quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

RESPOSTAS EM EXAMES (diversão) - 1

Oral da cadeira de Anatomia do curso de Medicina:
Prof.: Descreva o fígado.
Aluno: Os figados...
Prof.: Os figados???? Quantos são?
Aluno: Dois. Direito e esquerdo!

Oral da cadeira de Psicologia do curso de Medicina:
- Onde se localiza o centro de inteligência? (área do córtex cerebra)
- Nos E.U.A.

Curso de Segurança Social, numa Universidade privada lisboeta:
- Digam-me lá porque é que a taxa de natalidade é menor nos países desenvolvidos.
- Porque se trabalha mais do que nos países subdesenvolvidos.
- Ai sim?
- E tem-se menos tempo.
- Menos tempo para quê?
- (O aluno, hesitante e já embaraçado) Menos tempo para fazer amor.

Curso na Faculdade de Medicina de Coimbra:
- Minha senhora, diga-me, por favor, qual é o órgão do corpo humano que dilata até sete vezes o seu tamanho normal. (A aluna retorce-se, transpira, cora indecentemente. Decide mesmo recusar-se a responder à pergunta. Numa sucessão de respostas infelizes a outras questões, acaba por chumbar. Na oral imediatamente seguinte, o professor resolve insistir na pergunta.)
- Minha senhora, diga-me, por favor, qual é o órgão do corpo humano que dilata até sete vezes o seu tamanho normal?
- (A aluna, respondendo prontamente) É a íris, senhor professor.
- (O examinador, com um sorriso largo) Por favor, diga à sua colega que vai ter muitas desilusões ao longo da vida.

Exame numa universidade privada, em Lisboa:
- Dê-me um exemplo de mito religioso.
- Um mito religioso? Sancho Pança.
(Estupefacto, o professor pede ao aluno para este escrever o que acabou de dizer. O aluno escreve no papel: "S. Xupanssa").

Prova oral da cadeira de Direito Constitucional, numa universidade privada de Lisboa:
- O que aconteceu no 25 de Abril foi o início do regime autoritário salazarista. Mas quem subiu ao poder foi o presidente do então PSD, Álvaro Cunhal, que viria a falecer em circunstâncias misteriosas, no acidente de Camarate.

- Quais são as batalhas mais importantes da história portuguesa?
- Antes de mais, senhor doutor, a batalha de Alves Barrota.

O exame terminou aqui.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ACUPUNTURA


A acupuntura é uma técnica medicinal chinesa de manipulação do "chi" (ch'i ou qi) para equilibrar as forças opostas do yin e yang. Supõe-se que o "chi", uma suposta energia que permeia todas as coisas, fluiria através do corpo através de 14 caminhos principais chamados meridianos. Quando o Yin e o Yang estão em harmonia, o "chi" flui livremente pelo corpo, e a pessoa tem saúde.

A acupuntura consiste em inserir agulhas através de pontos específicos do corpo, supostamente revendo obstruções do "chi" prejudiciais à saúde.

Pesquisas científicas ao longo dos últimos 20 anos não conseguiram demonstrar que a acupuntura seja eficaz contra qualquer doença.

A acupuntura é usada na China há mais de 4.000 anos para aliviar dores e curar doenças. A medicina tradicional chinesa não é baseada no conhecimento da fisiologia, bioquímica, nutrição e anatomia modernas, ou qualquer dos mecanismos conhecidos de cura. Nem é baseada no conhecimento da química celular, circulação sanguínea, funções nervosas, ou na existência dos hormónios ou outras substâncias bioquímicas. Não há nenhuma correlacção entre os meridianos usados na medicina tradicional chinesa e a disposição real dos órgãos e nervos no corpo humano.


Apesar do uso milenar desta "medicina" na China, a raíz da acupuntura é indiana. Os indianos não falam em meridianos, mas em chakras. Assim como os chineses acreditam que a energia circula pelos meridianos, os indianos falam em "centrais de concentração de energia". Isto são os chakras, pontos de muito acúmulo energético. Segundo, a teoria indiana são sete os principais, deles ramificam-se uma série de outros pontos. Os indianos acreditam que os sete principais chakras abrigam uma "serpente adormecida", a Kundalini. A serpente é um símbolo de uma energia poderosa que pode ser libertada em determinadas circunstâncias. É uma serpente de fogo que dá força, poder e vitalidade. [Isto não vos dia nada?!] Os chakras, na verdade, são uma espécie de chave... para abrir Portais. São passagens para dimensões paralelas! ("Filho do Fogo" - vol. 1 - pág. 188)

Será que se está fazendo algum mal às pessoas que se submetem à acupuntura? Bem, além daquelas que não estão sendo tratadas de doenças e lesões que a medicina moderna poderia tratar eficazmente, há alguns outros riscos. Têm havido relatos de perfurações de pulmão ou bexiga, agulhas quebradas, e reações alérgicas a agulhas contendo substâncias outras que não o aço cirúrgico. A acupuntura pode ser prejudicial ao fecto no início da gestação, já que pode estimular a produção do hormónio adrenocorticotrópico (ACTH) e da oxitocina que afecta o parto. E, é claro, há sempre a possibilidade da infecção por agulhas não esterilizadas.

A base filosófica da Acupuntura

O taoísmo, base filosófica da acupuntura, a partir da qual essa técnica foi criada, se baseia no sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, tais como a magia, a alquimia, o culto aos ancestrais e os rituais de exorcismo. Mesmo não sendo uma religião mundialmente popular, seus ensinos têm influenciado muitas seitas modernas.O taoísmo ensina ainda que tudo no universo é composto pelos elementos opostos do yin e yang. O lado positivo é o yang, e o negativo, o yin. Assim, os chineses conceberam o universo como sendo activado por dois princípios básicos, que seriam qualidades opostas, mas complementares. Afirmam eles que tudo o que vemos só existe em virtude da constante influência mútua dessas duas forças. O yin e o yang estariam contidos no Tao, que seria o princípio básico de todo o universo, "o começo e o fim, o princípio sem princípio, o que não pode ser expressado e o que tudo abarca".Segundo o taoísmo, o corpo humano possui 360 pontos distribuídos em linhas. A acupuntura estimularia esses pontos, com base nos princípios taoístas, para aliviar sintomas e dores. O taoísmo está presente ainda hoje na vida cultural é política da China, através de manifestações populares como o chi-kung, arte de autoterapia; o wu-wei, prática da inacção; a ioga, as artes marciais wu-shu ou kung -fu e a acupuntura.

Acupuntura e a Bíblia

À luz da Palavra de Deus, há inúmeros equívocos na acupuntura e no taoísmo. Segundo Tchuang-tseu, filósofo sistematizador e divulgador do taoísmo, "o Tao te Ching é a fonte da sabedoria e a solução para todos os problemas da vida". Ora, a Palavra de Deus é que é a única regra de fé e prática do cristão (Salmo 119.105).

CARNAVAL

Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no Verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita.

As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza. Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.

A palavra carnaval vem do termo "carnevalle". Ela é sinónimo de uma festa onde todo o desejo da carne é considerado realizável. Ao longo dos séculos tem sido o carnaval uma festa onde a liberação dos desejos carnais proporciona todo o tipo de pecado. O Carnaval é uma máscara para os participantes se entregarem a todo o tipo de perversidade sob o lema: neste dia vale tudo.

As características do carnaval, dito cristão, é constituído pelo uso de costumes e práticas considerados, fora dele, de pecado.Para o verdadeiro cristão o Carnaval não tem lugar na sua agenda. A Palavra de Deus revela claramente a necessidade de combater tudo aquilo que provoca a ira de Deus e recomenda a viver uma vida de estreita comunhão com o seu Senhor:

Leia Colossenses 3:1-15


Acha que esta jovem é cristã? Comente...

VOCÊ É ESPECIAL! ACREDITE!


Ninguém precisa de estar em condições especiais para ter o seu valor!

Se você estivesse perdido numa ilha à procura de alimento e, de repente, encontrasse um coco. Só que você nunca viu um na vida! Você pega, sente, cheira; é uma coisa dura e áspera, com fiapos castanhos grosseiros. Não tem cheiro nem textura agradáveis ao paladar. Só que dentro dele existe aquela água boa e a polpa comestível. No entanto, diante da aparência do coco... você o jogaria fora e continuaria a busca.

Você é um coco! Você é especial! Nossa casca não é importante; o importante é o interior; o que temos dentro de nós. Todos nós somos uma pequan semente que pode tornar-se uma grande árvore. Só precisa ser regado da maneira certa, no tempo certo. E com a água certa!

domingo, 22 de fevereiro de 2009

PÉSSIMA IDEIA...

A associação ILGA - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgéneros - congratularam-se no dia 19 de Janeiro com o compromisso de José Sócrates, primeiro-ministro, de avançar com o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Esta associação afirmou que "as vozes que inevitavelmente se levantarão (concerteza estarão a referir-se aos cristãos) contra esta medida vão provar apenas a persistência do preconceito homófobo na sociedade portuguesa e, portanto, reforçar a urgência de lutar contra a discriminação em função da orientação sexual."

Nota pessoal: Desde quando a homossexualidade é uma orientação sexual? Leia artigo anterior: sobre homofobismo.

HOMOFÓBICOS??? NAO!




Escrevo este texto porque estou convicto de que há pessoas inteligentes, cartesianas, que interpretam e analisam bem um texto, embora não comunguem do nosso credo nem da mesma idiossincrasia. Eu sei que o medo e o ódio devem ser combatidos pois nunca trouxeram paz à humanidade e como cristão consigo identificar perfeitamente que nossa luta não é contra pessoas, pois que as amamos, mas contra uma nuvem escura que paira sobre a liberdade de expressão. É Por respeito a esses leitores que deixo aqui minha opinião, que não difere em substância da maioria dos evangélicos e de suas lideranças.



Evangélicos e católicos não odeiam pessoas homossexuais.Há uma razão para isto: Jesus Cristo, o fiador do Novo Testamento, sempre foi o advogado das pessoas "diferentes". Foi assim com Zaqueu, com a mulher samaritana, com Maria Madalena, com a mulher adúltera do Evangelho de João. Ele era, é, e será sempre a expressão do amor de Deus. Por falta de conhecimento muitos consideram Deus um carrasco ou um monstro. Onde está o erro desta ideia? Deus se manifestou entre os homens como Jesus. É este Deus que conheço: amoroso, perdoador, fiel, paciente, compassivo e misericordioso. Jesus é a imagem não distorcida de Deus. O comportamento de poucos e falsos seguidores não é uma premissa lógica para a compreender a ideia de Deus.



As atitudes da maioria dos crentes pauta-se pelo amor e respeito cristãos. Se Deus é amor, onde houver um cristão deve existir: respeito, comunicação, paciência, esperança e tolerância - que são os frutos do amor. Por causa de um conselho do apóstolo Paulo, posso inferir que no dia de amanhã possa eu estar caído da graça e em meu lugar um homossexual regenerado servindo a Deus. Este facto pode acontecer comigo, pois no vestibular de Deus duas matérias são eliminatórias: compaixão e misericórdia!Há pessoas crentes radicais? Sim! Como em qualquer outro segmento social. Se no passado alguns pastores evangélicos cometeram excessos e expuseram a vida íntima de pessoas, hoje percebo que a prudência e o respeito evoluiram e melhoraram entre eles. Cabe explicar que Igreja Evangélica, e toda sociedade, de certa forma ficaram miseravelmente sujeitas à influência de uma ditadura, que graças a Deus acabou. Se houve extremismo, hoje há moderação. Nunca li na grande media que crentes reunem-se para linchar gays. Isto acontece apenas nas novelas.



O que está escrito na Bíblia não impede as pessoas de exercer o livre arbítrio, pois Deus não nos criou robôs ou "zumbis" mas seres humanos dotados de intelecto e vontade próprios. Se uma pessoa homossexual tem o direito de expressar-se livremente e criticar a Bíblia, os crentes, os católicos - nós não queremos perder esse mesmo direito para fazer o contraponto. Se uma Lei dessas passar, e o que vale na justiça é a letra da lei, qualquer pai, mãe, pastor ou padre, que abordarem em casa, na Igreja, no trabalho que a opção pelo homossexualismo é um pecado condenado pelas grandes religiões, correriam o risco de serem processados, condenado, presos por abordarem o assunto de acordo com suas consciências. Isto nos levaria ao erro de uma nova inquisição. Por isso, os crentes e também posso dizer os católicos, não têm nenhum desejo de linchar, machucar, matar, ferir homossexuais nem desrespeitar as escolhas e preferências sexuais de ninguém. Querem, sim, que a Constituição continue assegurando a todos, indistintamente, o direito de criticar , e o direito integral à liberdade de expressão. Isto não é "homofobia", muito pelo contrário, chama-se Democracia!



(Adaptado)



João Cruzué

O CANCRO DA CARNALIDADE

Partindo da nossa cultura secular, é fácil chegar à conclusão de que estamos numa CRISE DE AMOR - ninguém sabe manter o amor vivo. Todo o mundo está a abandonar o seu verdadeiro amor.

Se já se perdeu alguma vez, porque fez uma curva e saiu da estrada onde deveria estar, sabe que deve fazer um retorno. É possível que perca o amor, e a melhor coisa a fazer é identificar as atitudes que o tiraram do caminho e lidar com elas.

Deus tem muitos filhos que não sabem a qual família pertencem! Eles estão a tentar viver com Cristo e com o mundo ao mesmo tempo. Como cristãos, estamos a sofrer uma série de perdas e derrotas porque estamos a ser carnais.

O que é um "cristão carnal"? É crente bebé que acabou de nascer de novo. É alguém que está a caminho do Céu, mas que tem a sua vida de fé ainda comprometida com o mundo.

Se ainda não confiou no Senhor Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador, então precisa nascer de novo - Jo 3:1-7.

Existem algumas ilustrações de pessoas que se comprometeram com Deus e terminaram terrivelmente fracassadas:
- David - adulterou com Bath-Seba e mandou matar o marido dela - II Sm 11-12.
- Salomão - "amou muitas mulheres estrangeiras" (I Rs 11:4) que lhe perverteram o coração, desviando-o de Deus.

Deus lhe deu uma vida nova, mas você deverá vivê-la a cada dia de sua vida.

UM CRISTÃO CARNAL É UM CRISTÃO ESTAGNADO, PARADO.

Um cristão carnal é alguém que foi salvo, mas não demonstra um crescimento espiritual. Ele ainda está envolvido com os mesmos velhos pecados (hábitos que desagradam a Deus) e continua a agir da mesma forma antiga. Os cristãos carnais recusam-se a aprender e aplicar a verdade de Deus. Esta atitude paralisa por completo o desenvolvimento espiritual.

UM CRISTÃO CARNAL TEM UMA MENTE CARNAL.

Sua mente é dirigida pelas coisas que não são do Espírito. Sua mente é desobediente à Palavra. As coisas que são da carne nos agradam porque vivemos na carne. Pense agora no pecado que mais tenta o seu coração. A razão pela qual ele o atrai tanto é porque ele lhe traz prazer. O pecado trabalha em nossos sentidos e agrada a carne.

Sua mentalidade é de que qualquer coisa é aceitável simplesmente pelo facto de que todo o mundo a pratica, porque é "natural". O homem natural pode entender de ciência, matemática, e outras coisas, mas não pode entender e apreciar a realidade espiritual. Suas acções são condicionadas pela sua mente.

A pessoa espiritual aprendeu a pensar com a mente de Deus, da maneira como Deus pensa. Como cristãos espirituais não podemos condenar um bebé por fazer coisas próprias de um bebé. Os novos cristãos, ainda carnais, não sabem como agir ou falar.

Se ainda é um novo cristão, não fique frustrado porque ainda não é maduro. Estranho é, quando uma pessoa já tem tempo suficiente para ser espiritual, e ainda vive e pensa como um cristão carnal.

UM CRISTÃO CARNAL É UM CRISTÃO REBELDE.

Todos nós já vimos crianças e adolescentes rebeldes! Se um filho teima em viver uma vida diferente daquela que os pais lhe ensinaram, então ele é um filho rebelde.

A mesma coisa pode acontecer com um cristão que já aceitou Jesus há algum tempo, mas que ainda vive de acordo com os padrões da carne. Ele se recusa a fazer a coisa certa, porque levar uma vida carnal para ele foi uma decisão própria.

Existem cristãos que foram salvos há muito tempo e ainda brincam com a lama espiritual e se ddivertem com ela.

[Esta meditação faz parte de um estudo mais completo. Não deve ser usado nem copiado, sem autorização do autor.]

O PRIMEIRO AMOR


João 21:15-17 - "Amas-Me?"
O Salvador não ficou satisfeito com a resposta de Pedro, até que se convencesse totalmente do amor de Pedro por Ele. Se o serviço de Pedro não fosse motivado por um intenso amor, acabaria sendo apenas a prática sem a paixão.
Nosso amor por Jesus é tão fundamental que Ele mesmo o chamou em Apocalípse 2:4 de nosso "primeiro amor". Jesus leva este assunto tão a sério que, se não O amarmos em primeiro lugar, nada mais que façamos para Ele terá importância.
O amor a Deus sempre esteve em primeiro lugar na lista das prioridades de Jesus.
Como cristãos [antes pecadores, mas agora redimidos pelo sacrifício de Jesus], vivendo num mundo decaído e sem redenção, infelizmente existem muitas coisas ao nosso redor, e até mesmo dentro de nós, que podem provocar o desvio da nossa atenção de Cristo, fazendo-nos perder o nosso "primeiro amor".

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

CRIANÇA DE 13 ANOS É PAI!!!!


Chantelle Steadman. de 15 anos, negou os boatos de que Alfie, de 13 anos de idade, não seja o pai do seu bébe. Dois outros garotos, um de 16 e outro de 14 anos, afirmam que tiveram relações sexuais com a menina e poderiam ser os pais da recém-nascida Maisie.

Falando em sua casa em Hailsham, East Sussex, Alfie chamou os rapazes que reclamam da paternidade de “estúpidos” e disse não ter receio do exame de DNA, apesar de, antes, perguntar para a mãe o que era este exame. "Os outros garotos são estúpidos e estão mentindo" disse Alfie em entrevista aos tabloides. Chantelle diz que ama Alfie e que os outros dois rapazes estariam mentindo.

O caso ganhou destaque na media internacional depois que o garoto de treze anos apareceu na capa do The sun na última sexta-feira, 13 (2009.02.13).

--------------

Depois de resistir, o serviço de assistência social britânico resolveu fazer um teste de DNA para esclarecer o quanto antes a paternidade da pequena Maisie. O caso monopoliza a atenção de boa parte da imprensa britânica. A situação envolvendo Chantelle Steadman, de 15 anos, e Alfie Patten, de 13, só piora. De acordo com o jornal "Sun", oito adolescentes já disseram que podem ser o pai de Maisie. Chantelle mantém o que disse: "Alfie é o único garoto que eu tive". Dois dos possíveis pais vivem na mesma região de Eastbourne onde Chantelle mora, e têm 14 e 16 anos.

Chantelle e Alfie estão reclusos para evitar "fofocas cruéis", disse Penny, a mãe da jovem.
Se Alfie não for o pai de Maisie, as assistentes sociais deverão ter bastante trabalho.

E tem mais: De acordo com o "Metro", Nicola Hill, mãe de Alfie, está sendo processada por deixar que o filho falte às aulas...

------

A mãe de Alfie é suspeita de deixar seu filho "matar aula" e deve se apresentar a um tribunal na próxima semana, segundo o "Daily Mail".

Nicola Patten, de 43, vai responder por um período de cinco meses, no ano passado, quando ele deixou de comparecer regularmente à Escola comunitária de Willingdon.

O conselho responsável começou os procedimentos legais contra Nicola. Como resultado, ela pode levar uma multa.

Alfie e a mãe da criança, Chantelle, de 15 anos, devem enfrentar testes de DNA para provar que ele é realmente o pai da pequena Maisie Roxanne, nascida no último dia 9.

Alfie diz que quer ter uma prova, depois que pelo menos dois outros garotos disseram ter tido relações com Chantelle. Chantelle, por sua vez, disse que ama Alfie e perdeu sua virgindade com ele.

"Decidimos começar um relacionamento físico porque nós nos amamos. Não houve ninguém mais."

Chantelle acrescenteu que Alfie fica muito ciumento quando ela fala com outros meninos, e que ela também não gosta quando ele fala com outras.

VIDA NOCTURNA E COM 13 ANOS


Álcool: À sexta-feira a noite é para maiores de 13 anos

Lisboa, 09 Fev, 2009 (Lusa) - O Instituto da Droga e Toxicodependência quer proibir o consumo de álcool a menores de 18 anos e aumentar a fiscalização. A lei actual já prevê os 16 como idade limite, mas nem sempre é cumprida. Nalguns bares e discotecas de Lisboa, há miúdos de 13 anos a beber copos à noite.
Como será possível os pais deixarem os seus filhos saírem para esses sítios? De certeza sairão sem autorização! Não quero acreditar que os pais autorizem os filhos irem para esses lugares. O problema não é o convívio que podem ter, se for saudável. O problema é o consumo em idades tão precoses. Será que há esperança para a nossa juventude?

CONSELHOS IMPORTANTES


Olá, numa altura difícil da minha vida, um amigo enviou-me alguns conselhos os quais gostaria de compartilhar convosco. Não são somente conselhos para mim, os quais quero sempre lembrar, mas também compartilhar com todos:

1. Permanece sempre firme no propósito e visão de Deus para a tua vida!

2. Aquilo que Deus tem para ti, ninguém te pode tirar.

3. Lembra-te que o presente/dom do homem, sempre lhe abre o caminho (Pv 18:16).

4. Ouve os homens mas, acima de tudo, ouve a voz do Espírito Santo em ti!

5. Nunca, jamais, em tempo algum, desonres a liderança que Deus colocou sobre ti! Desonrar a autoridade sempre conduz à ruína... nem que "tenhamos razão!"

6. A verdadeira submissão começa quando a concordância termina!

7. Humildade no presente sempre traz honra no futuro!

8. Faz aos outros o que gostariam que te fizessem!

9. Jamais comprometas a tua integridade em função de uma suposta segurança financeira!

10. Lembra-te que a ÚNICA coisa que decide o teu futuro são as tuas decisões! Por isso usa de SABEDORIA "and let the Holy Spirit do the talking"!

Obrigadão amigo J.P. Batista

sábado, 14 de fevereiro de 2009

FILHO DO FOGO vol. 1 - PENSAMENTOS (1)


Amigos, tenho estado a ler o conjunto de livros escritos por Daniel Mastral, ex-satanista, convertido a Cristo, o qual tem dado alguns conhecimentos ao povo de Deus a respeito do modo de trabalhar do Satanismo. Ao ler este conjunto de livro tenho tirado algumas lições importantes que gostaria de compartilhar convosco. Gostaria também de ter um 'feed-back' vosso a respeito do que vou escrevendo:
1 - Quando adolescente, Daniel pertenceu a um grupo chamado "29". Havia uns tipos na sua escola que estavam sempre a meter-se com ele, e um dia o seu grupo fez uma "espera" a esses tipos. No livro ele comenta que seus amigos do grupo "avançaram sem piedade e eu voei para o outro lado da rua. Eles eram muitos mas a minha turma era maior! Do outro lado da rua havia pelo menos uns vinte moleques da "29", alguns até bem maiores do que nós. Fiquei lisonjeado pela presença de todos, e tão pontualmente." (pág. 72) Quero destacar que ele fez tudo para provocar todos os seus provocadores da escola. Na altura do combate, imagine se seus amigos não fossem pontuais e fieis à palavra? Precisamos disto. Como cristãos, muitas vezes não somos pontuais com os compromissos assumidos, a chegar a horas ao trabalho, à igreja, etc. "Agradeci muito o que tinham feito e comecei a perceber que aquele negócio de honra e compromisso um com o outro era sério de verdade!" (pág. 73)
2 - "Os papéis começaram, então, a inverter-se. A eminente fama e a certeza de saber-me protegido pelos meus amigos..." (pág. 74). É importante que haja protecção entre os irmãos, no Corpo de Cristo - protecção mútua. Não pode haver ataques uns aos outros, mas antes defendermo-nos mutuamente. É importante saber que se houver alguma coisa, terei irmãos que me protegem. Isto é ser Corpo!
3 - Na pág. 79, encontramos um exemplo de discipulado. Num dos encontros do grupo "29", pensaram em fazer um roubo. Visto que Daniel ("Catatau") não sabia como fazer, alguns dos elementos do grupo o ensinaram. "Saímos os cinco para a calçada, lado a lado. (...) Em poucas palavras, explicou: "Hoje você só olha, Catatau. Para ver como é que faz, falou? Depois a gente descabaça você! Descabaça queria dizer "fazer a primeira vez". Isso significava que na próxima oportunidade eu faria sozinho, mas ainda com a supervisão deles. E mais tarde o esperado era que eu soubesse me virar por mim mesmo, sem a ajuda de ninguém." Apesar de ser um discipulado negativo, o princípio está correcto: eu faço e você vê, depois fazemos juntos, e a seguir você faz e eu vejo.
4 - Partilha. "Na gangue, o que era de um era de todos." (pág. 80) Este princípio é muito importante pois nos ensina o princípio da partilha com os nossos irmãos. Já na igreja primitiva vivia-se desta forma. Devemos aprender este princípio de suprir as necessidades uns dos outros, de não sermos egoístas, de darmos aquilo que temos.
5 - Ainda adolescente começou a aprender Kung Fu... "Todos os outros alunos que haviam começado na mesma época que eu foram aos poucos desistindo, por falta de disciplina e empenho. A arte por si só exercia uma seleção natural sobre o grupo. Muitos começam mas poucos terminam. E eu ia terminar!" (pág. 88) Para caminharmos o Caminho de Cristo é preciso disciplina e muito empenho. O mesmo tem acontecido a muitos que tenho conhecido; têm ficado pelo caminho, pois não são persistentes. Precisamos empenhar-nos em chegar ao final da "carreira", e para isso precisamos ser disciplinados na nossa vida cristã, senão iremos ficar pelo caminho.
6 - Sobre a importância da disciplina... "Nunca será um Mestre sem disciplina e sem controle de si mesmo!" (pág. 91)
7 - À medida que Daniel foi crescendo, começou a namorar com uma moça cristã. Ela convidou-o a ir à sua igreja, e infelizmente parte da congregação teve uma má reacção para com ele. Em vez de o amar e o receber bem... (vamos ver) "... naturalmente que percebi a reação das pessoas. Nada mais, nada menos do que a mesma de sempre! Não é porque ali era uma igreja que as pessoas iam deixar de ser preconceituosas. Camila ia me apresentando à medida que cumprimentava os fiéis. "-Oi tudo bem? Este aqui é o Eduardo (Daniel Eduardo Mastral), meu namorado!" "-Namorado, é? Puxa..." As pessoas procuravam sorrir mas a expressão "shocked" era evidente. Alguns se pouparam de me estender a mão. Outro já fizeram absoluta questão de orar por mim. "- Que Jesus te liberte!" (pág. 120) - Enquanto que a Igreja deve ser um local de amor, e boa recepção a todos quanto a ela vão, ali ele sentia-se indesejado, e sempre observado pelos "fiéis". Ele próprio mencionado no livro que ninguém fez questão de sentar perto dele. Precisamos mudar as nossas comunidades para serem lugares onde recebemos todos de braços abertos, mesmo aqueles que são indesejados pela sociedade.
8 - Na página 136 e seguintes ele descreve um pouco os "bastidores" da família da namorada. A família, cristã, só era um mau exemplo de cristãos. O pai de Camila "falava muito e era extremamente abrutalhado", estava desempregado "porque não queria ser subalterno de ninguém". O dinheiro escasseava até mesmo para a comida. A casa onde viviam era cedida por uma prima rica. Todo o recheio da casa era da tal prima. Ou seja, não tinham onde "cair mortos". Ele critica a comunidade pois esta família pobre não era ajudada pela igreja a sair desta situação. É importante que os cristãos ajudem aqueles que estão em necessidades, porque se não formos nós a ajudarmo-nos uns aos outros, quem ajudará?
9 - O irmão da Camila era pastor. Seu comportamento tinha muito pouco de cristão. "Outra coisa que me chamou a atenção negativamente foi assistir ao "namoro e noivado" do pastor. Eu ficava constrangido perto deles, tão grande era o "amasso"! Na frente da família, da mãe, das irmãs e de quem quisesse ter saco de ficar por perto. Eu, que não era pastor, e não tinha nenhum nome a zelar, não fazia diante dos outros o que ele fazia com aquela namorada. Para mim, era nojento. Tem coisas que só ficam bem entre quatro paredes!" É muito importante cuidar do nosso comportamento. Como cristãos, devemos procurar viver de uma forma correcta, de acordo com os princípios de Deus, já para não falar da decência.
10 - À medida que foi convivendo mais de perto com a família da namorada, observou que a sua vida não coincidia com a fé que professavam. "Comecei a achar que Deus não abençoava tanto assim. A desestrutura familiar era completa." (pág. 139)
11 - Quando Daniel conheceu Marlon, eles eram sempre pontuais. "Esta é uma bela qualidade muito pouco cultivada... aliás, já quase esquecida!", afirmou Marlon. Se os Satânicos prezam pela pontualidade, muito mais, que temos um Deus de ordem. Tudo foi feito por Ele "no tempo determinado."
12 - Quando Daniel, que tinha um gosto muito peculiar de vestir e pentear-se, à punk, foi apresentado a outros amigos satânicos, "ninguém me olhou feio ou pareceu demonstrar desagrado por causa da minha idumentária." (pág. 169) Quantas vezes vemos pessoas que se vestem diferente de nós, penteiam-se diferente de nós, etc., e nos afastamos delas. O caminho é achegarmo-nos perto delas e sermos "cristo". Agir como Cristo agiria! Quanto ainda temos que crescer!

PREPAREMO-NOS PARA COISAS GRANDES

Precisamos de nos preparar para as grandes coisas que Deus tem para nós. Deus é Deus de coisas grandes!

1 -Como se preparar? "Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós" (Js 3:5). A palavra "santificai-vos" significa: tirar da sua vida aquilo que não devia lá estar; colocar na sua vida aquilo que deveria la estar. O que houver na sua vida, coloque-a direito.

2 - Prepare-se para possuir.

Examine a sua vida e tome a decisão de fazer mudanças necessárias para que possa estar preparado para tudo o que Deus tem para a sua vida.

FAZ TU PRIMEIRO



"Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles..." «Mateus 7:12»


Uma das coisas mais importantes na nossa vida é a maneira como tratamos com as pessoas que nos rodeiam. Se tratarmos bem as pessoas, nós também seremos bem tratados. Jesus nos ensina com este versículo três lições muito simples, mas também muito importantes:



1 - O bem que queremos é o bem que devemos fazer. Quem espera que as pessoas as pessoas o sirvam, o honram, o obedeçam, lhe façam algo, os trate bem para depois tratá-las bem, etc., dificilmente conseguirá desenvolver uma vida de servo.


2 - Se queremos ser bem tratados devemos em primeiro lugar tratar bem os outros. A melhor forma de mostrarmos ao mundo que somos filhos de Deus é amarmo-nos uns aos outros. Por isso Jesus nos ensina que, se quisermos ser respeitados, primeiro teremos de respeitar os outros; se quisermos atenção, primeiro devemos dar atenção aos outros; etc.


3 - Praticar o bem às pessoas é um meio de os atrair para o Reino. Não podemos viver isolados do mundo. Os filhos de Deus estão no mundo, embora a ele não pertençam. Nós temos vizinhos, amigos, familiares, colegas de escola/trabalho, a quem devemos dar bom testemunho, ser coerentes com a nossa fé.


TANTO NO SENTIDO PESSOAL COMO NO SENTIDO COLECTIVO, NÓS DEVEMOS PROCURAR SEMPRE DAR OS PRIMEIROS PASSOS PARA MELHORARMOS O NOSSO RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS COM QUE CONVIVEMOS.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PIERCINGS E TATUAGEM (2)



2 - Tatuagens



Elas são marcas e cada uma tem seu significado no mundo espiritual. Quer dizer que se tenho tatuagens pelo corpo estou sujeito a actuação de satanás na minha vida? Sim, mas somente se você ainda não tiver se entregue totalmente a Jesus, pois Ele apaga no mundo espiritual o que não pode, muitas vezes, ser apagado no mundo real. Já o caso do piercing é mais fácil, visto que só necessita ser retirado do corpo.

Agora que já sabe o que significa cada um dos tipos mais comuns de piercing, você pode optar por ser livre ou estar preso de alguma forma pelas armadilhas do diabo, caso queira usar ou use algum deles. Da mesma forma, você pode optar por retirar essa marca do seu corpo e pedir para que Jesus feche as portas que foram abertas.

O Senhor é um Deus de amor e quer sempre o melhor para Seus filhos e nunca vai querer que nenhum de nós se perca por causa da actuação do diabo. Somos mais que vencedores em Cristo Jesus!!!

PIERCINGS E TATUAGEM (1)


Vivemos um tempo em que há uma série de novidades e de novos hábitos e costumes que estão sendo impostos a toda hora pelo contacto de culturas, pela mídia, pelos famosos. Diante de tantas inovações, é natural que as pessoas que estão no mundo, mas que do mundo não são (Jo 17:16), ou seja, os que estão servindo a Jesus, fiquem atónitos e duvidosos sobre qual comportamento devem tomar para que prossigam agradando ao seu Senhor.

Muitos jovens cristãos têm se deixando influenciar pelo modismo do mundo. Alguns dizem que é necessário para evangelizar as pessoas, outros dizem que a igreja precisa mostrar que não é radical e ainda escutamos diversos absurdos.

1 – Piercings

Esse texto traz como tema principal o Piercing. Esta indumentária para o corpo surgiu na Índia há bastante tempo. Sua função é trazer mais um adorno, uma diferenciação, uma certa forma de beleza estética. Porém eles têm um significado diferente para cada parte do corpo.

Está relacionado com a religião hinduísta, com seus milhares de deuses. O piercing, para os hindus, é um objecto segundo o qual a pessoa dedica parte do seu corpo a uma determinada divindade, como que uma permissão de entrada e de domínio por parte da divindade desta parte do organismo. Portanto, a colocação de um piercing está vinculada a esta ideia de contacto espiritual com uma divindade, a uma abertura a uma determinada divindade.

É interessante observar que a palavra “to pierce/piercing” é da língua inglesa e quer dizer aquilo que penetra, que fura, que abre um buraco em alguma coisa. Assim, até mesmo a denominação deste objecto em inglês dá-nos a ideia de abertura, de retirada de obstáculo, de estabelecimento de uma comunicação, de um contacto.

Como o uso do piercing foi lançado e se disseminou entre artistas e grupos de cultura alternativa, pessoas que são confessadamente admiradoras ou vinculadas à cultura oriental, a principal fonte de inspiração para tais movimentos, notadamente a cultura indiana (que o digam os hippies e os primeiros conjuntos musicais de rock e assemelhados a partir da década de 1950), vemos que o uso do piercing entre os lançadores desta moda possui esta concepção hinduísta.

Portanto, todos os Piercings são dedicados a deuses e/ou ídolos regionais e territoriais. A partir do momento que coloca um Piercing em seu corpo está aberta a porta para actuação demoníaca, mesmo que você não queira ou não saiba que isso vai acontecer. O diabo não está nem um pouco interessado em saber qual é a sua intenção, ele não quer saber se sabe ou não o significado do que está a fazer; ele apenas usa suas artimanhas para se apoderar da sua vida.

Portanto, vou explicar um pouco dos significados dos Piercings nas partes do corpo mais comumente utilizadas para sua colocação.

O Piercing colocado no nariz significa DOMÍNIO e seu sentido no mundo espiritual é uma distorção do carácter e um direccionamento que causam rebeldia e uma autoconfiança muito exacerbada.

O Piercing nas sobrancelhas dá vazão para um APRISIONAMENTO DA MENTE, causando um bloqueio na mente de quem os usa. Para essas pessoas nada tem grande importância principalmente na vida espiritual.

O Piercing nas orelhas, muito comum, significa APRISIONAMENTOS EM ÁREAS ESPECÍFICAS do corpo, podendo ser bloqueio do sistema nervoso, sistema simpático e sistema parassimpático. As pessoas que os usam podem sofrer de problemas na coluna, útero, alterações de libido e personalidade e, também, alterações genitais.

Um dos piercings que estão mais na "moda" é colocado no umbigo. Este está na área destinada a ALIMENTAÇÃO. Serve como um local de canalização de espíritos satânicos no corpo de quem os usa. Ele representa a exposição do corpo, visto que as pessoas que os usam gostam de deixá-los à mostra.

O Piercing nos lábios significa um DOMÍNIO NA FALA; assim como o que é colocado na gengiva. As pessoas que os usam estão propensas a ter insegurança nessa área, dificuldades para uma boa comunicação, etc. Seu significado na vida dessas pessoas é como de um cabresto e pode ser representado na forma de gagueira. A diferença entre o colocado nos lábios e o que é colocado na gengiva, é que o segundo representa a LUXÚRIA.

O Piercing nos órgãos genitais traz como significa principal a PROSTITUIÇÃO. Ele pode causar um estímulo intra-uterino para actuação de espíritos nessa área causando esterilidade e outros problemas nas mulheres e, também, nos homens. Ele trás uma actuação na área da prostituição na vida das pessoas que o utilizam.

Bem, significa que todas as pessoas que você vir com esses tipos de piercings estarão manifestando esses sintomas que foram ditos? Não, nem sempre. Mas digo que, com certeza, no mundo espiritual elas estão aprisionadas de alguma forma por essas marcas que elas carregam no corpo.

O uso do piercing está relacionado com o exibicionismo corporal, ou seja, a utilização do piercing, dizem os seus próprios usuários, tem como objectivo fazer uma exaltação do corpo, favorecer a sua exibição, inclusive com finalidades de atracção física, frequentemente relacionadas ao erotismo.

Ora, toda e qualquer atitude que tenha por objecto fazer com que o corpo seja um instrumento de lascívia, de sensualismo, é totalmente contrário ao propósito bíblico do corpo como instrumento de santificação (I Ts 5:23). A Bíblia é expressa ao afirmar que nosso corpo não é um meio de favorecimento da impureza sexual (I Co 6:13,18).

Observemos, por importante, que não somos nós que estamos dando uma conotação maldosa ao uso do piercing, mas são seus próprios usuários que dão este significado para a prática. Tanto assim é que alguns dos locais de maior utilização de piercing tem sido o umbigo, as genitálias e a gengiva, locais que levam a uma exibição corporal e a uma conotação erótica evidente (alguém poderá perguntar que tem a ver a gengiva com esta conotação sensual. Segundo os hindus, a gengiva é um centro de energia, um piercing ligado directamente à libido).


O uso do piercing também, segundo especialistas, está relacionado com uma atitude de agressividade e de revolta. O objecto tem tido uma conotação de independência frente ao núcleo familiar e aos pais, uma identificação com a turma, uma demonstração de rebeldia e de auto-suficiência.


Desnecessário seria afirmar que todos estes sentimentos são contrários à sã doutrina. Jesus, enquanto jovem e adolescente, em tudo foi sujeito a sua mãe e a seu pai social (Lc 2:51), crescendo em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e com os homens (Lc 2:52), sendo, sobretudo, obediente a Deus em tudo, mesmo que isto significasse a morte de cruz (Fp 2:8; Jo 17:4).

Devemos ser mansos e humildes de coração, como foi nosso Senhor (Mt 11:29), procurando, sempre, ser dependentes de Deus, pedindo a Ele que sempre a Sua vontade seja realizada em nossas vidas (Mt 6:10), conscientes de que, sem Ele, nada poderemos fazer (Jo 15:5).


Mais ainda! Usar piercing é símbolo de insubmissão a pais e mães. Ora, como bem lembrou o apóstolo Paulo, o único mandamento com promessa do decálogo mosaico é, exactamente, o que determina a obediência aos pais (Ef.6:2). Assim, tem-se uma atitude de explícito desafio a um princípio ético elementar estabelecido por Deus.


Se usar piercing é transmitir aos outros ideias totalmente adversas às reveladas por Deus em Sua Palavra, nunca poderemos usar o nosso corpo como propaganda para algo que é totalmente contrário ao que cremos.

Por fim, alguns vêem no piercing uma tentativa de realce da marginalidade, ou seja, uma demonstração de desejo de uma vida alternativa, marginal, contrária à ordem estabelecida, que nada mais é do que um sentimento de revolta, é querer dizer que está contra tudo que está aí, pensamento que perpetua os movimentos de cultura alternativa ou de contra-cultura, surgidos a partir da década de 1950 no Ocidente.


Não há quem se sinta descontente com a injustiça e a iniquidade que grassa este mundo, mundo que aborrece o crente (Jo 15:18,19).


Entretanto, estes movimentos que se dizem contrários a este mundo, mas seguem o seu curso desobedecendo a Deus e mantendo a prática da iniquidade, que é a razão de ser de todos os males que denunciam.


Deste modo, querem se manter marginalizados do mundo, mas, na verdade, mantêm-se distantes e marginais de Deus, a quem, loucamente, atribuem as mazelas que resultam do pecado, que por eles não é deixado, mas adoptado e praticado em meio a seu discurso revolucionário. São pessoas que estão cegas pelo deus deste século e que se mantêm afastados de Deus (Ef 2:2,3; II Co 4:4).

Ao invés de usarmos piercing e defender uma marginalização de Deus com esta prática, busquemos pregar Jesus, a verdade que liberta do pecado (Jo 8:32-36), vivendo em comunhão com o Senhor, sendo luz do mundo e sal da terra, para que, através das nossas boas obras, os homens glorifiquem a Deus que está nos céus (Mt 5:13-16) e, pelo sangue de Cristo, derrubar toda e qualquer parede de separação entre Deus e os homens (Ef 2:16).

Diante de todos estes argumentos e fatos, podemos concluir que não há qualquer compatibilidade entre o uso de piercing e a nossa vida cristã.

FRASES - meditação (1)




- "A visão não só nos dá líderes; nos dá discípulos." - Para mim esta frase somente estará correcta se considerarmos que "nos dá" discípulos de Cristo, e não discípulos de A ou B. Veja meditação "O Verdadeiro Discipulado" - 14 Jan.

- "Os líderes se complementam enquanto competem." - Se há competição, não há Deus. O espírito é outro, a intenção é o sucesso. O sucesso não pode ser a intenção de nenhum líder.

- "Desobedecer autoridade é um princípio satânico." - Lida a mensagem nua e cruamente, ficamos em desacordo. Se estivermos a falar de autoridade policial, etc., é claro que não devemos desobedecer, se ela estiver a agir de acorco com a Lei. Se não estiver, então há legalidade para a desobediência. Se estamos a falar de autoridade espiritual, se a mesma estiver a agir de acorco com a Palavra de Deus, então sim, a desobediência é errada. Se a autoridade espiritual estiver errada, então devemos desobedecer, pois a Palavra de Deus está acima da autoridade espiritual.

- "Rebelar-se contra a autoridade delegada de Deus é o mesmo que rebelar-se contra Deus." - Sem dúvida alguma! A não ser que essa "autoridade delegada" já não seja mais "de Deus". Ver meditações sobre "Não Toqueis nos Meus Ungidos" (1) e (2), para entender melhor.

- "Na cruz toda a maldição é quebrada. Na cruz Jesus disse: “Está consumado”. - Quando Jesus afirmou esta simples frase, estava a dizer que tudo estava pago. Toda a dívida que havia, que nos afastava de Deus, estava anulada. Todo o obstáculo para termos relacionamento com Deus estava destruído. É aqui na cruz (sacrifício de Jesus em nosso favor) que devemos deixar todos os pecados, tudo aquilo que nos afasta de Deus. Depois disso, então somos novas criaturas, em que as "coisas velhas" já passaram, e tudo se faz novo. Depois de recebermos Jesus, somos novas criação em Cristo Jesus. É como se nascessemos de novo. Então começamos um novo processo de vida, pois há situações (hábitos do passado) que precisamos começar a mudar - a isto chama-se "santificação". Sem santificação ninguém verá a Deus! Santificar a nossa alma (mente, pensamentos, vontades) e nosso corpo, a fim de que sejamos cada dia mais parecidos com o nosso Salvador - Jesus Cristo -, o varão perfeito, o nosso exemplo, a quem devemos seguir. Após aceitarmos Jesus, o pecado perde o domínio sobre a nossa vida. Nossa vida agora pertence a Jesus. "Mas o filho de Deus não peca mais?" Sim, mas o pecado deixa (deve deixar) de ser hábito. Por vezes pecados por "acidente", por descuido. E depois disso há que pedir perdão a Deus. E Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os nossos pecados! (I Jo 1:9) Mas que Deus tão misericordioso e amoroso!


- "os (...) devem escrever tudo o que o Espírito Santo lhes lembrar de acontecimentos maus, pecados, traumas, etc., numa folha de papel, que será queimada..." - Será correcto? (1) Na Bíblia encontramos em Actos dos Apóstolos um texto muito explícito (At 19:19) que o que foi queimado foram objectos usados para a prática do mal, objectos usados na Feitiçaria, na Bruxaria, objectos das Trevas. (2) Quanto aos pecados, a Bíblia que eles devem ser confessados, deve haver renúncia (oral) - "Todo aquele que confessar os seus pecados, e os abandonar, achará misericórdia." A Bíblia também diz o que devemos fazer com os nossos pecados: "CONFESSAI (oralidade), portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros (ajuda mútua no aperfeiçoamento), para serdes curados." (Tg 5:16). Os pecados devem ser declarados um a um: "Eu fiz isto, desta forma, 'n' vezes..." (Sl 32:3,4). Pv 28:13 diz: "O que esconde os seus pecados nunca prosperará; mas o que os confessa e deixa, alcançará misericórdia." Todo o pecado deve ser renunciado (oralidade). Em lado nenhum da Bíblia encontrei alguma alusão a escrever pecados em papel e queimá-los! (3) Quanto aos traumas, a Bíblia não é explícita quanto a este assunto, devido à falta de entendimento na época. Contudo, pelo entendimento que tenho da Palavra, precisamos deixar que Deus lave esses traumas do nosso coração. É perto dEle que somos limpos dessas feridas do passado. Por isso Ele nos ensina a "entregar-Lhe todas as nossas ansiedades". Neste caso, ansiedades, pode ser interpretada como tudo o que nos prende.

- "Submissão é renunciar ao próprio parecer quando este se opõe à orientação dos que exercem autoridade e velam pela vida espiritual." - Lá voltamos a falar de submissão. P.f. leia meditação sobre "Submissão e Obediência." - Devemos sim submissão aos que exercem autoridade espiritual sobre a nossa vida. Sem dúvida! ... desde que ela não viole a Palavra de Deus. Quando uma autoridade espiritual começa a ensinar ou incentiva a praticar algo que não está na Palavra, então há que seguir os princípios das autoridades superiores acima da autoridade espiritual na igreja. Quando transmitem as doutrinas de Cristo, que consistem em mandamentos claros, a submissão a eles deve ser absoluta. Todo conselho e orientação dos pastores e líderes devem ser baseados na Bíblia e não na sua forma de pensar. Portanto, a estes líderes, que assim procedem, também deve haver submissão plena.

- "Líderes também erram e precisam de tratamento. É possível que haja líderes inescrupulosos que exerçam suas lideranças em benefício próprio. Há também aqueles que abusam da sua autoridade, através de orientações arbitrárias, impositivas por caprichos pessoais.
Tais atitudes contrariam a boa conduta de um líder cheio do Espírito Santo. (...) mesmo que hajam exageros por parte de uma autoridade, também não será correcto rebelar-se contra ela. O conceito bíblico é que uma autoridade é corrigida por outra superior."
- Leia as meditações sobre "Não toqueis nos meus ungidos" (1) e (2). - QUALQUER PESSOA da igreja - seja líder ou leigo - que estiver agindo incorrectamente, deve ser duramente disciplinada, conforme I Timóteo 5:20: "Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor."

EM TEMPOS DIFÍCEIS


Josué 1:6-9
1.º Sê forte e corajoso porque Deus tem um plano para a tua vida. Quem tem um propósito não irá submergir. Quando aparecer a tempestade, Jesus irá dizer: "Aquieta-te!" Por isso, "tem bom ânimo!"
2.º Medita na Palavra. Profere-a e pratica-a. No momento da crise temos a tendência para fazer a nossa vontade, mas devemos fazer de acordo com a Palavra. Fazer à nossa vontade é tempo perdido, pois teremos que voltar atrás para fazer bem. Mateus 6:33. Entrega tudo a Deus e Ele cuidará de ti.
3.º Não te desvies da Fé.
4.º Não dês lugar ao Medo (vers. 9). O medo aniquila a fé. O medo paralisa. Por isso alimenta a tua fé (Hb 11:1,6). Isaías 64:4.

RETIRO DE CASAIS - 2009 - frases interessantes


No fim-de-semana passado (6 a 8 Fev.), nossa igreja local organizou um Retiro de Casais, em que o orador foi o ex-presidente do D. Jovem, Pr. João Martins. Realmente foi muito bom.

Aqui ficam alguns apontamentos:

- "Um evento não resolve algo que só se resolve num processo."

- "As crises são óptimas oportunidades para inovar, crescer, etc."

- "Não há casamentos sem dificuldades."

- "Uma ostra que não foi ferida não produz pérola. A pérola é o produto de dor, algo que entrou (areia) no interior da ostra." (A pérola é uma ferida cicatrizada).

- "O tempo não resolve nada. O tempo confirma aquilo que está a ser tratado."

- "Um grande problema na comunicação é não ouvir."

- "Ouvir é uma arte."

- "PONTOS DE VISTA DIFERENTES NÃO É INFIDELIDADE, MAS LEALDADE."

- "NÃO SE FAZEM DISCÍPULOS A DAR INFORMAÇÃO, MAS A VIVER COM ELES."


Alguns problemas no casamento:
- Comunicação
- Prioridades trocadas
- Sexualidade
- Necessidades emocionais não supridas
- Perspectivas diferentes na educação dos filhos
- Finanças
- Diferentes perspectivas em relação ao futuro / vida
- Desarmonias com os sogros
- Confiança - fidelidade (transparência)
- Mulheres / homens dominadores

CRISE - OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO



Todos passamos por crises. Depende o que fazemos com elas.


Existem crises existenciais, crises acidentais ou situacionais e crises de desenvolvimento, além de outras crises, conforme iremos ver.


Como exemplos de crises de desenvolvimento temos:

- Nascimento

- Adolescência - São oportunidades de crescimento saudável e deve permitir reforçar a sua identidade.

- Entrada na vida adulta / vida profissional - crise de competência

- Casamento - crise de competência

- Meia idade - crise de avaliação

- Reforma - crise do desvalor

- Enfrentando a morte - crise da incerteza / desconhecido.


As crises acontecem quando surge um acontecimento crítico, uma ameça repentina ou uma perda inesperada, e podem acontecer em qualquer fase da vida. Podem ser acompanhadas de um sentimento de angústia, desvalor, impotência, fracasso, desorientação, falta de sentido, tristeza.


Homens que passaram por crises:

- Abraão

- Isaac

- José

- Daniel

- Job

- Jesus - Hb 4:15; Jo 16:33; I Pd 2:21

- Paulo - I Ts 3:3,4; Ef 3:13; II Tm 3:12; II Co 11:23-28; Rm 8:18.


Crise, em chinês, significa perigo ou oportunidade. O que é a crise para ti?

- Não é possível viver sem crise.

- Podemos enfrantá-las ou deixá-las que elas nos vençam.

- Oportunidade de crescimento pessoal.

- Oportunidade de descobrirmos e desenvolvermos os nossos próprios recursos de capacidades de lhe fazer face.

- Oportunidade de crescimento espiritual.

- Torna-se uma pessoa mais tolerante, e compreensiva para com os outros.


OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO PESSOAL:

- Questionar-me e reflectir.

- Responder a questões.

- Fazer uma análise do acontecimento crítico.

- Avaliar de que modo contribuí para que isso acontecesse?

- Poderia ter evitado isso?

- O que é que falhou?

- Porque é que falhou?

- Que lição é que aprendi?

- O que é que não posso fazer da próxima vez? Como evitar esse tipo de acontecimento?

- Aumenta a nossa sabedoria.


O sofrimento não é bom em si. É mau por natureza. É o que fazemos dele que pode ser bom.


OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL:

- Oportunidade de descobrir a presença, o suporte e a ajuda de Deus - Rm 8:26,28,37-39.

- Aperfeiçoamento do carácter - Tg 1:1-16.

- Aprender a depender de Deus - I Co 12:10.

- Tomar consciência do poder de Deus - Sl 34:17.

- Tomar consciência do amor de Deus.

- Tomar consciência da graça de Deus - Rm 8.32.

- Tomar consciência da misericórdia de Deus.

- Perseverar no seu amor - Rm 5:3.

- Aumentar a nossa compaixão e amor pelos outros - II Co 1:3-7.

- Aumentar a nossa fé.

- Produzir santidade.


NORMALMENTE AS CRISES PRODUZEM UMA OU MAIS PERDAS:


O tipo de perdas básicas (K. Mitchell & H. Anderson (1983).

1 - Materiais - objectos e bens materiais.

2 - Relacionais - amizade, amores, de trabalho, etc.

3 - Intropsíquicas - decorrentes de bloqueios por traumas que afectam a parte afectiva ou emocional.

4 - Funcional - impedem o funcionamento pleno

5 - Posicionais - cargos ou funções de destaque

6 - Sistémicas - alianças ou fracturas que desiquilibram ou destroem o sistema familiar ou grupal.


O LUTO DECORRE DAS PERDAS:

- Não é uma doença.

- Não significa a morte do enlutado.

- Não pode ser reduzido a único estágio emocional.

- Não se restringe à perda pela morte, mas a todas as perdas que sofremos.


REACÇÕES EMOCIONAIS ÀS PERDAS:

- Tristeza ou mesmo depressão

- Ansiedade

- Alterações do comportamento

- Hipo ou hiperactividade

- Desorganização pessoal

- Raiva

- Culpa

- Medo


FACTORES QUE INFLUENCIAM A RESOLUÇÃO DAS PERDAS:

- Expectativas

- Maturidade emocional da pessoa afectada

- Capacidade de não se deixar destruir

- Recusa da vitimização

- Resiliência - "Característica mecânica que define a resistência aos choques dos materiais" (Petit Larousse). Características da resiliência: (a) Um conjunto de qualidades que favorecem um processo de adaptação criativa e de transformação, apesar dos riscos e das adversidades; (b) A resistência à destruição, capacidade de proteger a sua integridade, sob fortes pressões; (c) A capacidade de se construir, de criar uma vida digana, apesar das circunstâncias adversas.


COMO SUPERAR CRISES?

- Perdão (ao próprio e aos outros)

- Aceitar-se como uma pessoa digna e capaz

- Libertar-se de sentimentos destrutivos

- O poder da palavra - verbalização dos sentimentos

- Falar honestamente

- Falar corajosamente

- Elaborar a culpa e a vergonha

- Assumir / confessar o erro

- Integrar a dor.


CRISES NA VIDA DOS NOSSOS FILHOS:

- Não podemos evitar que os nossos filhos enfrentem crises.

- Podemos ajudá-los a superar crises.

- Podemos ensiná-los a enfrentar as crises.

- Ensiná-los a analisar problemas (como? porque? características? consequências?) e a encontrar soluções.

- A pedagogia da coragem.


PEDAGODIA DA CORAGEM:

- Assumir os actos e as ideias.

- Não ter medo da rejeição.

- Não fugir às consequências.

- Aprender a reflectir em vez de agir.

- Aprender a questionar as opções e comportamentos.

- Aprender com os erros.

- Aprender a pensar prospectivamente e não apenas no imediato.

- Ousar ser diferente, único, distinto e não mais um entre os anónimos.


Através de jogos, psico-drama, questionário "estou em baixo quando..."



FLUINDO NOS AMORES (namoro)


Vivemos num mundo "cristão", mas que vive longe dos princípios de vida que Cristo desejou para a Humanidade. Se quisermos ser verdadeiramente cristãos, precisamos de mudar alguns princípios.

Deus é muito divertido, mas também é muito radical! Temos visto que existem dois tipos de vida: a de Deus e a do mundo (sistema mundano com princípios diferentes dos de Deus).

Existem três tipos de amores: âgape (amor de Deus), phileo (entre amigos, familiares) e eros (entre cônjuges). Neste último temos sido invadidos por ensinos contrários aos princípios de Cristo.

O que diz a Bíblia sobre o namoro? (II Co 6:14-18)

A essência do cristão (seguidor) é diferente do incrédulo (não seguidor). Uma pessoa que não tem Jesus como seu Senhor, não tem o Espírito de Deus (I Co 2:14). Logo, qualquer relacionamento amoroso entre estes dois tipos seria catastrófico.

- Desigualdade espiritual
- Desunião espiritual
- Visão espiritual divergente

Quem não tem o Espírito de Deus é hostil para com Deus, pois não se sujeita às Leis de Deus (Rm 8:7).

O cristão é o "bom perfume (cheiro)" de Cristo. Um bom cheiro que não se deve misturar com o "mau" cheiro.

Quando temos Cristo, temos o amor de Deus nos nossos corações (Rm 5:5), mas o que não tem Cristo, neles não há esse amor.

Ef 5:22-31 diz que o relacionamento amoroso deve ter como base o amor âgape. Aquele moço ou moça que não é salvo, não poderá amar com o amor âgape, logo haverá fracasso nesse relacionamento.

Paulo ensina que a moça deve ser submissa, mas aquela que não é cristã, não vive neste princípio, mas será desafiadora.

Dt 7:3,4 - Deus proibiu o relacionamento amoroso com os incrédulos.

INFIDELIDADE ESPIRITUAL

Em Apocalípse 2:4,5 encontramos três ordens de Deus: "lembra-te", "arrepende-te" e "pratica".

Quando Jesus falou à Igreja, queria que eles se lembrassem dos dias em que o primeiro amor ocupava a posição de destaque. Deus ao pedir o nosso primeiro amor, nossa lealdade e nosso compromisso total, apenas exige o que lhe é de direito.

Nosso primeiro amor por Ele é baseado não somente em quem Ele é, mas também no que Ele fez em nós.

Uma parte importante da volta ao primeiro amor é colocar de lado qualquer outro amor que possa ser rival de Cristo. Ex.: Alguém que não se arrepende e tenta amar duas coisas ao mesmo tempo.

Deus chama a isso de ADULTÉRIO ou INFIDELIDADE ESPIRITUAL.

Deus faz questão de ser o nosso ÚNICO amor (Tg 4:4).

Há muitos cristãos que estão em cima do muro, com um pé no mundo e outro no Reino. Por isso muitos cristãos sofrem. Cristãos sem amor, divididos, não comprometidos com Deus, não recebem bênçãos de Deus. Deus não abençoa um cristão para ele dar a bênção ao seu "amante" (o mundo, Satanás).

Aquele que vive com Deus em exclusividade, recebe cada vez mais da Sua graça (Tg 4:6). A graça de Deus é quando Deus trabalha em seu favor.

Aquele que ama a Deus é um cristão submisso, que se coloca sob a autoridade divina.

REGRESSÃO

O amor por Deus deve ser sempre crescente. A vida cristão deve ser marcada por constantes avanços. A perda do nosso amor por Deus não acontece de um dia para o outro!

ALGUNS SINAIS DE ALERTA PARA QUEM SE ENCONTRA EM REGRESSÃO ESPIRITUAL:

1 - Negligência - Hb 2:2,3

A negligência denota falta de interesse. Alguns têm deixado que Satanás lhe tenha tirado o interesse pela Bíblia, oração, igreja, louvor. Se sua vida cristã e o seu amor por Cristo estão sofrendo com a negligência, deve arrepender-se e retornar ao caminho correcto. O preço é a disciplina (Hb 12).

2 -Insensibilidade espiritual - Hb 13:12,13

Estas são as pessoas que os seus corações se tornaram duros ou empedernidos. Entramos nesta situação quando nos expomos ao "engano do pecado". O pecado é perigoso porque ele faz com que comece a parar de acreditar em Deus e dê crédito aos enganos de Satanás.

Como podemos saber que estamos insensíveis? Quando o pecado o incomoda cada vez menos. O pecado é como as bicadas do pica-pau. Uma não faz muita diferença, mas várias fazem um buraco. O pecado somente mostra o prazer imediato e nunca o mal que irá acontecer.

Quanto mais perto de Deus, mais sensível se torna para o pecado.

3 - Recusa

Um cristão que deixou o primeiro amor por Deus pode recusar a dieta espiritual que é necessária.

Hb 5:11,12 - É o cristão que se recusa em crescer em Deus. Paulo queria levá-los a coisas mais profundas, mas ainda tinha que lhes dar "leite".

A Bíblia diz que os cristãos se tornaram como mulas em seus pensamentos. Muitos cristãos, pelo tempo que conhecem o Evangelho, já deviam estar a ensinar outras pessoas nas profundezas do Evangelho.

Se você não pode ajudar ninguém a compreender a Palavra de Deus, então hoje é dia de mudança! Os cristãos que se recusam a se aprofundar nas coisas de Deus não usam a Palavra porque não a conhecem. Se você ouvir, mas nunca praticá-la, mais cedo ou mais tarde vai esquecer o que aprendeu.

4 - Abandono - Hb 10:23-25

Paulo está a dizer isto novamente a cristãos. Para eles a igreja não merece mais interesse e consideração. Não sentem necessidade de estar na Casa do Pai.

Deus deseja que o cristão viva em comunhão, motivação e inspiração dinâmica com o povo de Deus. Nossa missão como membros do Corpo de Cristo não é somente ser abençoado, mas também ser bênção para os outros.

5 - Rejeição

Quando o cristão é negligente, há ajuda. Quando o cristão é insensível, pode ser ajudado. Quando recusa crescer, pode haver mudança. Quando abandona a comunhão, pode ser restaurado. Quando chega à rejeição, aí já é tarde!!!

Hb 10:26 - Se um cristão continua em pecado, depois de ter sido advertido diversas vezes, então nem mesmo o sangue de Jesus poderá protegê-lo da disciplina de Deus!

Se tem vivido em rejeição, busque a Deus humildemente e arrependa-se dos seus pecados.

CONCLUINDO...

Deus leva muito a sério o Seu amor para connosco e o nosso amor para com Ele. Se o seu primeiro amor por Cristo não for a prioridade da sua vida, é necessário que faça tudo o que for preciso para retomá-lo.

Os cristãos que esfriaram o seu primeiro amor, e persistentemente vivem uma vida egocêntrica e carnal, não colocando Cristo no centro das suas vidas, se arriscam a sofrer.

Hb 12:5,6 - Deus corrige e ensina aquele que ama. Se vive longe dEle, então Sua disciplina não está longe de acontecer.

Abandonar o seu primeiro amor, é viver uma vida carnal, é buscar para si mesmo aquilo que Deus não tem para si.

Existem consequências graves se não voltarmos para o nosso primeiro amor! Por isso precisamos de ter cuidado para não tornar-nos frios e indiferentes em nosso amor por Cristo.

DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR (2)

Continuação de "DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR (1)"

2 - SUFOCAR A PALAVRA DE DEUS (Lc 8:7)

Este é um outro ladrão do primeiro amor. Quando o amor por alguém não é o que deveria ser, o interesse também diminui.

Este tido de cristão, nunca desenvolveu a sua fé. Quando os problemas vêm e as provações os afectam, eles se afastam.

Muitos cristão não permitem que a semente crie raízes. Eles, em vez de se firmarem na Palavra para descobrirem como lidar com as tribulações e superar os problemas, eles querem fugir da situação. Então, o amor dessas pessoas por Jesus fica seriamente comprometido.

Se você ama-O e está comprometido com Deus, isso significa que suas raízes precisam estar aprofundas, e a única forma de aprofundá-las é tomando uma posição mais séria em relação à Palavra, aplicando-a na sua vida.

A sua resposta à Palavra de Deus determinará se sairá vitorioso ou derrotado.

Quando os problemas chegam, aí já é tarde para aprofundar raízes. Por isso aprofunde-as na Palavra de Deus já! Não deixe que as riquezas, as diversões e preocupações ocupem o centro da sua vida, e morra espiritualmente. Ela é o oxigénio que precisa para continuar vivo.

Assim como em qualquer casamento é preciso TEMPO para os cônjuges. Também precisamos de tempo com a Palavra de Deus (Bíblia). Se não lhe dermos tempo, Deus chama de adultério o facto de o cristão dar mais tempo (atenção) ao mundo.

A vida cristã é um caso amoroso com Deus. Por isso se passarmos mais tempo com mundo do que com Deus, somos chamados de adúlteros (trair o relacionamento).

Comprometa-se com o seu crescimento em Deus, e do seu amor por Ele, dando mais atenção á Palavra.

TRÊS COISAS QUE SUFOCAM A PALAVRA NA SUA VIDA:

a) As preocupações (Fp 4:6). Não permita que nada domine a sua mente de maneira que não consiga controlar-se. Ataque a preocupação com a oração da fé. Atenção: Há preocupação legítima e as ilegítimas que o imobilizam.

b) Riquezas. Não permita que o amor ao dinheiro, posses, etc., sejam superiores ao seu amor por Deus.

c) Prazeres. A busca do prazer é hoje um tipo de loucura que aflige a nossa sociedade. Busca-se o prazer com muito prazer. Há quem veja mais TV e leia pouco a Bíblia. Há quem não tem tempo parar orar, por causa das diversões.

Esta meditação não pode ser copiada nem usada sem autorização do autor.

DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR (1)

O maior mandamento de Deus é "AMARÁS O SENHOR TEU DEUS DE TODO O TEU CORAÇÃO" (Mt 22:37.) E tudo o que nós podemos fazer, todas as nossas capacidades, etc., em nada impressionam Deus se não tiverem como base o amor.

O nosso amor a Deus deve ser a base de todas as coisas, por isso o apóstolo João, em Ap 2:4 chamou-lhe de "PRIMEIRO AMOR".

Vivemos num mundo decaído que nos tem desviado a atenção do "primeiro amor." Hoje já ninguém se interessa por ninguém, por Deus, etc... O amor foi para o espaço!

O "primeiro amor" pode ser perdido! Você pode estar a ler este artigo e já ter perdido o seu "primeiro amor", mas Deus deseja que seja restaurado na sua vida.

Existe LADRÕES que roubam o primeiro amor:

1- CARNALIDADE...

Muitos filhos de Deus estão a tentar viver com Cristo e com o mundo (sistema do mundo) ao mesmo tempo. Estes são cristão CARNAIS (I Co 3.1). Três exemplos: Saul (rei ungido, mas tornou-se rebelde contra Deus - I Sm 10.1); David (adultério e assassinato); Salomão (amou as mulheres "estrangeiras", ou seja, as erradas... fora da "igreja". Quando Salomão deixou o primeiro amor, perdeu o significado da vida, seu relacionamento dinâmico com Deus).

Deus lhe deu vida nova, mas deverá viver uma nova vida!

Um cristão que perdeu o primeiro amor, é um cristão carnal, e também um cristão ESTAGNADO, porque não demonstra um crescimento espiritual. Ainda está envolvido com os mesmos velhos pecados e continua a agir da mesma forma antiga.

Os cristãos carnais, se não crescerem, começam a desenvolver uma mentalidade de desobediência. O que você continua a fazer deixa de lhe pesar porque o seu coração se enrijeceu, tornando-se insensível à voz de Deus.

Deus quer que você seja um cristão ESPIRITUAL, que tem o "primeiro amor". O cristão espiritual adquiriu uma nova forma de pensar - pensamento de Deus - que afectarão a sua maneira de agir.

Alguns podem ser novos convertidos, por isso não devem ficar frustrados se a sua vida não mudou ainda muito. Contudo, depois de aceitarmos Jesus Cristo como Senhor e Salvador, é fácil ficar estagnado e começar a retroceder no nosso primeiro amor.

Se não tiver cuidado, poderá começar a fazer as mesmas coisas que havia deixado de fazer quando recebeu a Salvação.

Como "bebé" em Cristo, é natural que ainda faça muitas coisas que Deus não se agrada, mas à medida que deixa Deus governar em sua vida, as coisas vão mudando. Deus tem colocado líderes espirituais (discipuladores) ao seu lado para lhe ensinar a formar Cristo (O Varão Perfeito) na sua vida. Este é o desejo de Deus!

Um cristão carnal é um cristão REBELDE. São cristãos que semeiam o conflito entre as pessoas, os líderes, etc. São cristãos que se recusam a submeter à liderança que Deus colocou sobre a sua vida.

Se o seu filho, ou filha, agir de maneira diferente daquela que o(a) ensinou, deixa-o(a) continuar ou lida com a sua rebeldia? A mesma coisa acontece com um cristão que já é salvo há algum tempo, mas que ainda vive na carne.

Não brinque na lama espiritual (desobediência, carnalidade, etc.). A lama que o mundo oferece pode parecer boa para um cristão que deixou o seu primeiro amor e necessita voltar a ele.

Continua em "DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR (2)"

Esta meditação não pode ser copiada nem usada sem autorização do autor.







x