quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mnemotécnica

Factores que
influenciam a Memória
• Ligações afectivas - lembramo-nos facilmente daquilo de que gostamos ou que nos dá prazer.
• Utilidade - as informações que nos são úteis são memorizadas durante mais tempo.
• Compreensão - encontrar afinidades e aplicações para os conhecimentos.
• Esquematização e Visualização - elaboração de apontamentos organizados de forma gráfica e apelativa.
• Necessidade e urgência.

Técnicas de Memorização
Repetição - A forma mais simples de decorar uma determinada informação é repeti-la um determinado número de vezes, até que esteja totalmente apreendida. Esta técnica é muito utilizada, mas pode ser demasiado fatigante ou mesmo pouco útil, uma vez que implica um esforço mental que resulta, muitas vezes, no posterior esquecimento de tudo o que foi decorado.

Imagens mentais - Esta técnica baseia-se na ideia da memória fotográfica. Para as pessoas que tenham maior facilidade em decorar imagens, aconselha-se o recurso a páginas de informação estruturada e extremamente visual, que provoquem um impressão forte na memória e obriguem a uma recordação exacta.

Técnica dos espaços - Nesta técnica pretende utilizar-se a familiaridade da pessoa com determinado espaço para recordar determinada informação. Por exemplo, pode associar-se a cada rua de uma pequena cidade uma ideia. Assim, o indivíduo, enquanto imagina passear-se por esses espaços, vai-se recordando das informações que associou a cada um deles. (Por ex.: Castelo de Guimarães – associado à história de D. Afonso Henriques e da conquista e alargamento de Portugal).

Palavras-chave - A ideia desta técnica é associar um tópico a cada palavra-chave, de modo a que, ao lembrarmo-nos desse termo, nos recordemos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria. É um método que tem nítidos benefícios do ponto de vista da compreensão da matéria. (Por ex.: Liberdade e Direito – associado ao 25 de Abril).

Elaboração progressiva - Por vezes, pode ser útil encadear as informações de tal maneira que elas sigam um ordem lógica que nos permita recordar as informações que elas encerram. Esta técnica mostra-se bastante útil para descrever processos. (Por ex.: Irmã, Família, Sociedade).

Técnica dos Números - Algumas pessoas têm uma maior facilidade em recordar números do que palavras, o que pode ser comprovado com os números de telefone. Para essas pessoas, a codificação de um conjunto de informações em números pode ser a forma mais fácil de adquirir todos esses dados. (Por ex.: Associar letras do alfabeto a números).

Técnica das Iniciais - Muitas pessoas têm também maior facilidade em decorar um processo ou dados como os elementos da tabela periódica, se estes formarem, com as suas iniciais, um palavra fácil de memorizar e com sentido. (Por ex.: SMS – mensagem de telemóvel).

Rimas e Jogos - O ensino de crianças passa muitas vezes por rimas e jogos, que se tornam instrumentos fáceis de memorização. Por exemplo, certas rimas para decorar o nome dos meses e do número de dias que os compõem ou mesmo o ritmo que se imprime à tabuada, para que quase se assemelhe a uma cantiga, são formas de memorização mais fáceis de implementar. Este tipo de métodos recorre a palavras que soam a outras e que têm um sentido caricato na frase, o que faz com que a memória os fixe mais facilmente, pois apela à sua componente afectiva.

Sem comentários: