terça-feira, 14 de maio de 2013

Sacerdócio de todos os crente

A Reforma Protestante expôs a enorme parede artificial que existia entre o cristão comum e o clero. Naquela época, o cristão normal era proibido de ler a Bíblia e teve que se submeter em obediência cega aos ditames da hierarquia da igreja.
Lutero levantou-se contra os abusos e revelou a verdade através do ensino bíblico sistemático. Ele traduziu a Bíblia para a língua alemã, para que cada crente pudesse ler a Bíblia, compreender o significado simples das Escrituras, e ministra-se como um sacerdote do Deus vivo (que ficou conhecido como o sacerdócio de todos os crentes).
   
Lutero, Zwinglio e outros reformadores, porém, só poderiam aplicar o sacerdócio de todos os crentes, de forma limitada. Afinal de contas, os reformadores dependiam da proteção do governo e da estabilidade de todo o Estado a abraçar as suas reformas. Os reformadores não queriam reuniões cristãs em igrejas e praticando o batismo do crente (na época, todas as crianças eram baptizadas como parte da igreja do estado).
 
Mas muitos crentes naquela época seguiam suas convicções e praticavam o sacerdócio de todos os crentes fazendo reuniões de igreja em casa, o batismo do crente, etc Eles foram chamados de "irmãos radicais" e foram perseguidos pelos reformadores protestantes!
A reforma radical está mais perto de Cristianismo do Novo Testamento e do ministério celular da igreja hoje. A igreja de células (grupos pequenos), como a igreja primitiva, prioriza o sacerdócio de todos os crentes. Mas o que isso parece? Sabemos que significa participação ativa na célula, a descoberta dos dons espirituais, e estar preparados para participar em uma equipa de liderança. Mas de que outra forma podemos praticar o sacerdócio de todos os crentes na igreja de hoje?

Sem comentários: