Construir e Manter a Credibilidade
por Rick Boxx
Dois
professores fizeram um estudo sobre os riscos empresariais para
determinar as melhores estratégias a desenvolver e como manter a
confiança dos mercados. Um artigo do Wall Street Journal resumiu esta pesquisa, dividindo-a em quatro categorias: (1) credibilidade pessoal; (2) profissionalismo da empresa; (3) histórico do sucesso; (4) ênfase
e construção de laços. Gostaria de analisar brevemente cada uma dessas
categorias e sugerir os princípios bíblicos que as envolvem.
Os pesquisadores descobriram dois factores críticos na construção da credibilidade pessoal: comunicação da capacidade pessoal e do grau de compromisso com o empreendimento.
Os
investidores e potenciais clientes querem saber se têm as capacidades
necessárias para realizar o que é preciso, além de um compromisso sério
perante as circunstâncias difíceis, assim como os imprevistos que sempre
acontecem.
O Rei Salomão ensinou no Livro de Eclesiastes 10:10: “Se
o machado está mal afiado e ninguém o afia, é preciso fazer muito mais
esforço. Consegue-se melhor resultado quando se age com sabedoria”.
Se quiser que os seus companheiros de negócios confiem em si,
assegure-se que eles compreendem a extensão das suas capacidades e a
profundidade do seu compromisso. Mantenha o seu machado afiado e esteja
preparado para perseverar.
O segundo factor é o profissionalismo da empresa. O ambiente que o cerca e a atenção aos detalhes dizem muito a respeito da empresa.
Ao observar milhares de empresas, identifiquei uma correlação entre
instalações bem organizadas e a boa administração nos negócios. Se
procurar fazer o melhor com o que tem à sua disposição, provavelmente,
mais tarde será abençoado com mais recursos. Na parábola dos talentos
Jesus ensinou o princípio da administração sábia: “Disse-lhe o seu
senhor: ‘Muito bem! És um servo bom e fiel. Já que foste fiel nas
coisas pequenas, eu te confiarei as grandes. Vem tomar parte na
felicidade do teu senhor!’” (Mateus 25:21). Prestar atenção aos detalhes não custa muito e rende dividendos substanciais.
O terceiro elemento da pesquisa é o histórico de sucesso da empresa.
Muitas organizações jovens lutam para atrair clientes ou investidores
que lhes dêem uma oportunidade, até que possam apresentar resultados
significativos. Procurar vitórias na área da especialidade da organização e comunicar estes sucessos ao público são pontos críticos na construção de uma credibilidade duradoura. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é criar um arquivo de depoimentos e comunicá-los através duma página web ou pessoalmente. Provérbios 27:2 ensina: “Seja outro a louvar-te e não tu próprio; que o louvor venha de um estranho e não de ti”.
Para realçar a sua reputação, peça aos seus clientes os seus
testemunhos pessoais e use-os para transmitir o seu profissionalismo.
O último ponto salientado é a ênfase e a construção de laços. A reputação da sua empresa também pode ser realçada através da credibilidade de outras organizações. Há alguns anos
atrás, tive contactos com uma organização que nos encaminhou milhares
de clientes. A nossa reputação foi elevada porque estes clientes
confiavam na fonte que os enviou. Em Êxodo 33:16, Moisés perguntou a
Deus: “De que outra maneira podemos saber que o teu povo e eu somos
do teu agrado, se tu não nos acompanhares? Só assim o teu povo e eu
podemos distinguir-nos de todos os outros povos da terra”.
A
recomendação de Deus é o melhor que o homem pode ter, mas os
relacionamentos com outros parceiros dignos de confiança também têm um
grande valor!
Rick Boxx é
presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor
internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial,
ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de
"Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca da
integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã.
Questões para Reflexão ou Discussão
1. Quando pensa em avaliar a credibilidade das empresas e organizações com quem trabalha, que qualidades lhe vêm à mente?
2. Alguma das quatro estratégias apresentadas lhe parece particularmente mais importante?
3.
Quer seja em termos de credibilidade pessoal ou empresarial, de que
maneira está a esforçar-se por transmitir o seu profissionalismo e o
nível do seu compromisso?
4. Acha que a sua credibilidade
pode ser melhorada através do seu relacionamento com outros? Considera
que um relacionamento com Deus tem um papel activo nessa credibilidade?
Se desejar considerar outras passagens sobre o tema, consulte: Provérbios 10:9; 11:3; 15:33; 20:14; 29:4; Filipenses 2:28 a 30; I Timóteo 3:1 a 10; III João 12. (Se ainda não possui um exemplar da Bíblia sugerimos o seguinte link para consulta: www.abibliaparatodos.pt).
Se desejar adquirir uma Bíblia, pode fazê-lo através da Sociedade Bíblica de Portugal. Para mais informações e contacto: info@sociedade-biblica.pt.
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