segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Casamento

Recebi este e-mail de várias pessoas. Muito interessante:


Naquela noite, enquanto a minha esposa servia o jantar, segurei a sua mão e disse-lhe: "Tenho algo importante para dizer-te". Ela sentou-se e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos.


De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer-lhe o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente.


Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Porquê?" Eu evitei responder-lhe, o que a deixou muito brava. Jogou os talheres para longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversámos mais. Pude ouvi-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento, mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não lhe pertencia mais mas sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela. Sentindo-me muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, o carro e 30% das acções da minha empresa. Ela tomou o papel da minha mão e rasgou-o violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos tornou-se, para mim, uma estranha. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia, mas eu não voltaria atrás no que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Senti-me libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão pelo divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora. No dia seguinte, eu cheguei tarde a casa e encontrei-a sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui directo para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane.Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir.


Na manhã seguinte, ela me apresentou as suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias tentássemos viver juntos da forma mais natural possível. As suas razões eram simples: o nosso filho faria os seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento dos seus pais. Isso pareceu-me razoável e acrescentou algo mais. Ela lembrou-me do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casámos; e pediu-me que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora de casa todas as manhãs. Eu, então, percebi que ela estava completamente louca, mas aceitei a sua proposta para não tornar os meus próximos dias ainda mais intoleráveis. Quando contei à Jane sobre o pedido da minha esposa, ela riu-se muito e achou a ideia totalmente absurda. "Ela pensa que, impondo condições, vai mudar alguma coisa? O melhor é ela encarar a situação e aceitar o divórcio", disse Jane em tom de gozo.


Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contacto físico havia muito tempo; então, quando a carreguei para fora de casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho aplaudiu-me dizendo: "O papai está carregando a mamãe no colo!" As suas palavras causaram-me grande constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando a minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho: "Não conte ao nosso filho sobre o divórcio". Balancei a cabeça, mesmo discordando, e então coloquei-a no chão assim que atravessámos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ónibus para o trabalho e eu dirigi-me para o escritório.


No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela apoiou-se no meu peito, senti o cheiro do perfume que ela usava. Foi então que percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, o seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado.


No quarto dia, quando a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da sua vida a mim.No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto até à porta de casa. Talvez os meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei! Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Experimentou uma série deles, mas não conseguia achar um que lhe servisse. Com um suspiro, disse: "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente tinha emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias. A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração... Instintivamente, estiquei o meu braço e toquei nos seus cabelos.


O nosso filho entrou no quarto nesse momento e disse: "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mãe todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou o nosso filho e segurou-o nos seus braços por alguns longos segundos. Tive que sair de perto, temendo mudar de ideia, agora que estava tão perto do meu objectivo. Em seguida, carreguei-a em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava no meu pescoço. Segurei-a firme contra o meu corpo e lembrei-me do dia do nosso casamento! Mas o seu corpo tão magro, deixou-me triste.

No último dia, quando a segurei nos meus braços, por algum motivo não conseguia mover as minhas pernas. O nosso filho já tinha ido para a escola e dei por mim, pronunciando estas palavras: "Porque razão eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo". Eu não consegui dirigir o meu automóvel para o trabalho... fui até ao meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de ideia... Subi as escadas e bati à porta do quarto. A Jane abriu a porta e disse-lhe: "Desculpe, Jane. Eu não quero mais divorciar-me". Ela olhou para mim sem acreditar, tocou na minha testa e perguntou: "Você está com febre?" Tirei a sua mão da minha testa e repeti: "Desculpe, Jane. Eu não vou divorciar-me. O meu casamento ficou chato, porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que, desde o dia em que carreguei a minha esposa, no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe". A Jane, então, percebeu que era sério. Deu-me uma estalada no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouvi-la chorando compulsivamente. Voltei para o meu carro e fui trabalhar. Na loja de flores, no caminho de volta para casa, comprei um "bouquet" de rosas para a minha esposa. A atendente perguntou-me o que eu gostaria de escrever no cartão. Sorri e escrevi: "Carregar-te-ei nos meus braços, todas as manhãs, até que a morte nos separe". Naquela noite, quando cheguei a casa, com um bouquet de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui directo para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta.

Minha esposa estava com cancro e vinha tratando-se há vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar o nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos - proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos todas as manhãs. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso.Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício à felicidade, mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo da sua esposa, façam pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos.


Tenham um casamento real e feliz!Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir...

Sem comentários: