sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Recuar ou Avançar?

Porque somos todos seres humanos, o mais certo é falharmos em muitas ocasiões no decorrer da vida.  Ninguém é “o máximo” em tudo.  Ninguém atravessará a vida com um historial limpo e absoluto de sucessos.  Às vezes, o nosso alvo é mal direccionado, o nosso julgamento falha ou o sentido de oportunidade está errado...  e acabamos normalmente por cair de cara no chão.
No entanto, o facto de cair, não faz de mim um completo falhado!  Eu nunca serei um falhado enquanto não desistir no dia-a-dia!  Perder uma batalha não significa perder a guerra.  Não marcar golos na primeira parte dum jogo não significa a derrota da equipa.  Apenas teremos de continuar o esforço de procurar vencer.  É por isso que considero que os recuos podem tornar-se em avanços!

Thomas Edison “falhou” milhares de vezes até que conseguiu encontrar os elementos certos para criar a lâmpada eléctrica.  A sua atitude era simples:  “Não falhei!  Agora conheço milhares de processos que não funcionam”.  Não rotule as suas tentativas falhadas, de derrotas.  Chame-lhes antes, “uma forma de educação!”  Pergunte a si próprio, “O que é que posso aprender desta experiência?”

Eis algumas razões possíveis para as derrotas, conforme explicado no Livro de Provérbios  (sugiro que leia o livro inteiro para conhecer todas as outras razões):

Preparamos para nós próprios uma derrota, quando...

... não planeamos com tempo.  “O homem prudente vê o perigo e evita-o;  os insensatos seguem em frente e sofrem os danos”  (Provérbios 27:12).

... pensamos que somos infalíveis.  “O coração orgulhoso há-de fracassar;  a humildade é caminho para a glória”  (Provérbios 18:12).

... temos medo de correr riscos.  “Ter medo dos homens é uma armadilha;  quem confia no Senhor está em segurança”  (Provérbios 29:25).

... desistimos cedo demais.  “O preguiçoso cobiça, mas nada consegue;  o diligente obtém o que deseja”  (Provérbios 13:4).

... não aceitamos a orientação de Deus.  “Há caminhos que ao homem parecem rectos, mas que, no fim, conduzem à morte”  (Provérbios 14:12).

Se as coisas não resultarem como esperava, seja bem vindo à raça humana.  Mas, ao invés de culpar alguém ou reclamar, ou arranjar desculpas, procure descobrir o que pode aprender através da situação e recomece tudo de novo.  Feche a porta na cara da comiseração.  Focalize nas oportunidades à sua frente;  desta forma, permita que Deus oriente cada passo em frente.  Ele tem uma forma única de ajudar a passar por cima dos nossos grandes e pequenos erros e realçar não só o que de melhor há, mas também o que podemos obter deles.

Os recuos ou atrasos tornar-se-ão avanços se permitir que Deus tome conta da situação.



Whit Criswell, ex-bancário e autor desta reflexão.  Ele compreende muito bem as pressões e o stress que acontecem no dia-a-dia do ser humano. 

Sem comentários: