sábado, 10 de abril de 2021

7 estratégias para se livrar das dores de cabeça


Quem nunca sofreu uma dor de cabeça insuportável, daquelas que não nos deixam fazer outra coisa senão desejar que passem? O mais normal é tomar um comprimido para que a dor de cabeça desapareça, mas a verdade é que existem outros métodos que podem funcionar.


A primeira coisa é saber a origem da dor, se é habitual e recorrente. Geralmente é devido à tensão, para a qual as técnicas de relaxamento funcionam muito bem, uma vez que podem reduzir esses tipos de dores de cabeça em mais de 50% das vezes.


Mas a verdade é que também pode sofrer de enxaqueca, que é um tipo de dor que ocorre apenas num lado da cabeça e que costuma ser acompanhada de náuseas. Para evitá-la, é aconselhável manter uma rotina de sono sem mudanças bruscas, não fazer alterações à alimentação ou expor-se a sons altos ou luzes excessivamente brilhantes.


Consultar um médico para avaliar as dores de cabeça que sente é a única forma de tentar solucionar o problema. Até lá, pode adotar estas estratégias que prometem reduzir a intensidade e frequência das dores.


7 estratégias para se livrar das dores de cabeça


Encontre uma almofada que respeite as suas necessidades


As almofadas muito altas ou muito duras causam tensão na região do pescoço, o que, por norma, causa dor de cabeça.


Faça exercício


Estar parado em nada ajuda, embora a vontade de treinar quando se tem dor de cabeça seja nula. O melhor é praticar exercício por uma hora, pelo menos, três vezes por semana. Além de uma melhor condição física, notará uma diminuição muito benéfica das dores de cabeça.


Tenha cuidado com os ‘olhos forçados’


Sente que lhe dói mais a cabeça depois de ler ou estar em frente a um monitor? Pode estar a forçar a vista. Para que isso não aconteça, é preciso ler com bastante luz e não abusar dos aparelhos. E, claro, consulte um oftalmologista.


Não abuse no café


Sim, aquela bebida de que muitos de nós gostamos pode causar dores de cabeça. Em causa está o impacto que alguns dos seus componentes podem ter nas pessoas com maior sensibilidade à cafeína. Mas, em alguns casos, o café pode, na verdade, ajudar a aliviar as dores de cabeça.


Mantenha-se fresco


Se estiver com dor de cabeça, uma maneira fácil de combatê-la é aplicar uma bolsa de gelo na área afetada. É melhor colocá-lo por 15 minutos a cada hora.


Faça uma sesta


Descansar e ter uma rotina de sono de 7 ou 8 horas é muito importante para evitar dores de cabeça. Além disso, é importante ter horários fixos e evitar desequilíbrios. Uma ferramenta muito eficaz é tirar uma sesta de cerca de 20 minutos, o que ajuda a equilibrar a falta de sono que podemos sentir em determinados momentos das nossas vidas.


Faça meditação (oração)


A meditação é um companheiro eficaz para evitar dores de cabeça. 

Sem comentários: