sexta-feira, 19 de julho de 2013

A Particularidade de “Orar Constantemente”

“Quando tudo estiver a correr mal, faça oração” – este parece ser o lema de muita gente.  Talvez até seja uma dessas pessoas.  Quando surgem momentos em que as circunstâncias ficam fora do controlo, então é porque chegou a hora de recorrer à oração.  Que mal é que isso pode fazer, não é?  Mas para outras pessoas, a oração é essencial.  Levam muito a sério o ensino da Bíblia, vivam permanentemente em oração  (I Tessalonicenses 5:17).  Oram pelas suas necessidades pessoais, intercedem pelas dos outros e adoram a Deus a quem servem.
Há, porém, uma particularidade na oração:  não é como chegar a uma máquina automática, colocar uma moeda na ranhura e receber o item que escolheu.  Por vezes, as orações ficam sem resposta.  O que é que acontece quando oramos e não recebemos logo o que buscamos?  Oramos e...  nada!!!
Ao longo da minha vida e carreira, vivi esta experiência em muitas ocasiões:  ter que permanecer num trabalho que já não dava resultados satisfatórios e sem que surgissem novas opções;  lutar arduamente para encontrar a pessoa certa para a posição chave no quadro de pessoal;  esperar pacientemente pela venda da casa, enquanto as pressões financeiras se acumulavam...  Mas no meio dessas situações, aprendi muito sobre a oração e sobre Deus.  Aprendi que Deus sempre responde às orações, mas curiosamente Ele o faz através duma das quatro maneiras seguintes:   

Sim!  Não!  Aguarda!  Algo diferente!?!

Quando Deus diz “Sim!”.  Como um pai humano, amoroso e compassivo, Deus tem prazer em receber os pedidos dos Seus filhos e responder.  Mais do que isto, as Suas respostas são bem melhores do que as dos nossos pais imperfeitos.  “Ora se, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem!  (Lucas 11:13).

Quando Deus diz “Não!”.  Por vezes, os nossos pedidos são rejeitados porque a motivação está errada, fruto dos desejos egoístas.  Por outro lado, Deus conhece que o que estamos mesmo a precisar, de facto, não é o que estamos a pedir.  Assim, Ele diz “não” às nossas orações.  “Se pedem e não recebem, é porque pedem mal, pedindo coisas que só servem os vossos prazeres  (Tiago 4:3).

Quando Deus diz “Aguarda!”.  Há momentos em que Deus, por alguma razão, retém as Suas respostas.  Pode não ser o tempo certo;  detalhes específicos podem estar incompletos;  Ele pode querer ensinar-nos a ser pacientes;  ou simplesmente querer deixar muito claro que é Ele que está no controlo e não nós!  “Confia no Senhor e põe nele a tua esperança;  não tenhas ciúmes dos que prosperam na vida, daqueles que vivem de intrigas.  Confia no Senhor e segue os seus caminhos que ele te honrará, dando-te esta terra por herança...  (Salmos 37:7 e 34).

Quando Deus diz que tem “algo diferente”.  Às vezes, quando oramos, estamos convictos daquilo que necessitamos ou queremos.  Porem, Deus na Sua sabedoria é omnisciente e sabe quando uma resposta diferente é mais adequada – e muito melhor – do que aquela que estamos a pedir.  Dêmos louvores a Deus, o qual, pela força que nos concede, tem poder para realizar muito mais do que aquilo que nós pedimos ou somos capazes de imaginar  (Efésios 3:20).
E que tal procurar sempre algo diferente e especial, como resposta às orações? 


Texto de Robert J. Tamasy , vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta, Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani.

Sem comentários: