sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Sabedoria ao Alcance de Quem a Desejar!

Alguns pensamentos confusos cruzaram a minha mente enquanto tentava escolher a melhor maneira de comunicar aos meus directores, as ideias e os sentimentos que tinha no coração.  Como transmitir-lhes as minhas informações e conclusões duma forma eficiente e de fácil compreensão?  Por experiência própria sabia que mais uma vez teria que confiar em Deus, em busca da Sua orientação e sabedoria.

Antes de ir para a cama naquela noite, orei para que Deus me revelasse o Seu “guião” para a reunião da manhã seguinte.  Adormeci na certeza de que teria o discernimento necessário quando acordasse.  Para ser honesto, tinha a esperança de acordar com um plano impressionante e perfeito.  Em vez disso, Deus trouxe à minha mente uma história antiga, mas pertinente perante as questões que iriam ser debatidas com a administração.

Naquele dia, durante a agenda da reunião, a minha história criou o cenário perfeito.  Não apenas serviu como um poderoso quadro verbal para apresentar a essência daquilo que eu queria dizer, como também mostrou os pontos-chave que precisava destacar.

Apesar de ser gratificante, não estava surpreendido ao receber uma resposta tão positiva à minha oração.  Como seguidor de Jesus Cristo, já tinha passado por experiências idênticas a esta e, mais uma vez, Deus mostrou a Sua fidelidade.  A Bíblia ensina em Tiago 1:5 o seguinte:  “Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada”.

Infelizmente os pedidos por sabedoria, geralmente, são excepção e não uma regra.  Às vezes, as pressões e as exigências da vida, deixam-me predisposto a reagir imediatamente, em vez de fazer uma pausa suficientemente longa para orar a Deus, pedindo-Lhe para mostrar-me o caminho.  Para outras pessoas, a oração pode nem sequer ser considerada:  “O que é que Deus tem a ver com os meus negócios?  Porque é que Ele Se preocuparia com as minhas decisões ou o que faço no trabalho?”

Para este grupo de pessoas eu gostaria de ressaltar o que a Bíblia diz sobre o nosso relacionamento com Deus no ambiente de trabalho:  “Na verdade, nós somos companheiros de trabalho ao serviço de Deus e vocês são o seu terreno de cultivo e construção”  (I Coríntios 3:9).  Para mim, o que isto quer dizer é simples e profundo:  trabalhamos com Deus e Ele trabalha connosco para realizar os Seus propósitos na Terra, inclusive no mundo empresarial e profissional.
Se isto é verdade, deixar de consultar Deus e pedir a Sua sabedoria quando tomamos decisões difíceis e complexas, que nos confrontam todos os dias, é simplesmente tolice.  Temos vários mentores e consultores a quem pedimos conselho quando necessário.  Porque não consultar também a Deus em todos os assuntos mais ou menos importantes?  A Bíblia ensina-nos que “O SENHOR é grande e digno de muito louvor;  a sua grandeza excede o nosso entendimento”  (Salmos 145:3).

Deus tem o desejo profundo de ser co-participante do trabalho que fazemos.  Ele promete proporcionar-nos doses generosas de sabedoria.  É só pedir-Lhe! 


Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, ex-executivo bancário e empresário.

Sem comentários: