quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aprenda a conversar sobre SEXO com os seus filhos



Falar com naturalidade é uma maneira de sobre sexo com os filhos é uma maneira de educá-los e protegê-los para a vida


Se eles ainda não perguntaram, aguarde. Um dia, farão a vocês questões delicadas, relacionadas à sexualidade, que deixarão você sem graça. Ou com vontade de parar para pensar na resposta mais apropriada. Querer saber como vieram ao mundo, por que meninos e meninas têm órgãos sexuais diferentes ou por que os adultos se beijam na boca faz parte da curiosidade e do amadurecimento das crianças. Para falar sobre o assunto, não há idade ideal. Basta a criança perguntar. E os pais devem trocar o constrangimento pela informação.


– Devemos falar sobre sexo com os filhos porque quando mostramos que a sexualidade é algo natural e que faz parte do desenvolvimento da vida, a criança percebe que está protegida e que pode conversar com os pais caso aconteça algo desagradável. Falar de sexo é uma forma de proteção e de prevenção – explica o coordenador geral do Centro de Orientação e Educação Sexual do Rio de Janeiro, Marcos Ribeiro.


Autor do livro Conversando com Seu Filho Sobre Sexo, Ribeiro explica que, se a criança pergunta, tem maturidade para receber uma resposta. Os pais devem explicar em linguagem simples, longe de palavrões e de termos agressivos, o que eles desejam saber. Além disso, a reposta deve ser exatamente aquilo que as crianças querem saber. Não é preciso entrar em detalhes.


– Pais devem entender por que a criança quer saber algo. Quando não souber responder, não vale mentir ou ficar bravo – afirma a enfermeira Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan.


E quando a pergunta estiver relacionada à intimidade dos pais? Aí, é necessário agir naturalmente, explicando as diferenças entre crianças e adultos. Os meios de comunicação também podem ajudar nas explicações: aproveite cenas da TV, reportagens em jornais e revistas e livros para introduzir o assunto. Só evite sites pornográficos e revistas de adulto, que antecipam etapas e apresentam visões distorcidas da sexualidade.


Seja natural ao falar de sexo


Conversar com os filhos sobre sexo é uma maneira de educá-los para a vida e de protegê-los. Naturalidade é a palavra-chave para o diálogo. É importante transmitir a informação de que a sexualidade de todos nós é algo natural e prazeroso e que não precisamos ter culpa ou vergonha de perguntar. Afinal, quem não pergunta, não aprende.


Para começar o bate-papo, os pais precisam primeiro conversar entre si para entender um ao outro e saber como o assunto sexualidade foi discutido em casa durante a infância e a adolescência. Quando eles conversam, não só a educação do filho tende a melhorar, mas também o relacionamento em casa, pois todos passam a compreender e a respeitar os limites.Não tenha medo de que as informações dadas à criança sejam antecipadoras das relações sexuais. Pesquisas revelam que os pais que dão educação sexual têm filhos mais responsáveis e que muitas vezes o discurso positivo os fazem adiar o início da vida sexual. Também é fundamental analisar como vocês estão percebendo a sexualidade da criança e enteder que cada idade tem uma característica própria.

Sem comentários: