sábado, 29 de janeiro de 2011

Aconteça o que acontecer, não desista!

O novelista Oscar Wilde escreveu: “Experiência é o nome que todo o mundo dá aos próprios erros.” Embora essa observação de Wilde oculte uma farpa, insinuando que as pessoas sempre encontram uma desculpa para o que fizeram, também salienta uma verdade que, em essência quer dizer: “Fracassar é aprender uma lição valiosa”.

O fracasso raramente é fácil de se admitir e geralmente é desencorajador. Quando falhamos, com frequência enfrentamos a tentação de desistir, frustrados. Mas o fracasso faz parte da vida tanto quanto a respiração. Diante dele, devemos retroceder – voltar ao ponto em que começámos e tentar novamente, esperando alcançar sucesso nessa e em futuras tentativas.

Se você pensar seriamente sobre isso, verá que somos como crianças, tentando novamente. Considere o seguinte:

Todos nós caímos na primeira vez que tentámos andar.
Todos nós quase nos afogámos na primeira vez que tentámos nadar.
Quase todos erramos na primeira vez que tentamos rebater ou chutar numa bola.
Rowland Hussey Macy, fundador da primeira loja de departamentos da América, fracassou sete vezes, antes que a sua loja se tornasse um sucesso.
O novelista John Creasey recebeu 743 cartas de recusa; passou então a escrever os seus 562 best-sellers.

Como responde aos reveses na sua vida? Retrai-se, desencorajado, com medo de arriscar-se a um novo fracasso ou reúne toda a sua determinação para tentar outra vez, encarando o desafio com mais empenho, cheio da expectativa do sucesso?

Atente para o excelente conselho de Paul S. Rees: “Deus pode transformar os nossos fracassos emsucessos; os nossos medos em coragem; pode tomar os nossos pré-julgamentos e fundi-los com o Seu amor; pode envolver-nos quando nos afastamos totalmente d’Ele e de nossas obrigações e estender uma mão resgatadora sobre nós; pode fazer-nos voltar e encarar a tarefa que nos intimidava e subjugar o inimigo que nos abatia.”

Não estamos sós em nossas lutas. Considere a animadora palavra que Deus nos fala através da Bíblia, para os tempos de lutas:
“Não temas, pois Eu estou contigo; não tenhas medo, pois sou o teu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; Eu te segurarei com a Minha mão direita vitoriosa”
Isaías 41.10

A resposta correcta. Reagir apropriadamente a fracassos e reveses é mais do que apenas buscar a vitória. É ajudar a tornarmo-nos melhores, construindo em nós um carácter mais vigoroso. Tiago declara isto do seguinte modo: “Meus irmãos, fiquem muito alegres por terem que passar por todo o tipo de provações, sabendo que aprendem a perseverar quando a sua fé é posta à prova. Mas é preciso que a perseverança complete a sua obra em vós, para que sejam homens completos eautênticos, sem nenhuma deficiência”
Tiago 1.2-4

Colocando a fé no lugar correcto. Fé - não somente em nós mesmos e em nossas capacidades, mas mais importante ainda, em Deus que controla todas as circunstâncias - é crucial se quisermos vencer num mundo adverso que não se importa com o nosso sucesso e parece contribuir para o nosso fracasso. Deus declara em Jeremias 29.11: “Conheço os meus projectos sobre vós: são projectos de felicidade e não de sofrimento, para dar-vos um futuro e uma esperança”.


Robert D. Foster

Sem comentários: