pessoalmente.  Provérbios 27:2 ensina:  “Seja outro a louvar-te e não tu próprio;  que o louvor venha de um estranho e não de ti”.  Para realçar a sua reputação, peça aos seus clientes os seus testemunhos pessoais e use-os para transmitir o seu profissionalismo.

O último ponto salientado é a ênfase e a construção de laçosA reputação da sua empresa também pode ser realçada através da credibilidade de outras organizaçõesHá alguns anos atrás, tive contactos com uma organização que nos encaminhou milhares de clientes.  A nossa reputação foi elevada porque estes clientes confiavam na fonte que os enviou.  Em Êxodo 33:16, Moisés perguntou a Deus:  “De que outra maneira podemos saber que o teu povo e eu somos do teu agrado, se tu não nos acompanhares?  Só assim o teu povo e eu podemos distinguir-nos de todos os outros povos da terra”.

A recomendação de Deus é o melhor que o homem pode ter, mas os relacionamentos com outros parceiros dignos de confiança também têm um grande valor!

Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, ex-executivo bancário e empresário.  Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca da integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. 


Questões para Reflexão ou Discussão 
1.  Quando pensa em avaliar a credibilidade das empresas e organizações com quem trabalha, que qualidades lhe vêm à mente?
2.  Alguma das quatro estratégias apresentadas lhe parece particularmente mais importante?
3.  Quer seja em termos de credibilidade pessoal ou empresarial, de que maneira está a esforçar-se por transmitir o seu profissionalismo e o nível do seu compromisso?
4.  Acha que a sua credibilidade pode ser melhorada através do seu relacionamento com outros?  Considera que um relacionamento com Deus tem um papel activo nessa credibilidade?
Se desejar considerar outras passagens sobre o tema, consulte:  Provérbios 10:9;  11:3;  15:33;  20:14;  29:4;  Filipenses 2:28 a 30;  I Timóteo 3:1 a 10;  III João 12.  (Se ainda não possui um exemplar da Bíblia sugerimos o seguinte link para consulta:  www.abibliaparatodos.pt). 
Se desejar adquirir uma Bíblia, pode fazê-lo através da Sociedade Bíblica de Portugal.  Para mais informações e contacto:  info@sociedade-biblica.pt.

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