quarta-feira, 4 de março de 2009

DST - INFORMAÇÕES IMPORTANTES (1)

A sexualidade faz parte do ser humano de uma forma natural, normal e saudável. Desde alguns anos a esta parte tem-se falado muito mais sobre as DSTs porque as mesmas têm tido uma propagação enorme por todo o mundo, não poupando nenhuma faixa etária, grupo social, religioso, etc. Ou seja, tem-se tornado uma autêntica epidemia!

Algum tempo atrás pensava-se que somente ficavam atingidos pelas DSTs as pessoas de faixas etárias mais novas (até mais ou menos 40 anos), mas ultimamente, até pessoas de idades avançadas têm sido contaminadas.

As DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) ou também denominadas doenças venéreas, são transmitidas maioritariamente através de relações sexuais - com parceiros contaminados que não sabem que estão contaminados, ou que não informam o seu parceiro sexual que o estejam -, ou através de objectos contaminados, principalmente através de contacto de sangue.

Uma das principais causas de transmissão das DST é a crescente promiscuidade sexual. O estilo de vida tradicional ensinava somente ter um só parceiro na vida, a virgindade e o sexo somente dentro do casamento, o que tornava a vida das pessoas mais saudável. Com a libertinagem que começou a haver nos anos 60, as ondas hippies e outras ondas de liberdade sexual, as mentalidades foram mudando, passando uma pessoa a ter vários parceiros na vida (ex.: swing, 2.ºs casamentos, etc.), por vezes sem se conhecerem, se são saudáveis ou não (relações sexuais ocasionais, sexo sem compromisso entre “amigos coloridos” ou pluriamores), início de uma vida sexual irresponsável na adolescência (não segura), utilização de drogas e consumo de bebidas alcoólicas (meios “libertadores” das emoções e da perda de controlo, prejudicando a capacidade de discernimento, exemplo: Filme “Um Azar do Caraças” ), colocando as pessoas em risco de saúde.

Num vídeo do curso “Sem Desculpas”, da organização “Focus on Family”, um jovem dizia o seguinte: “Já é difícil dizer não ao sexo, e quando acrescentamos bebidas e drogas, as coisas realmente podem se descontrolar.”

Outra causa que favoreceu a transmissão das DSTs foi a intensidade das migrações, favorecendo relações sexuais ocasionais entre povos diferentes.

Existem outras causas que favoreceram a transmissão das DST, que serão vistas mais tarde.

Todos os indivíduos contaminados com as DSTs, devem ser acompanhados por um médico e sua vida torna-se limitada a vários níveis, correndo riscos de esterilidade, de morte, e de contaminação de outros indivíduos.

Em breve daremos informações interessantíssimas... Será que é possível haver contágio mesmo usando preservativo? Sim ou não? Iremos ver!!!

Sem comentários: