quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Carta de uma mãe alentejana (ou não)

Mê querido filho,

Ponho-te estas poucas linhas que é para saberes que tôu viva.

Escrevo devagar porque sei que não gostas de ler depressa. Se receberes esta carta, é porque chegou. Se ela não chegar, avisa-me que eu mando outra.

O tê pai leu no jornal que a maioria dos acidentes ocorrem a 1 km de casa. Por isso, mudámo-nos pra mais longe.

Sobre o casaco que querias, o tê tio disse que seria muito caro mandar-to pelo correio por causa dos botões de ferro que pesam muito. Assim, arranquei os botões e meti-os no bolso. Quando chegar aí prega-os de novo.

No outro dia, houve uma explosão na botija de gás aqui na cozinha. O pai e eu fomos atirados pelo ar e caímos fora de casa. Que emoção: foi a primeira vez em muitos anos que o tê pai e eu saímos juntos.

Sobre o nosso cão, o Joli, anteontem foi atropelado e tiveram de lhe cortar o rabo, por isso toma cuidado quando atravessares a rua.

Na semana passada, o médico veio visitar-me e colocou na minha boca um tubo de vidro. Disse para ficar com ele por duas horas sem falar. O tê Pai ofereceu-se para comprar o tubo.

Tua irmã Maria vai ser mãe, mas ainda não sabemos se é menino ou menina. Portanto, nã sei se vais ser tio ou tia.

O tê mano Rinato deu-me hoje muito trabalho. Fechou o carro e deixou as chaves lá dentro. Tive de ir a casa, pegar a suplente para a abrir. Por sorte, cheguei antes de começar a chuva, pois a capota estava em baixo.

Se vires a Dona Esmeralda, diz-lhe que mando lembranças. Se nã a vires, nã digas nada.


Tua Mãe Mariana



PS: Era para te mandar os 100 euros que me pediste, mas quando me lembrei já tinha fechado o envelope.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mnemotécnica

Factores que
influenciam a Memória
• Ligações afectivas - lembramo-nos facilmente daquilo de que gostamos ou que nos dá prazer.
• Utilidade - as informações que nos são úteis são memorizadas durante mais tempo.
• Compreensão - encontrar afinidades e aplicações para os conhecimentos.
• Esquematização e Visualização - elaboração de apontamentos organizados de forma gráfica e apelativa.
• Necessidade e urgência.

Técnicas de Memorização
Repetição - A forma mais simples de decorar uma determinada informação é repeti-la um determinado número de vezes, até que esteja totalmente apreendida. Esta técnica é muito utilizada, mas pode ser demasiado fatigante ou mesmo pouco útil, uma vez que implica um esforço mental que resulta, muitas vezes, no posterior esquecimento de tudo o que foi decorado.

Imagens mentais - Esta técnica baseia-se na ideia da memória fotográfica. Para as pessoas que tenham maior facilidade em decorar imagens, aconselha-se o recurso a páginas de informação estruturada e extremamente visual, que provoquem um impressão forte na memória e obriguem a uma recordação exacta.

Técnica dos espaços - Nesta técnica pretende utilizar-se a familiaridade da pessoa com determinado espaço para recordar determinada informação. Por exemplo, pode associar-se a cada rua de uma pequena cidade uma ideia. Assim, o indivíduo, enquanto imagina passear-se por esses espaços, vai-se recordando das informações que associou a cada um deles. (Por ex.: Castelo de Guimarães – associado à história de D. Afonso Henriques e da conquista e alargamento de Portugal).

Palavras-chave - A ideia desta técnica é associar um tópico a cada palavra-chave, de modo a que, ao lembrarmo-nos desse termo, nos recordemos de todo um raciocínio ou de toda uma matéria. É um método que tem nítidos benefícios do ponto de vista da compreensão da matéria. (Por ex.: Liberdade e Direito – associado ao 25 de Abril).

Elaboração progressiva - Por vezes, pode ser útil encadear as informações de tal maneira que elas sigam um ordem lógica que nos permita recordar as informações que elas encerram. Esta técnica mostra-se bastante útil para descrever processos. (Por ex.: Irmã, Família, Sociedade).

Técnica dos Números - Algumas pessoas têm uma maior facilidade em recordar números do que palavras, o que pode ser comprovado com os números de telefone. Para essas pessoas, a codificação de um conjunto de informações em números pode ser a forma mais fácil de adquirir todos esses dados. (Por ex.: Associar letras do alfabeto a números).

Técnica das Iniciais - Muitas pessoas têm também maior facilidade em decorar um processo ou dados como os elementos da tabela periódica, se estes formarem, com as suas iniciais, um palavra fácil de memorizar e com sentido. (Por ex.: SMS – mensagem de telemóvel).

Rimas e Jogos - O ensino de crianças passa muitas vezes por rimas e jogos, que se tornam instrumentos fáceis de memorização. Por exemplo, certas rimas para decorar o nome dos meses e do número de dias que os compõem ou mesmo o ritmo que se imprime à tabuada, para que quase se assemelhe a uma cantiga, são formas de memorização mais fáceis de implementar. Este tipo de métodos recorre a palavras que soam a outras e que têm um sentido caricato na frase, o que faz com que a memória os fixe mais facilmente, pois apela à sua componente afectiva.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Música "Come To Jesus", Chris Rice


http://www.youtube.com/watch?v=e_4g8_e16dc

Música "Beautiful Saviour"

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=z8e9lCxn_IY

Letra:
Jesus, Beautiful Saviour,
God of all Majesty,
Risen king,
Lamb of God,
Holy and righteous,
Blessed redeemer,
Bright morning star

All the heavens shout your praise,
All creation bow to worship You

How wonderful, how beautiful,
Name above every name, exalted high
How wonderful, how beautiful,
Jesus your name, name above every name, Jesus

I will sing forever, Jesus I love you, Jesus I love you


Letra em português encontrada:

Jesus, bonito salvador
Deus de toda Majestade
Rei que ressuscitou
Cordeiro de Deus
Santo e virtuoso
Santíssimo Redentor
Resplandecente estrela da manhã

Todo o céu brada o seu louvor
Todo criação reverência em adoração a Ti

Quão maravilhoso, quão bonito,
Nome acima de cada nome, exaltado e bem alto
Quão maravilhoso, quão bonito,
Jesus o seu nome, acima de cada nome, Jesus

Vou cantar para sempre, Jesus eu te amo, eu te amo Jesus

Árvore Geneológica (incompleta)

Sexo desprotegido (SIC)


Notícia da SIC:
http://videos.sapo.pt/8a6p8D2ZcABQJ6JyOSfU

Sexualidade infantil

http://www.youtube.com/watch?v=GVbPKy8tVE8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5a-LkzgLuyw&feature=related

Preciso realçar que é muito importante estarmos cientes das diferentes fases pelas quais os nossos filhos passam. Apesar de achar muito interessante o que este vídeo fala, não refecte 100% a minha opinião (ex. masturbação).

Sexualidade na adolescência

http://www.youtube.com/watch?v=deuERjwXjbo&feature=related

ou

http://www.youtube.com/watch?v=g5sQHSxEOAg&feature=related

Um minuto de irresponsabilidade...

SIDA: http://www.youtube.com/watch?v=roFGj468ZD0

Pensamentos

O colapso moral, social e espiritual, presente hoje em todo o mundo, tanto nos indivíduos como nas colectividades, tem como causa a falta de confiança em Deus.

Quando não temos Deus à nossa frente, vagamos sem rumo pelos desertos da vida, e nossos acalentados horizontes, largos e amplos, ou se estreitam ou se transformam em frustrantes miragens.

Aborto versus Bíblia

A nova Lei do Aborto ou, Interrupção Voluntária da Gravidez, após Referendo a 11 de Fevereiro de 2007, entrou em vigor em Portugal no dia 22 de Abril de 2007, após publicação no D.R. a 17 de Abril.

A lei anterior, aprovada em 1984, definia que o aborto poderia ser feito legalmente até às 12 semanas em caso de a vida da mãe correr risco ou a sua saúde física ou mental, até às 16 semanas em casos de violação e até às 24 semanas se o feto tiver doenças incuráveis ou malformações. O Referendo de 2007 abriu caminho à alteração da Lei, permitindo a uma grávida fazer um aborto até às dez (10) semanas.

Publicação dos resultados do Referendo em: http://dre.pt/pdf1sdip/2007/03/04300/14291429.PDF

O Aborto e a Declaração Universal dos Direitos do Homem:

A Declaração Universal dos Direitos do Homem afirma que “todo o indivíduo tem direito à vida” (artigo 3.º). Também a Constituição da República Portuguesa declara que “a vida humana é inviolável” (artigo 24.º).

De acordo com a Ciência, a vida humana tem início com a fecundação (1), resultante da união de um espermatozóide masculino com um óvulo feminino. Cada uma das células sexuais transporta metade da informação genética do progenitor, de modo que a célula resultante da fertilização, denominada ovo ou zigoto, recebe toda a informação genética necessária para orientar o desenvolvimento do novo ser humano.

O aborto provocado, independentemente do momento em que é realizado, acarreta sempre a destruição de uma vida humana, a quem é negada a continuação do seu desenvolvimento, impedindo-se o seu nascimento e a expressão do seu potencial como criança e adulto. Assim, qualquer referendo ou decreto-lei que legitime a morte de um ser humano indefeso, designadamente a despenalização do aborto, sem qualquer indicação médica que o justifique, é um atentado claro contra a vida humana, e viola a própria constituição portuguesa e os direitos fundamentais do ser humano, expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Segundo a legislação norte-americana, pode-se fazer um aborto em qualquer momento, até o nono mês de gestação, por quaisquer motivos. A morte de um bebé somente após o nascimento é considerada crime de infanticídio.

"No princípio do ser há uma mensagem, essa mensagem contém a vida e essa mensagem é uma vida humana". (Prof. Lejeune)

Processo de crescimento do feto até às 10 semanas:

Dia 0 (concepção) – Só passadas duas semanas (14 dias) é que a mãe começa a suspeitar que está grávida, mas é a partir desse dia que começa a ser um ser humano (1).
Entre os dias 5 e 9 dias – O feto aloja-se no útero. Chama-se nidação.
Aos 14 dias (2 semanas) – o feto produz uma hormona, suprimindo o período menstrual. Nesta época a primeira célula do cérebro já está formada.
Na 3.ª semana – O sistema nervoso e órgãos principais (rins, fígado, intestinos) se desenvolvem e já começa a ter cara e olhos. Nesta altura o bebé já tem cerca de 4 mm de altura.
Aos 18 dias o coração já bate!
Com 1 mês – O bebé já tem músculos, braços e pernas visíveis e já é 10 mil vezes maior do que quando foi fecundado. (imagem lateral)
À 5.ª semana – A identidade é reafirmada: o sangue que circula nas veias do bebé é próprio do bebé e é diferente do sangue da mãe.
À 6.ª semana – O bebé já tem a cara completa (olhos, nariz, boca). Seu cérebro já funciona e sua actividade pode ser medida com um electro-encefalograma.
À 7.ª semana – Os primeiros dentes de leite formam-se. O rim já funciona e já faz xixi.
À 8.ª semana – Já tem orelhas e dedos definidos nas mãos e pés. As impressões digitais do bebé já estão definidas. Tem capacidade de agarrar objectos.
À 9.ª semana – Nesta altura o bebé é muito activo: passa a vida a nadar e já chucha no dedo.
Com 10 semanas… Os ossos começam a crescer, mas a coluna e as costelas ainda são moles. O bebé já tem pestanas, e os olhos abrem e fecham. O cérebro está formado. As cordas vocais estão completas.

É nesta altura que tornou-se legal abortar…

Poderíamos analisar os efeitos físicos e psicológicos que o aborto traz sobre as mulheres, a Ética e os direitos do pai, mas debruçarei no aspecto religioso.

O aborto e a religião cristã

“O aborto é o pior inimigo da paz.”(Madre Teresa de Calcutá)

A proibição do aborto é muito anterior a Cristo. Consta do célebre juramento de Hipócrates, prestado pela generalidade dos médicos, desde o séc. IV a. C. até hoje. É doutrina constante da Igreja, desde os primeiros séculos da nossa era e dos primeiros concílios, de 300 e 314, recentemente reafirmada na Encíclica “Evangelium vitae”, de 1995. A prática do aborto aparece explicitamente condenado na primeira página de um escrito cristão do século I, o Didaké - mas os seus teólogos e moralistas discutiam diferentes graus de gravidade. Em geral, na Europa e na América, as leis civis seguiam a lei canónica. Até ao dia 15 de Agosto de 1930 as Igrejas cristãs estavam de acordo na proibição do aborto. Nessa data, em Lambeth, os anglicanos passaram a aceitar o aborto em certos casos.

Como cristãos, quer sejam católicos ou protestantes, acreditamos na vida. O aborto não é liberalizável.

Conforme acreditamos, todo o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1;27 e Tg 3:9). Tem, por isso, uma dignidade inigualável, sendo cada um de nós único e irrepetível.

Ora o feto não é uma massa informe e gelatinosa, ou uma mera protuberância no ventre da mãe, que pode ser extraído como se de um tumor, quisto ou dente se tratasse, ou mesmo de um ser humano “em potencial”. O feto é um ser, e ser humano.

Como cristãos, consideramos que o aborto é uma clara violação da vontade de Deus, revelada nas Escrituras Sagradas. O quinto mandamento declara precisamente: “não matarás” (Êxodo 20:13).

Em Actos 17:25 a Bíblia diz que “Ele mesmo [Deus] é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.” Para o cristão, somente Deus pode dar ou tirar a vida.

Segundo a Bíblia todo o ser humano (quer nascido ou ainda não) tem um altíssimo valor. Não é algo, é alguém, e alguém que é o nosso próximo, a quem devemos amar, como a nós mesmos (Mt 22:39).

Encontramos na Bíblia a revelação inequívoca de que Deus valoriza a vida humana desde a concepção e que está envolvido no processo procriativo, como por exemplo no texto seguinte, da autoria do rei David (Salmo 139: 13-16): ”Foste tu que formaste todo o meu ser; formaste-me no ventre de minha mãe (...) Conheces intimamente o meu ser. Quando os meus ossos estavam a ser formados, sem que ninguém o pudesse ver; quando eu me desenvolvia em segredo, nada disso te escapava. Tu viste-me antes de eu estar formado. Tudo isso estava escrito no teu livro; tinhas assinalado todos os dias da minha vida, antes de qualquer deles existir.”

Vemos na Bíblia que Deus condena a matança de inocentes: “Maldito aquele que receber peita para matar uma pessoa inocente” (Dt 27:25), e “O Senhor detesta… mãos que derramam sangue inocente” (Pv 6:16,17).

Madre Teresa de Calcutá declarou o seguinte: “Eu sinto que o grande destruidor da paz hoje é o aborto, porque é uma guerra contra a criança, uma matança directa de crianças inocentes, assassinadas pela própria mãe.”

A criança é o dom de Deus para a família. Cada criança é criada à imagem e semelhança de Deus para grandes coisas - para amar e ser amada. As crianças são a única esperança do futuro. Quando as pessoas mais velhas são chamadas para Deus, somente seus filhos podem tomar seus lugares.

Mas o que Deus diz para nós? Ele diz: "Mesmo se a mãe se esquecer [não amar, não desejar] de seu filho, Eu jamais te esquecerei. Eu gravei seu nome na palma de minha mão." (Is 49). Nós estamos gravados na palma da mão de Deus; aquela criança que ainda não nasceu está gravada na mão de Deus desde a concepção e é chamada por Deus a amar e ser amada, não somente nesta vida, mas para sempre.

Jesus disse, "Aquele que recebe uma criança em meu nome, a mim recebe."

Bibliografia:
Artigo do Dr. Jorge Cruz (ACEPS, Portugal)
Wikipedia
Jornal Público (on-line)
Arquivo privado
http://orbita.starmedia.com/~vithorhp/abortonao4.htm
Folheto “Sabor da Vida”
Artigo do Dr. João Pinheiro (AEP)

Outros sites interessantes:
http://www.juntospelavida.org/abportug.html
www.portugalprovida.blogspot.com