quarta-feira, 26 de março de 2014

Obediência Parcial de Saul

“Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” 1 Samuel 15:22,23


O povo de Israel nunca havia tido um rei. Até aquela época seu governo era teocrático, era Deus que governava seu povo. A nação de Israel querendo imitar as nações vizinhas desejou um rei. E Deus embora não fosse de sua vontade, permitiu o estabelecimento de um rei. Através do profeta Samuel, Saul foi separado como rei. Foi o primeiro rei de Israel, e foi festejado com grande honra. Saul era um rapaz pobre, de uma família inexpressiva; sem ser conhecido pela maioria do povo.

Porém, Saul, não muito depois do seu reinado, desobedeceu  a Deus, e frustrou o povo, com seus sucessivos pecados. Como conseqüência de seus pecados perdeu  o  reinado para Davi.

A história que vamos ver agora é a terceira desobediência de Saul a Deus, que mostra a natureza de seu caráter e de uma imaturidade espiritual, superficial e equivocada. Grandes ensinamentos podemos extrair de vida de Saul, afim de não cai nos mesmos pecados em que ele cometeu e não termos as mesmas atitudes que ele teve.
 
A ORDEM DE DEUS AO REI SAUL

A ordem de Deus para Saul era clara e veio através do profeta Samuel: deveria exterminar a nação inimiga: os amalequitas, por ter se oposto no deserto contra Israel quando subia do Egito. Teria que destruir totalmente, não deixar nada vivo, não poupar nada: homem, mulher, meninos, criança de peito, bois, ovelhas, camelos e jumentos. “ENTÃO disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.  Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” I Sm 15:1-3
 
OBEDIÊNCIA PARCIAL DE SAUL

De fato Saul matou os homens, mulheres, crianças etc. matou animais, mais só os desprezíveis, aleijado, coxos e velhos. Porém os animais gordos, os melhores que haviam separado ele não matou. “E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruiu totalmente.” 1 Samuel 15:9

Para completar sua desobediência, não matou também o rei inimigo Agague, Amalequita. “E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.” I Sm 15:8
Saul até que cumpriu a palavra de Deus,  porém só uma parte.

Creio que este é um dos maiores pecados de muitos para com  Deus: O de cumprir parcialmente a palavra de Deus.

Muitas vezes, perscrutamos Deus de o pôr que não sermos abençoados em muitos de nossos empreendimentos? É porque temos cumprido parcialmente a palavra de Deus.
 
As bênçãos de prosperidade, paz harmonia no lar, no trabalho na escola e na igreja, está intrinsecamente ligado a nossa relação de obediência a Deus.

“E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não possais prosperar? Porque deixastes ao SENHOR, também ele vos deixará.” 2 Crônicas 24:20
 
RACIONALIZANDO A CULPA

“E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo poupou ao melhor das ovelhas, e das vacas, para oferecê-las ao SENHOR teu Deus; o resto, porém, temos destruído totalmente.” 1 Samuel 15:15

Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.” 1 Samuel 15:21

“Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.”  1 Samuel 15:24

Saul colocou a culpa no povo, seu exército. Vs 15,21,24. ‘Porque o povo… Mas o povo… Porque temi o povo.’

Adão colocou a culpa em Eva. Eva na serpente. Muitas vezes é mais fácil colocarmos a culpa em outro do que assumirmos nossos pecados. Preferimos usar subterfúgios e argumentos falsos (sofismas), do que assumirmos nossas culpas. Na realidade nós pecamos, mas foi para oferecermos um sacrifício  a Deus.
Fizemos isso mais tínhamos propósitos mais nobres: É para glorificar o nosso Deus. É o que muitas vezes usamos para nos desculparmos de nossos pecados.
 
PALAVRAS X EVIDÊNCIAS

Palavras vs 14 “ bendito sejas tu do Senhor : Executei as palavras do Senhor.” Saul não reconhecia a gravidade de seu pecado. Insensível pelo ato praticado. Cumpriu uma parte do mandato do Senhor, achava que Deus aceitaria o todo.

Evidências vs 14 “ que balido , pois, de ovelhas é este no meus ouvidos, e o rugido de bois que ouço.” Muitos até tentam argumentar que não faz determinadas cousas, mas, as evidências são claras e insofismáveis.

Os rugidos e balidos são tão evidentes que não dá pra negar:
Rugidos e balidos do modismo ( liberalismo).
Do tratamento com o marido e esposa.
Do tratamento com os pais e filhos.
Do relacionamento com  namorado (a).
Dos relacionamentos com os irmãos de sangue e da igreja.
Da pouca intimidade com Deus.
 
OBEDIENCIA X SACRIFICIOS

A atitude de coração, a submissão a Deus e a sua palavra, representa os melhores dos sacrifícios espirituais.
Os sacrifícios a Deus expressados através do louvor, oração, intercessão, leitura da Bíblia, a vinda aos cultos, boas obras, podem evidenciar uma atitude interior boa, e sincera, umas nem sempre é verdade.
Jesus disse: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim, e em vão mim adoram.” Mc 7:6

Há um desabafo de Deus ao povo: “De que me serve a multidão de vossos sacrifícios? De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.  Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.’’  Em Isaias 1: 11-17),

Jesus diz que a misericórdia é maior que expressões de religiosidade: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mateus 9:13

O profeta Oséias diz que  a misericórdia e o conhecimento de Deus é maior sacrifícios. “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.” Oséias 6:6
 
O QUE SAUL PERDEU COM SUA DESOBEDIENCIA?

Perdeu a comunhão  com Deus ( foi rejeitado). “Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.” 1 Samuel 15:26

Perdeu a reverencia. “E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.” 1 Samuel 15:27

Perdeu a intimidade com Deus. “E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” 1 Samuel 28:6

Perdeu o Espírito Santo. “E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR.”  1 Samuel 16:14

Perdeu o lugar para quem era mais obediente que ele (Davi). “Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. Os passos que Saul seguia, nós não podemos seguir.” 1 Samuel 15:28

“Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.” 1 Samuel 16:13

Obediência parcial é igual à desobediência completa.

Nas nossas relações eclesiais, familiares, inter-pessoais, fraternais, sociais, temos que obedecê-lo, a fim de  obtermos de Deus a benção desejada.

Muitas bênçãos virão para aqueles que são fiéis e obedientes.
 
O Espírito Santo é concedido aos que obedecem. “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32

A salvação é prometida aos obedientes. “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”.  Hb 5:9

Deus requer de homens e mulheres que sejam totalmente Dele, apaixonados, obedientes para fazer a sua Vontade na terra, inteiramente, completamente.

“ Amaras ao Senhor teu Deus te todo teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.”  MT 22: 37

Sem comentários: