terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Jovens fumam e bebem menos, mas consomem mais droga

Jovens fumam e bebem menos, mas consomem mais droga
Estudo revela hábitos dos jovens dos 6.º, 8.º e 10.º anos

Os adolescentes portugueses estão a fumar e a beber menos, mas o consumo de drogas continua a aumentar, segundo informa o relatório da Organização Mundial de Saúde que destaca ainda a diminuição da violência escolar.

Segundo o mesmo documento, 1 em cada 10 adolescentes, dos 6.º, 8.º e 10.º anos, consome bebidas destiladas todas as semanas ou meses. O consumo de álcool entre os jovens dos 11 aos 16 anos tem vindo a estabilizar desde 2002.

A diminuir está o consumo do tabaco. Os adolescentes estão a fumar cada vez menos. Hoje 88% dizem não ao cigarro, mas o mesmo não se pode dizer em relação à droga. «O que me perturba é que é uma subida de décimas em todos os produtos», Margarida Gaspar de Matos, coordenadora do estudo.

Na tendência de descida temos ainda a diminuição da violência escolar. Em 2006, 4 em cada 10 alunos envolviam-se em lutas. A proporção passou para 3. «As lutas na escola, o porte de arma e provocações têm vindo a diminuir», explica a coordenadora.

Melhores estão também os hábitos saudáveis. Praticamente metade dos alunos do 6, 8 e 10 ano garantem praticar exercício três ou mais vezes por semana. Só 3,8 % assumem nunca o fazer.

Outra boa notícia é o uso do preservativo que parece fazer já parte do quotidiano dos jovens. Em cada 10 alunos, dois já tiveram relações sexuais, mas 82,5% diz ter usado preservativo na ultima relação, uso que aumentou 10% nos últimos 8 anos.

Vídeo em:
http://diario.iol.pt/sociedade/oms-ultimas-tvi24-escola-estudo-jovens/1217957-4071.html

Sem comentários: