segunda-feira, 18 de novembro de 2013

“... examinem tudo... guardem o que é bom”

(I Tessalonicenses 5:21, versão “Bíblia para Todos”)
por Jim Mathis

Conversando com um web designer, ele garantia que hoje em dia toda a gente estava a usar outro navegador de Internet, e que eu poderia melhorar o desempenho do meu sistema informático e aperfeiçoar a minha página web fazendo o mesmo.  Segundo ele, o browser que eu usava estava ultrapassado e deveria ignorá-lo.  Frequentemente, encontro amigos que falam de pessoas importantes, como eles, que usam computadores de determinada marca e que me aconselham vivamente a fazer o mesmo.

Pesquisei um pouco ― o que é muito fácil de se fazer ― e constatei que a percentagem dos que acedem aos meus sítios na net, usando o tal navegador, é de apenas 8%.  Mais de 90% usam a versão que ele disse ser antiga.  Descobri também que apenas 7% usam a marca de computadores que ele me recomendou.  Esta conclusão fez-me lembrar que é preciso cautela com as opiniões alheias.  Também me ajudou a lembrar da necessidade de ser cuidadoso ao expressar opiniões, já que podem facilmente ser verificadas e refutadas por dados concretos.

Em Actos 17:11 a Bíblia diz que “Os judeus dali [os Bereanos da cidade de Bereia] eram mais bem formados do que os de Tessalónica, pois receberam a mensagem com muito boa vontade, e todos os dias estudavam a Sagrada Escritura para verem se o que Paulo dizia era mesmo assim.”  Digamos que o acto de examinar as Escrituras para verificar os factos, revela a origem dum carácter nobre.

Não devemos aceitar cegamente o que os outros nos dizem sem procurar fazer um cuidadoso estudo por conta própria, quer seja na vida pessoal, profissional, nos negócios, decisões, etc.  Porém, é ainda mais crucial com as questões que têm consequências eternas.  Pode não fazer grande diferença o tipo de navegador que preferimos usar, mas compreender a amizade de Deus e o perdão que Ele oferece por meio da fé em Jesus Cristo, isso tem consequências extraordinárias e eternas.  Sendo assim, as nossas conclusões não podem ser fruto do acaso, nem baseadas nas opiniões dos outros.  É preciso estudar o Livro que é a fonte original do ser humano – a Bíblia.
Depois daquela conversa com o meu amigo web designer, acabei por aceitar descarregar o navegador de internet que ele recomendou e descobri que de facto oferece algumas inovações.  Mas o que usava antes tinha também as suas vantagens próprias.  Ambos são apenas ferramentas e não parece existir uma que seja universalmente perfeita para navegar na Internet.  Acho que quanto mais ferramentas tivermos à disposição, maior será o conhecimento de quando e como usar melhor cada uma.

O mesmo se aplica ao nosso crescimento pessoal autêntico.  O estudo da Bíblia é a ferramenta mais importante para aprendermos a conhecer muito sobre Deus.  A oração é outro componente eficaz para o desenvolvimento pessoal, assim como o devido encorajamento ao serviço da comunidade, o aprender nas mais variadas áreas da vida, o convívio, leitura de bons livros e outros meios afins.  Mas lembre-se sempre: 
·          -- Não acreditar cegamente em tudo o que se ouve;
·         - Filtrar e colocar à prova todos os recursos disponibilizados;
·         - Estar atento e aberto ao que Deus fala. 



Texto da autoria de Jim Mathis, director executivo do CBMC em Kansas, Missouri e, em conjunto com a esposa Louise dirigem uma Cafeteria.  Tradução de Mércia Padovani.  A equipa de revisores desta publicação é constituída por Edite e Fernando Ascenso, Emanuel Resina, Heike Gomes, João Borges, entre outros.

Questões para Reflexão ou Discussão 
1.   Quando necessita de conselhos como é que decide onde procurar?  E o que costuma fazer com as informações recebidas?
2.   Já lhe aconteceu receber conselhos de alguém com grande convicção e, depois, descobrir que ele afinal estava errado?  Quais foram as consequências disso?
3.   Muitas publicações que circulam entre os líderes no mercado de trabalho e em negócios importantes referem a importância e necessidade duma orientação divina para o bem-estar na sociedade.  Que recursos considera úteis para o crescimento e consequente bem-estar espiritual?
4.   Qual é a sua opinião sobre a metodologia usada pelos Bereanos ao conferirem a veracidade do que Paulo lhes ensinava?
Se desejar considerar outras passagens sobre o tema, consulte:  Salmos 119:9 a 11;  Filipenses 4:8 e 9;  I Tessalonicenses 5:21;  II Timóteo 3:14 a 17;  Hebreus 10:24 e 25.  (Se ainda não possui um exemplar da Bíblia sugerimos o seguinte link para consulta:  www.abibliaparatodos.pt). 

Sem comentários: