quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Valor do Seu Trabalho

Todos os anos os Governos gastam milhões para subsidiar as pessoas que não estão a trabalhar. Muitos dos que recebem estes subsídios prefeririam estar a trabalhar. Não conseguem encontrar um emprego para o qual estão preparados. Outros não têm possibilidades de trabalhar por doença ou falta de preparação. Mas também há pessoas recebendo estes subsídios que simplesmente não querem trabalhar! O seu raciocínio é: Porquê trabalhar quando posso ficar na cama e receber o subsídio do Governo?


Algumas vezes parou para pensar PORQUÊ é que trabalha? Poderá pensar que a resposta é óbvia: para que haja comida na sua mesa! Mas o seu trabalho é muito mais. O trabalho faz parte do plano e do propósito de Deus para a sua vida. Se compreender o valor do seu trabalho, receberá muitos mais benefícios do que apenas um ganho financeiro.


Você foi criado por Deus para fazer algum tipo de trabalho. Deus trabalha... e Ele criou-O à Sua imagem... por isso Ele quer que o trabalho seja uma parte da sua vida. Mesmo no paraíso (no Jardim do Éden) Deus tinha um trabalho para Adão. (A propósito, ao contrário da opinião popular, o ajardinamento paisagístico é a profissão mais antiga).


Qual é, pois, o valor do seu trabalho?


1. O trabalho permite-me dar expressão à minha criatividade (Gn 1.26-28). Dá-me a oportunidade de pôr em prática os talentos que Deus me deu.


2. O trabalho desenvolve a minha confiança (Ec 10.10). Proporciona-me um lugar para adquirir novos conhecimentos e actualizar os antigos.


3. O trabalho forma o meu carácter (Lc 16.10-12). À medida que vou trabalhando, desenvolvo qualidades e valores do meu carácter que de outra forma não teria a oportunidade de desenvolver. Qualidades como integridade, justiça, lealdade, paciência, perdão, alegria, pontualidade, entusiasmo e colaboração.


4. O trabalho dá-me confiança (Pv 22.29). Quando trabalho, ganho um sentido de auto-respeito, honra e dignidade que resultam de um trabalho legítimo. Quando completo uma tarefa, fico com uma sensação de realização e de satisfação em relação a um trabalho bem feito, a qual não poderei ganhar de outra forma.


5. O trabalho permite-me ser caridoso (Ef 4.28). Dá-me a possibilidade de ajudar a outros menos favorecidos, com o ganho obtido.


Conclusão fundamental:


O MAIS IMPORTANTE QUE SE PODERÁ LEVAR PARA CASA QUANDO SE VEM DO TRABALHO NÃO É O VENCIMENTO (ORDENADO) - SÃO AS MODIFICAÇÕES QUE O SEU TRABALHO OPERARAM EM SI!

Sem comentários: