sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Eutanásia para crianças é uma barbárie


por Henrique Raposo
In Expresso
 
O paraíso pós-moderno, a Bélgica, legalizou a eutanásia para crianças, ou seja, uma criança belga com uma doença debilitante pode pedir a morte medicamente assistida. Vamos lá ver se nos entendemos. Nós achamos que uma criança não tem discernimento político, é por isso que a idade política começa aos 18 anos. Nós achamos que uma criança não tem discernimento moral, é por isso que a idade criminal começa aos 16 anos. Nós achamos que ter sexo com uma criança é crime, porque consideramos que esse acto é um abuso da sua falta de discernimento. Mas, na Bélgica, esta criança já pode pedir a sua própria morte através da decisão mais absoluta e irrevogável. O absurdo lógico e moral salta à vista.
 
Como é óbvio, os pediatras belgas estão contra a nova lei, porque consideram que uma criança não tem o discernimento moral para compreender os conceitos de eutanásia, morte, para sempre. O óbvio ululante. Além disso, os médicos dizem que o pedido de eutanásia pode surgir num momento particularmente difícil, num momento de dor excruciante que pode obstruir de forma momentânea o juízo da criança e dos pais. E depois? Depois não há volta a dar, depois já não há arrependimento porque tudo acabou.
 
Vamos lá ver se nos entendemos. A conversa dos direitos humanos é para levar a sério, não é só para criticar os americanos quando eles não têm um Presidente negro. Se acreditamos mesmo nos tais direitos humanos, devemos defender sempre a inviolabilidade da vida humana, seja qual for a sua geografia, cultura ou condição genética. Um pessoa doente ou mais fraca não perde o direito à inviolabilidade da sua vida. Ora, a lei belga pressupõe o inverso e traça tagentes a uma ideia perigosa, a saber: há vidas que não devem ser vividas porque não dão prazer, porque só dão sofrimento. É a glória final e fétida do utilitarismo. A jusante, esta ideia utilitarista legitima aqueles que acham que têm o direito ou o dever de acabar com vidas imperfeitas e doentes. É o argumento que legitima a morte medicamente assistida e precoce de qualquer criança com trisomia 21, porque, ora essa, essas crianças são fracas, imperfeitas, dão muito trabalho e sofrimento à família, não são seres plenamente sencientes como nós. E o pior é que este raciocínio já não quer exterminar apenas as deficiências genéticas, também quer acabar com as indisposições psicológicas temporárias. Parece que a proposta inicial da lei belga determinava a legalização da eutanásia para crianças que estivessem fartas de viver por causa da anorexia, por exemplo.
 
-----------------
Extraído de Infovitae

Recuar ou Avançar?

Porque somos todos seres humanos, o mais certo é falharmos em muitas ocasiões no decorrer da vida.  Ninguém é “o máximo” em tudo.  Ninguém atravessará a vida com um historial limpo e absoluto de sucessos.  Às vezes, o nosso alvo é mal direccionado, o nosso julgamento falha ou o sentido de oportunidade está errado...  e acabamos normalmente por cair de cara no chão.
No entanto, o facto de cair, não faz de mim um completo falhado!  Eu nunca serei um falhado enquanto não desistir no dia-a-dia!  Perder uma batalha não significa perder a guerra.  Não marcar golos na primeira parte dum jogo não significa a derrota da equipa.  Apenas teremos de continuar o esforço de procurar vencer.  É por isso que considero que os recuos podem tornar-se em avanços!

Thomas Edison “falhou” milhares de vezes até que conseguiu encontrar os elementos certos para criar a lâmpada eléctrica.  A sua atitude era simples:  “Não falhei!  Agora conheço milhares de processos que não funcionam”.  Não rotule as suas tentativas falhadas, de derrotas.  Chame-lhes antes, “uma forma de educação!”  Pergunte a si próprio, “O que é que posso aprender desta experiência?”

Eis algumas razões possíveis para as derrotas, conforme explicado no Livro de Provérbios  (sugiro que leia o livro inteiro para conhecer todas as outras razões):

Preparamos para nós próprios uma derrota, quando...

... não planeamos com tempo.  “O homem prudente vê o perigo e evita-o;  os insensatos seguem em frente e sofrem os danos”  (Provérbios 27:12).

... pensamos que somos infalíveis.  “O coração orgulhoso há-de fracassar;  a humildade é caminho para a glória”  (Provérbios 18:12).

... temos medo de correr riscos.  “Ter medo dos homens é uma armadilha;  quem confia no Senhor está em segurança”  (Provérbios 29:25).

... desistimos cedo demais.  “O preguiçoso cobiça, mas nada consegue;  o diligente obtém o que deseja”  (Provérbios 13:4).

... não aceitamos a orientação de Deus.  “Há caminhos que ao homem parecem rectos, mas que, no fim, conduzem à morte”  (Provérbios 14:12).

Se as coisas não resultarem como esperava, seja bem vindo à raça humana.  Mas, ao invés de culpar alguém ou reclamar, ou arranjar desculpas, procure descobrir o que pode aprender através da situação e recomece tudo de novo.  Feche a porta na cara da comiseração.  Focalize nas oportunidades à sua frente;  desta forma, permita que Deus oriente cada passo em frente.  Ele tem uma forma única de ajudar a passar por cima dos nossos grandes e pequenos erros e realçar não só o que de melhor há, mas também o que podemos obter deles.

Os recuos ou atrasos tornar-se-ão avanços se permitir que Deus tome conta da situação.



Whit Criswell, ex-bancário e autor desta reflexão.  Ele compreende muito bem as pressões e o stress que acontecem no dia-a-dia do ser humano. 

Graça

Graça. A bíblia Almeida Revista e Corrigida define graça como “favor de Deus, gratuito e imerecido para a humanidade pecadora”. Por causa do pecado, a humanidade se separou de Deus, mas Deus, de forma gratuita e sem que nós merecêssemos nos deu a graça, que nos justifica do pecado e nos dá direito a vida eterna (Rm 3:24, Tt 3:7).
Em 2 Co 12:7-9 nós vemos Paulo falando sobre um espinho na carne, que era alguma enfermidade que o debilitava e algumas vezes o impedia de trabalhar. Então, ele orou a Deus, para que isso se retirasse dele, mas Deus não o fez e respondeu: a minha graça te basta. Paulo foi um dos maiores homens de Deus de toda a história e ele foi afligido por uma enfermidade e Deus disse a ele que a Sua graça era o suficiente!
Hoje, se nós olharmos para a igreja, nós vamos perceber que a graça de Deus já não é mais suficiente! A justificação de nossos pecados e a oportunidade de viver eternamente com Deus já não é mais suficiente.
Nós temos vivido em uma época onde a única coisa que nos interessa são as bençãos, as conquistas, as vitórias e nós não aceitamos nada que for menos que isso. Temos vivido um evangelho onde tudo tem que ser perfeito, grande e poderoso, onde só existem colheitas maravilhosas. Temos vivido como filhos mimados, que se Deus não faz a nossa vontade ficamos de birra! Temos buscado a Deus por aquilo que Ele pode nos dar e ainda exigimos que Ele nos dê. Quando Deus faz a nossa vontade e realiza nossos desejos nós louvamos Ele e dizemos que Ele é maravilhoso, mas se Ele deixar de nos dar uma benção, viramos a cara e não queremos mais saber de falar com Ele.
Muitas vezes, quando Deus parece não querer nos atender, bravejamos com Ele dizendo que merecemos, pois vamos a igreja todo domingo, fazemos as coisas da forma mais correta que conseguimos e etc. Mas a verdade é que nós não merecemos! A única coisa que merecemos é o inferno, pois somos pecadores! NEM A GRAÇA nós merecemos! Mas Deus, em sua infinita bondade nos concede a Sua graça!
É hora de acordarmos e pararmos de exigir de Deus a graça da graça! Isso não é evangelho! Chega de buscarmos a Deus apenas interessados nas bençãos! É tempo de buscarmos a Deus pedindo para Ele nos preparar para o campo de batalha! Deus está levantando um exército e todos nós somos parte e devemos estar aptos para a batalha.
Evangelho não é conto de fadas. Nós não vamos viver sempre em um mar de rosas. É só olharmos para a bíblia; qual herói da fé que não passou por lutas e dificuldades? A palavra ainda nos diz que nós teremos aflições nesse mundo, mas que devemos ter bom animo, porque Jesus já venceu (Jo 16:33)!
Nós precisamos aprender mais sobre Deus! Deus é um Deus bom e que nos ama. Você acha que Ele entregaria seu único filho se não nos amasse?? E em Mateus 7:11 a bíblia nos diz “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?”. Sim, Deus quer nos dar bençãos, mas uma vida cristã não se resume a isso… Ele também vai nos levar para o deserto (que é local para crescimento) e vamos passar por aflições. Por isso temos que aprender a buscar a Ele por quem Ele é e não pelo o que Ele pode nos dar.
Eu sei que posso ter sido um pouco duro no que escrevi, mas quero encorajá-los a refletirem sobre qual evangelho temos vivido. Deus tem nos chamado a viver o verdadeiro evangelho e Ele tem nos chamado para um compromisso maior com Ele, em santidade e pureza. Deus tem um novo tempo para o Brasil, mas nós precisamos fazer a nossa parte para podermos receber de Deus o que Ele tem para nos dar!
Que Deus abençoe.