sábado, 28 de abril de 2012

Há um "L" em Liderança e quatro "T"s


Pesquisando num dos motores de pesquisa, entrei a palavra ‘liderança’, e recebi cerca de 200 milhões de possibilidades. Não há falta de auto-proclamados especialistas, que partilham a sua varinha mágica para transformar até mesmo o mais improvável dos candidatos em um líder.

Guarde o seu dinheiro
. A liderança exige uma montanha de paciência e trabalho duro.
quatro 'chaves' para ser um bom líder - e todos eles começam com a letra T: Verdade (True), trabalho em equipa (Teamwork), confiança (Trust) e transparência (transparency). (Alguns líderes vão trocar a transparência com a visibilidade, mas - o que posso dizer – não começa com um T.)

Nenhum líder
pode fazer nada sem uma equipa sólida, e uma equipa verdadeiramente sólida pode cumprir qualquer coisa. No entanto, nenhuma equipa vai seguir quem não pode confiar. Pode fingir seguir, mas eles vão-se desviar do caminho quando a oportunidade surgir. Na verdade, eles podem, eventualmente, tomar um caminho completamente diferente.

Como ganhar a confiança de sua equipa? É fácil: ser sincero e confiar neles. Se quiser uma equipa para entregar algo, deve dizer-lhes porque deve ser entregue e porque deve ser entregues no tempo especificado.Não use palavras vagas, mentiras brancas, ou algo do género. Seja você mesmo, e - acima de tudo - seja completamente aberto e honesto. Coloque a sua confiança neles, e eles não vão desapontá-lo.

Para fazer isto
, além de confiar em si, a equipa também deve confiar uns nos outros, antes que se tornemque "equipa verdadeiramente sólida" que eu mencionei. Sem confiança, não há nenhuma equipa, e é aí que a transparência vêm ao de cima.

Sem comentários: